7 de fevereiro de 2013

Central Park em Nova York - lindo em qualquer época do ano


Pode-se passar a vida inteira em Nova York que não se conhecerá todos os cantinhos do Central Park.

O enorme retângulo verde incrustado no meio da ilha de Manhattan é um mundo à parte, tão diverso e fantástico quanto a própria cidade que o abriga.

Cada trecho reserva suas surpresas e possui características próprias. Uma boa maneira para conhecer o parque é destinar uma parte de seu passeio nos bairros ou em áreas próximas para dar uma fugida e explorar no Central Park, isto pode ser feito após um passeio pela Quinta Avenida, ao atingir a rua 59, onde está situado um dos cantos inferiores do parque, ou no Upper West Side, após visitar o edifício Dakota ou o Columbus Circle, ou no Upper East Side, após haver contemplado as obras de arte do Metropolitan Museum.

Oportunidades não faltam, pois o parque se estende da rua 59 até a 110, e se o dia estiver bonito, você pode até decidir cruzar o parque de um lado ao outro. Não sugiro percorrê-lo de cima a baixo, pois é um longo caminho, mas se você estiver com disposição, também não se arrependerá.


Alguns pontos que devem ser visitados são:

- Strawberry Fields, um jardim em homenagem a John Lennon, que morou no outro lado da rua no edifício Dakota, o mesmo onde foi gravado o filme “O Bebê de Rosemary”;

- The Great Lawn, ou o grande gramado, onde os nova-iorquinos se refestelam no verão, jogam futebol americano, beisebol, ou simplesmente brincam com os filhos;

- Dê uma passada pelo Zoológico que há na altura da rua 62, do lado leste (East) do Central Park, mas não compre a entrada, se for para ir ao zoológico, prefira o Bronx Zoo, um dos maiores zoológicos do mundo. O zoológico do Central Park foi cenário da animação “Madagascar”.


- Caminhe pelo “The Mall”, um grande corredor arborizado, onde você poderá tirar belas fotos, chegando até a Bethesda Fountain, um belo chafariz que é um dos grandes símbolos do parque;

- No meio do parque, na altura da rua 82, há o Castelo Belvedere (Belvedere Castle). Dali, você tem uma maravilhosa vista do Central Park. Não precisa pagar nada para subir na torre. Não muito longe dali, fica o Delacorte Theater, onde são encenadas, no verão, peças de Shakespeare com entrada franca.

- No lado leste, por volta da rua 105, está situado o “Conservatory Garden”, um dos setores mais encantadores do Central Park, na minha opinião. Uma espécie de labirinto com pequenos jardins, um mais lindo do que o outro, repleto de fontes e esculturas.

- Estátua em homenagem ao livro "Alice no País das Maravilhas", do lado leste na altura da rua 74.

Além disto, há uma série de eventos no decorrer do ano no parque, principalmente durante o verão, com shows e concertos gratuitos ao ar livre. Na virada do ano, passar no Central Park, em meio os nova-iorquinos de verdade, é uma ótima alternativa para a loucura da Times Square.

E o bom é que, por ser um parque, você não precisará desembolsar nenhum tostão; mas um conselho, traga a garrafinha de água consigo, pois as barraquinhas de cachorro-quente irão extorqui-lo se você estiver sedento.

O Central Park é sempre um passeio maravilhoso, em qualquer época do ano, seja para ver as cerejeiras em flor na primavera, os moradores tomando banho de sol nos gramados durante o verão, as árvores todas amarelas no outono, o parque coberto de neve no inverno.

Central Park
www.centralparknyc.org


Ver mapa maior

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


5 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Obrigada pela dica do Conservatory Garden Henry! A tendencia eh a gente chegar na 59 e andar o tanto que eh possivel, eu nunca cheguei tao longe quanto a 105. Mas chequei no site do parque e parece mesmo que esse jardim eh muito lindo. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Caro Henry, vou para NY com o meu marido no final do ano. Queremos passar o natal lá. Vc acha que vale a pena visitar o Central Park Zoo mesmo no inverno? E o que mais farei no Central Park com tanta neve? Quanto tempo devo reservar para essa visita? Obrigada e parabéns pelo site. Vocês são ótimos!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de acrescentar que vale a pena passear, também no Central Park, pelo Bethesda Terrace (http://www.centralpark.com/guide/attractions/bethesda-terrace.html).

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eu gostaria de saber se há a possibilidade de alugar bicicletas no Central Park...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem pontos no park para aluguel de bikes.

      Excluir



Guias Nova York .PDF