16 dezembro 2010

Dica da leitora - Sara Müller

(Fotos por Sara Müller)

Henry e Denise, tudo bem?

este site me ajudou bastante na viagem que fiz para NY e gostaria de parabenizá-los.

Viajei agora em novembro e também gostaria de contribuir com algumas dicas para os Mãos de Vaca:

Hospedagem



O jeito que encontrei mais barato de se hospedar em NY é no Hostelling International. Para isto, precisa-se da carteirinha de Albergue da Juventude que qualquer um tira por R$ 45 aqui no Brasil. O valor da diária que paguei é U$ 30 e varia de acordo com o período e opção de quarto. Eu como uma mão de vaca assumidésima escolhi o quarto misto com 10 camas. Acontece que este Hostel estava hospedando um monte de mulheres e os homens escolhem na maioria das vezes quarto masculino. Então, o quarto misto virou só de mulheres! O banheiro é limpinho, o quarto também, tem jogos, mesa de sinuca, sala de internet, lanchonete, minibiblioteca, cinema, uma cozinha superequipada onde você etiqueta a comida que você compra e pode inclusive usar o que estiver na prateleira ”Free Food” deixada por ex-hóspedes. O café da manhã é mais barato que da redondeza. Com U$ 3 você toma café e come um pão com queijo e presunto. O quarto tem um armário para colocar o cadeado (você tem que levar) que cabe uma mala (dependendo do tamanho). Os recepcionistas sempre solícitos para responderem todas as dúvidas quanto a localização dos turistas com diversos mapas disponíveis e tem um lugar com vários cupons de descontos. Todos os dias tem passeios para os hóspedes que quiserem interagir com os demais.

Compras
Li bastante sobre outlets, lojas de departamento, mas onde eu realmente gastei meu dinheiro e comprei muita roupa foi no Goodwill e Salvation Army. Ok, não é todo mundo que está disposto a fuçar para encontrar as roupas, mas o que posso dizer é que há muita vantagem, pois tem muitas roupas novas com etiquetas e de excelentes marcas que você consegue adquirir nestes lugares. Mas precisa ter paciência para olhar peça por peça. Como eu tinha tempo e fiquei bastante tempo em NY (12 dias), dei uma boa vasculhada nos Goodwill e o que realmente faltou da minha listinha eu fui em lojas de departamentos.

99 Cents:
precisa começar a ir em uma loja destas até para ter uma noção do preço real das coisas, no caso, tudo U$ 0,99. Você pode comprar maquiagem, esmaltes, comida para sua estadia em NY, protetor solar 30, etc.

TJ Maxx, Marshalls, Century 21, Forever 21, Filene’s Basement:
rede de departamento de marca a um excelente custo. Vende-se roupas, sapatos, perfumes, malas, bolsas, luvas, etc.

DSW: saldão de diversas marcas de sapatos e tênis.

Conway: loja bem barata com produtos populares.

Costco: loja de atacado como a Sam’s Club. Mas precisa de carteirinha. Então o ideal é ter amigo lá. Excelente para comprar de tudo, desde roupas, até chocolate, nozes, etc.

B&H Photos: melhor loja que tem para comprar equipamentos fotográficos. Cuidado na sexta-feira, pois a loja fecha depois das 14h por ser loja de judeus.

Transporte

Translado para o Aeroporto: A forma mais fácil e barata que encontrei é via uma empresa JFK Airlink New York, onde o custo do translado sai por U$ 21,00 (apenas como comparativo, o táxi custa U$ 60 já com a gorjeta). Eles te buscam no hotel no horário combinado e te deixam dentro do aeroporto.

Metrocard: vale muito a pena. Custa U$ 27 para 1 semana e o número de passagem é ilimitado, tanto de ônibus como de metrô. Realmente indispensável para se usar em NY.

Alimentação

Os fast-food e os restaurantes chineses são o que encontrei de mais barato. Darei dica de 3 lugares, sendo que a primeira opção pra mim é a melhor!

Cottage: restaurante chinês onde a média do prato custa U$ 7,00, incluso água, chá e uma jarra de vinho. Todos os dias em que fui comi camarão de diversos tipos e tamanhos por este preço.

La Caridad: prato bem servido por U$ 12, mas pude levar marmita de tanto que vem. É simples e gostoso, e tem opções de comidas brasileiras.

The Halal Guys: restaurante de rua, aberto das 20h até 04h da madrugada, você come um grande prato de marmita por U$ 7,00. A fila é enorme de tão gostosa que é a comida.

Museus

MET: suggested admission, você paga o quanto quiser. Este museu é imperdível! Precisa separar no mínimo 5 horas para poder conhecer tudo, e mesmo assim você “verá nas coxas”. O legal é que você pode separar o seu dia e fazer uma pausa para o almoço, lá mesmo.


MOMA: sexta-feira, das 16h às 20h é free.

Brooklyn Museum of Art: 1º sábado do mês é free depois das 17h (patrocínio Supermercado Target).

Guggenhein: Museu com arquitetura moderna e tem coleção de arte moderna e contemporânea. É de graça no sábado das 17h45 às 20h00 e eles oferecem áudio com descrição das obras.



American Museum of Natural History: suggested admission, ou seja, você paga o quanto quiser. Eu paguei U$ 1 por exemplo.

Sony Wonder Lab: laboratório de tecnologia free. É um passeio de criança mas tem muitos adultos que vão e curtem, como eu!

Passeios


Central Park: separe um dia para passear pelo parque. Fiquei 5 horas e meia e não consegui vê-lo por inteiro. Tem diversos cantinhos maravilhosos que você se perde no tempo, no espaço e na vista. Posso dizer que foi um dos passeios que mais gostei, principalmente se o dia estiver maravilhoso. É um cantinho do céu.

Staten Island: ferry gratuito para a Staten Island que oferece uma vista linda da ponta da ilha, da ponte do Brooklyn e da Estátua da Liberdade.

Brooklyn Bridge:
construída em 1883, era a maior ponte suspensa do mundo e a primeira de aço. Linda vista de Manhatan, caminhando sobre a ponte.


Grand Central Terminal: construída entre 1903 e 1913, a estação tem um teto desenhado com os símbolos do zodíaco. As escadarias de mármore lembram o período áureo das viagens de trem. Também é free.

Chinatown:
Tradicional bairro chinês próximo da Little Italy e do Soho, parecido com a Rua 25 de março em SP.


Times Square: A esquina mais famosa de Nova York. É um ótimo destino para quem procura num único lugar megastores, teatros, cinemas e luminosos mirabolantes. Lá tem o Official Visitor onde você pode pegar panfletos e descontos para shows, restaurantes, passeios, etc.

Como levar dinheiro

A melhor forma que encontrei é o Cash Passport da Visa, ou seja, um cartão em moeda estrangeira. Ele não tem taxas (as taxas aparecem após 1 ano que o cartão não é usado, mas antes disso você pode gastar ele todo que automaticamente é cancelado). Você ainda no Brasil faz um depósito para a corretora em reais e eles convertem em dólar. Você terá aquela quantidade de dólar para a viagem em seu cartão, independente se o dólar aumentar ou não. A taxa é com base no dia que você comprou, diferente do cartão de crédito que altera e além disso você tem que pagar diversas taxas. E todos os lugares aceitam este cartão. Quando o dinheiro acabar, só ligar para alguém próximo que você deixou indicado na corretora, e pedir pra depositar mais dinheiro pra você. Com este cartão você também pode sacar dinheiro, mas daí tem o custo por saque de U$ 2,5.

Lan House

Loja da Apple: aberta 24h por dia, com internet grátis.

Igreja

Brooklyn Tabernacle: é uma igreja cristã onde não vão turistas, e o coral é simplesmente maravilhoso. Eu fui também na Abyssinian Baptist Church, mas não gostei. É incrível o número de turistas que desejam assistir a um culto, como eu, mas eu não vi nada de mais.

Time Square Church:
ouvi falar muito bem, mas não tive tempo de ir.

