26 abril 2007

Museu de Arte Moderna - MOMA (atração turística)

(fachada do MOMA, por: Henry Alfred)

Outro grande museu de Nova York é o MOMA - Museum of Modern Art, que, como o nome diz, é um Museu de Arte Moderna.
O edifício do museu é enorme: há um jardim com esculturas no fundo, uma delícia para se sentar quando está calor, e vários andares, repletos de pinturas, esculturas e outras "coisas", pois você sabe como é arte moderna, nunca se tem certeza do que se trata aquilo.

As exposições não estão em nenhuma ordem identificável, há uma galeria com os cubistas, outra do Jackson Pollock, com quadros do Kandinsky, outra de Pop Art, mas, em geral, está tudo meio misturado, sem muita cronologia definida. Por isso, é muito comum você ficar vagando pelos corredores, perder-se, e passar várias vezes pela mesma galeria sem perceber, especialmente quando museu estiver lotado.

(Noite estrelada, de Van Gogh, por: Henry Alfred)

No saguão, é possível conseguir um áudio-guia, no qual basta digitar o número da obra de arte (que fica nas placas explicativas ao lado das mesmas) e ouvir a explicação sobre aquele objeto. Se você for ouvir todas as explicações, prepare-se para passar a semana inteira no museu, pois elas são longas, apesar de esclarecedoras. Meu conselho é: não pegue o áudio-guia; eles são interessantes, mas logo você se enche deles, aqueles troços são pesados e ficam atrapalhando durante todo o resto da visita.


Ocasionalmente, há exposições temporárias no último andar. Não precisa pagar a mais para visitá-las e são muito concorridas. Por exemplo, quando estava tendo a exposição do Dadaísmo, foi uma loucura, mal dava para chegar perto do "bidê" de Duchamps; já na exposição do Tim Burton, a fila estava tão grande que desistimos.

Toda sexta-feira, das 4 da tarde às 8 horas da noite, há o "Target Free Friday Night". O supermercado Target patrocina a entrada de graça no MOMA. Então, é aquela loucura! Muita gente, filas quilométricas (na verdade, não são tão grandes, pois a fila anda rápido) e museu movimentado. Costuma ter tanta gente neste dia que o museu chega a dar dor-de-cabeça. Não sei qual é a relação, mas três em quatro pessoas têm enxaquecas na sexta-feira à noite.
Nestas noites, é só ir direto para o guichê e pegar sua entrada. Os bilhetes ficam todos espalhados sobre um balcão, é só pegar e entrar. Se você estiver carregando alguma bolsa ou mochila, precisará deixá-las no guarda-volumes. Máquinas fotográficas são permitidas, mas sem o uso de flash.

(Les Demoiselles D'Avignon, de Picasso, considerada a primeira pintura de Arte Moderna da História, por: Henry Alfred)

"Mas eu não estarei em Nova York numa sexta-feira? Posso pagar quanto eu quiser noutros dias, como no Metropolitan?"

E aí que vem a má notícia: não, você não pode. Se o visitante não for no dia de graça, então, terá de pagar a entrada cheia, que é 20 dólares para adulto, 16 dólares para idosos, 12 para estudantes e de graça para quem tem menos de dezesseis anos.

(O Beijo, de Magritte, por: Henry Alfred)

Se você não for alguém que realmente gosta de arte moderna, se você é daqueles que pensa que aquilo é tinta jogada aleatoriamente sobre a tela, que qualquer criança de pré-escola faz igual, então, é melhor você não pagar para ir ao MOMA. Se for só por curiosidade, a seção de Arte Moderna do Metropolitan será suficiente.
Porém, se seu sonho sempre foi ver telas de Kandinsky, de Paul Klee, Klimt, Pollock, Picasso, Van Gogh, Léger, Dalí, Gauguin, Miró, Matisse, Renoir, Andy Warhol, ou Mondrian, neste caso, seu passeio valerá a pena, mesmo que custe 20 dólares.

Se não for de graça, o MOMA é apenas para quem realmente gosta de Arte Moderna.

Museum of Modern Art
11 West da rua 53, entre a Quinta e a Sexta Avenida.
http://www.moma.org/

Dica atualizada em 07/05/2010


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

6 comentários:

  1. Olá Henry!!!Queria dizer que seu blog caiu do céu...estou estudando em Porto Rico e planejo minha viagem para NY para a segunda semana de maio,e suas dicas irão ser de grande ajuda.Será que você também não teria algum hostel barato em Manhattan para me indicar?
    E continue sempre dando dicas para nós,pobres brasileiros!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Henry,
    adorei o blog, como vou a NY em maio e sou arte educadora (mãodevaca por necessidade)gostaria de saber se há algum desconto para professores nos museus e outras atrções culturais.Obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  3. Tentei ir no MoMa na sexta durante o verão e a fila estava GIGANTESCA, simplesmente impraticável... Acho que depois de um tempo ficou mais vazio... Uma grata surpresa que tive é que o cinema também é grátis na sexta e no final da noite consegui ver um filme ótimo sem pagar nada e sem pegar fila.

    Ao lado do MoMa tem um outro museu que tb é grátis na sexta de tarde (ou noite), acho que é o museu naif.

    Pra quem for em grupo grande, acho que vale a pena virar “sócio” do MoMa. Cada sócio tem direito a comprar acho que 5 entradas por um preço bem mais em conta, além do sócio e seus convidados ganharem regalias como café da manhã grátis em alguns dias. É entrar no site e fazer as contas…

    COMES E BEBES
    http://nyc.myopenbar.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, vou dar uma dica.
    Como já sabemos que comprar o City card é a maior das furadas... o melhor mesmo é comprar o MoMa combinado com o The Top Of the Rock. No MoMA você teria de pagar 20usd e no The Rock 21usd, se fizer a combinação fica tudo por 33usd e aí você poupa 8usd... mesmo que arranje o tal cupon sai ganhando na mesma comprando os 2 juntos :)

    ResponderExcluir
  5. Me perdoe a intromissão, mas porque as pessoas não perguntam as coisas que tem a ver com o post ?
    E/ou não procuram as respostas nos posts equivalentes ? Hospedagem não é aqui, mas na sessão de hospedagem.
    E aconselho ler também todos os comentarios já que lá muitas vezes já há a resposta que vc ainda não conseguiu encontrar na materia em si.
    Parem de preguiça e pesquisem e leiam tudo antes de perguntar.
    E deixem as duvidas quando elas realmente forem convenientes !!!
    Seu blog é excelente Henri, fico muito grata por todas as suas dicas. Abracos ! Cris

    ResponderExcluir
  6. Acabei de chegar do Moma e amei! Só teve uma coisinha que achei imperdoável... Algumas pinturas tinham vidro na frente. Quase chorei de tristeza ao ver o Van Gogh da primeira foto por trás do vidro. Henry, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir