18 de abril de 2007

Tem gente! (utilidade pública)

(logomarca do Starbucks, onde sempre há um banheiro, por: Henry Alfred)

Quer dizer que você não ouviu meu conselho e comeu o ovo do Dunkin'?

Ou simplesmente foi acometido por aquele piriri legendário, como daquela vez que você comeu maionese estragada na festa de aniversário da sua tia avó?

São nestes momentos, quando se é pego com as calças na mão, que descobrimos como Nova York pode ser uma cidade cruel. A tarefa de procurar um banheiro, seja para a dor-de-barriga desmaiante, seja para um xixizinho básico, é ingrata. Muitas portas lhes serão fechadas na cara.

A política da maioria dos restaurantes e lanchonetes é a de "Banheiro apenas para fregueses" (Restrooms for customers only). Em alguns lugares, chega-se ao absurdo de "Banheiro apenas para quem consumir mais de 5 dólares".
Quer dizer: eu preciso pedir uma lasanha, esperar ela ser feita, comê-la, para apenas depois ir ao banheiro? Será que sou obrigado a fazer nas calças, enquanto como e sorrio e imagino se alguém percebeu minha triste situação? Ou corro para o hotel toda vez que a natureza chamar?

Não, não precisa chegar a tais extremos. Nem todas as portas estão fechadas para nós. A salvação do turista, ou do pedestre necessitado, chama-se "Starbucks" (os céus se abrem e desce o coro de anjos cantando "Aleluia").
Dizem que o café lá é bom, mas como não bebo café, não posso opinar. Todavia, posso falar do banheiro deles, os quais são, provavelmente, um dos mais limpos dos banheiros abertos ao público de Manhattan. Geralmente, eles ficam no fundo das cafeterias, onde quase sempre há uma discreta fila, todos com caras preocupadas.
A grande vantagem do "Starbucks" é que existem inúmeros pela cidade. O nova-iorquino é viciado em café e as dimensões desta rede são uma prova deste vício.


Apesar de serem os banheiros mais acessíveis, estes não os únicos aos quais você pode recorrer.
Em algumas lanchonetes do McDonald's, Burguer King e do Wendy's, o banheiro também é aberto ao público (quer dizer, eles são "apenas para clientes", mas o fluxo de pessoas é tão grande que eles não possuem controle), porém, quando muita gente vem apenas para usar o banheiro, o gerente o tranca e só fornece a chave sob solicitação. Nada mais constrangedor do que isto...
Os das lojas Bed, Bath & Beyond também são limpos, silenciosos, mas são mais difíceis de ser encontrados.

No site abaixo, indicado por um dos nossos leitores, há uma vasta listagem de banheiros abertos ao público em Nova York. No entanto, não é garantia de que você conseguirá usá-los.

http://www.nyrestroom.com/

Mas vai por mim, se as coisas apertarem, corre para o Starbucks!

Você não é obrigado comprar nada lá, mas, se quiser, prove o café e confirme se é realmente bom.

http://www.starbucks.com/

Dica atualizada em 07/05/2010

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


15 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Ja provei o café com baunilha do Starbucks em Indianapolis no ano passado e realmente é uma delícia sem igual!!! Acompanhado de um donut hummmmm.... eh uma experiência que recomendo a todos... o ruim eh que essa rede tem a fama de ser um pouco cara (vanilla cream + donut uns 4$), e de fato alguns dias depois fiz a mesma refeição (igualmente ótima) pela metade do preço num posto qualquer entre Indy e Chicago. Mas mesmo assim recomendo, uma delícia.
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Uma dica muito boa sobre banheiros em NY , é ir na Bloomingdales!!!
    Os banheiros são cheirosos, limpos, um luxo só!!!
    Não são todos as Starbucks que tem banheiros aos clientes... a maioria é só para funcionários...

    Abraços!
    Aline Mestieri - Curitiba

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline.

    Não conheço o banheiro da Bloomingdales, mas já que você elogiou, vou conferir! :D

    Mas, no caso do Starbucks, pela minha experiência, eu diria o oposto: apenas alguns são para consumidores (nunca vi estabelecimento alimentício aqui em NY com banheiro apenas para funcionários), mas a maioria é aberto para todos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que tem banheiro publico no Times Square Information Center ( 7th Avenue, between 46th and 47th Streets), sao limpos e nunca tem fila. Tem tb os banheiros da PennStation 34st com 7ave, mas tem filas e sao bem sujos, parece de rodoviaria do Brasil, mas na hora do aperto corre pra lah...

    ResponderExcluir
  5. Outro artigo super útil aqui do site, parabéns! É, parece que junto com as direções de ônibus e metrôs que eu peguei no hopstop.com vou ter que fazer um mapinha estratégico com as starbucks da cidade, taí uma sugestão para um próximo artigo! :)

    ResponderExcluir
  6. Acho que a maior novidade em matéria de banheiros na Midtown é a nova "loja" (?) da Charmin, uma marca de papel higiênico e papel-toalha. O estabelecimento fica ao lado da loja da Virgin. Os banheiros são ótimos. Há uns funcionários que são uma espécie de "animadores" e ficam tirando onda de quem está na fila esperando para aliviar. A fila, quando há, anda rápido. O andar de cima é de uma empresa de bateria e há alguns Wiis à disposição para quem quiser se divertir.
    Também há banheiros em uma diversidade de lojas como a da M&M, a Barnes&Nobles e outras tantas. No aperto, não custa perguntar.