Endereços e Contatos:

Hospedagem

Hostelling International NY: 891 Amsterdam Ave, com 103th St

Compras

Goodwill: 23th St, entre 3 Ave e 2 Ave

Goodwill: 25th St, entre 6 Ave e 7 Ave

Goodwill: 2nd Ave, entre 88 e 89th St

Salvation Arm: Trem R, Estação Steinway (na porta)

Salvation Arm: 46th Ave, entre 10th e 11th St

TJ Maxx: 6th Ave entre 18th e 19th St (ao lado da Marshalls)

Marshalls: 6th Ave entre 18th e 19th St (ao lado da TJ Maxx)

Century 21: em frente ao Ground Zero

Forever 21: 1540, Broadway (Time-Square) / 568, Broadway (Soho)

Filene’s Basement: 14th St x Broadway, fica em cima da DSW

DSW: 14 St x Broadway, fica embaixo da Filene’s Basement

Conway: 34th St, entre 6 Ave e 7 Ave

B&H Photos: 420, 9th Ave com 23rd St

Transporte

Translado Aeroporto - Airlink New York: (212) 812-9000

Alimentação

Cottage: 16th Ave com Lexington Ave - Gramercy

A Caridad: Broadway x 79th St – Upper West Side

The Halal Guys: 53th St x 6th Ave

Official Visitor: 810, 7th Ave com 53rd St

beijos,

Sara Müller
http://saramuller.blogspot.com/


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

11 comentários:

  1. Adorei as dicas de economia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, o Restaurante Cottage é U$ 7 dólares e não U$ 87 (foi meu errinho de digitação)

    ResponderExcluir
  3. QUERIA SABER O ENDEREÇO DA APPLE 24 hs. E TAMBÉM SE POSSO PEGAR O TAL TAXI (translado do aeroporto) mesmo que não vá para hotel pq temos uma amiga que nos cedeu seu apartam no jackson Heights. esse taxi pega várias pessoas e vai largando aos poucos ou vem direto nos pegar e largar no local onde estarei hospedada? adorei teu blog que peguei todas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Sarinha! Você é demais!!! =)
    E agora MUITO CHIQUE! ehhe
    Quando eu for para NY vou seguir TODAS as suas dicas

    =)

    BEIJOOO

    ResponderExcluir
  5. Otimas dicas! Muito obrigado!

    Mas qual o hostel que voce ficou?

    ResponderExcluir
  6. Anonimo, se tu ler bem foi no hostelling international.

    O ferry soh te leva pela agua ou tu pode descer la na estatua da liberdade? Tem que pagar pra descer la?

    ResponderExcluir
  7. Não e obrigatório ter a carteira de alberguista. A única vantagem de ter e que você tem 3 dólares de desconto na diária de 30 dólares. Em alguns casos vale a pena fazer a carteirinha. Outra coisa... homem não prefere ficar em quarto de homem. O que acontece e que eles tentam separar os homens das mulheres neste albergue.

    ResponderExcluir
  8. Como a gente faz pra adquirir esse Cash Passport da Visa? É em agência de turismo, banco, net?

    ResponderExcluir
  9. Oie Marcia,
    quando peguei a Van ela foi parando nos hotéis buscando as pessoas e no final deixou todo mundo no aeroporto nos diversos terminais.
    A Apple fica na 5. Ave, n. 767.

    Anonimo rs,
    o Ferry não desce na estátua. Ele apenas cruza de um lado para o outro da ilha gratuitamente. Se quiser parar na estátua precisa pagar pelo passeio específico.

    Oie Marina,
    o cash passport adquiri em casa de câmbio.

    ResponderExcluir
  10. Sara,só para fazer uma correção existem lojas em que não aceitam o Cash Passport,como a da Apple pois alegam que só podem aceitar cartões que possuam um nome escrito ''store policy'' o cara que estava no caixa me disse.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sara,

    Gostei muito das suas dicas!
    Estou indo pra NYC no dia 01/01 e adorei a dica que vc deu do coral Brooklyn Tabernacle.
    Minha dúvida é se eu for, o culto começa umas 19h e deve terminar umas 21h. É perigoso voltar de lá a essa hora? Obrigada e deixo o meu contato: tatianemary@gmail.com

    Tatiane Mary

    ResponderExcluir