    ResponderExcluir
  7. Henry,

    já ri até lendo seu blog. Seu texto é ótimo. Isso sem contar as dicas, que são excelentes, né?!

    Parabéns pela iniciativa!

    Karina M.

    ResponderExcluir
  8. gente, não senti tanta dificuldade assim (até pq eu acho que usei mais o banheiro publico que o da minha residencia enquanto estudava em nyc).Ai vai uns exemplos: macy's, bloomingdale's, best buy (na fifth avenue), hard rock cafe (times square), e em algumas deli (como por exemplo "the duke"...

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Estive em NY em outubro com minha esposa e filho, durante 2 dias, e mesmo assim deu para aproveitar bastante, principalmente suas dicas para banheiros WC. Espero numa outra oportunidade aproveitar mais ainda NY.
    Valeu, abraços!
    Jairo

    ResponderExcluir
  10. Antonio Henriques20 de junho de 2010 22:36

    Há também o excelente banheiro do ESPN bar, na Times Square. É aberto ao público e, imaginem vocês, tem até uma TV na porta exibindo algum jogo de beisebol, basquete, futebol americano ou uma corrida da Nascar.
    Passei um aperto grande na Toys Are Us ano passado e corri para lá pra me aliviar.

    ResponderExcluir
  11. Caramba, esse é o primeiro tópico em fórum que vejo sobre esse assunto. Só uma palavra: PARABÉNS !
    Morei 1 ano em NY, entre 2004 e 2005, trabalhava das 08:00 até 23:00 como delivery boy e mais do que ninguém sei como é constrangedor você precisar de um banheiro URGENTE e não poder ter acesso fácil.
    Tive o desprazer por várias de não encontrar banheiro disponível, ou até mesmo, não me liberarem o uso em alguns trift shops (brechós de ricos, principalmente entre as ruas 70 e 89 east side).
    Por outra vez, me proibiram de usar um banheiro de um supermercado quase que com as dimesões de um 'carrefour'' da vida. É complicado, eles negam na sua cara e não estão nem aí.. Uma das justificativas que ouvi dizer, era que morriam de medo de alguém instalar alguma bomba no banheiro, e outras vezes ouvi que temiam pegar doenças com o uso de clientes em geral..
    É foda ouvir isso ,né? Mas é a vida, o país é deles, e temos que respeitar! Uma dica que dou.. No central park, sempreeeeeeeee tem banheiros públicos.. de 0 a 10, daria uma nota 6 para o quesito limpeza. Mas na hora do aperto, pergunte a qualquer um, que quebra o galho!
    Na times square não me lembro de nenhuma loja, mas todosss os mcdonalds que conheci em NY tinham banheiros abertos ao público. Outro lugar que pode salvar sua vida são os restaurantes da franquia SUBWAY.
    Outra dica que dou, não se sinta culpado ou fique constrangido com a situação. Isso é absolutamente normal, e todo mundo que come na rua está fadado a ter algum tipo de dessaranjo estomacal. Para não ficar muito constragido, ao entrar em algum desses estabelecimentos que citei, compre uma agua ou um refrigerante em lata, e sinta-se inteiramente como CLIENTE para usufruir de tudo que tiver ( no caso, o banheiro ).
    Só fiquei um pouco triste por não haver banheiro nas estações de metrô, e muito menos nos metrôs..
    Mas tá bom, se alguém quiser outras dicar sobre NY meu email é bernardbraun@gmail.com
    Vivi 1 ano trabalhando dia e noite com delivery , e sei mais do que as artemanhas deste lugar...
    Aproveitem tudo, e não se esqueçam: COMAM MTA COMIDA CHINESA , essas que tem em toda esquina de NY. Ao voltar ao Brasil, você irá morrer de saudade!
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  12. O café simples do Starbucks é um horror!!!!!!!! Já experimentei tres vezes em cidades diferentes na Alemanha e ninguém merece aquilo além de ser caro! Sou mil vezes o café do Mac Donald´s!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu amo cafe e Starbucks eh otima. Estou lendo o blog pois vou visitar NYC no prox mes. Moro em Dublin, na Irlanda e aki pra usar o banheiro da Starbucks tem q ser cliente. A porta fica fechada e vc abre com o codigo qd compra alguma coisa, ou pede pra o atendente abrir, hehehehe.

    ResponderExcluir
  14. Estou indo para NY em setembro e estou adorando o blog. A dica do banheiro vai ser útil. Eu e meu marido só vamos pegar o voô 10h da noite e não sabemos se o hotel permite late check out, gostaria de saber se no aeroporto ou em outro local, tem algum banheiro para tomar banho? Agradecida

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pelas dicas !

    ResponderExcluir



guias NY .PDF