08 julho 2013

Usando o metrô de Nova York

Metrô de Nova York

O metrô de Nova York pode levá-lo a qualquer lugar dos cinco boroughs.
Porém, antes de tudo, você tem que pensar a cidade como se ela fosse dividida em quatro seções, norte-sul, leste-oeste.
A maioria das linhas o levarão de norte a sul sem problemas, elas vêm do Bronx, cruzam toda Manhattan e continuam para o Brooklyn.
As linhas 4, 5 e 6 correm pelo lado leste da cidade, já as linhas 1, 2, 3, A e C pelo lado oeste.
São poucas as linhas que cruzam a cidade sentido leste-oeste, as principais são N, R e W, que vem do Queens para Manhattan, e o Shuttle (traslado em português), que faz somente o trajeto entre Times Square a Grand Central, e o trem 7.

Todos estes números e letras assustam um pouco, no começo, mas, assim que você chegar em Nova York, eles farão parte do seu dia-a-dia e logo você se acostuma.
O importante é saber que quando você está indo para o norte, você tem de pegar o trem para UPTOWN, para o sul, DOWNTOWN.


Não se preocupe se você entrar no lado errado da estação, no sentido de Downtown quanto você queria ir para Uptown. Isto ocorrerá muitas vezes até você se acostumar com as direções, alguns dos funcionários do metrô serão simpáticos e deixarão que você entre sem precisar comprar outra passagem, outros manterão a típica postura de quem trabalha com o público em Nova York, serão antipáticos e arrogantes, e se divertirão com seu equívoco. Paciência (veja aqui sobre o Metrocard, uma grande maneira para economizar com transporte).

Então, lembre-se:

- para o Norte, UPTOWN;
- para o Sul, DOWNTOWN.


As maiores estações de trem, como Times Square, Grand Central, Union Square, Penn Station, permitem que você faça conexões com vários trens diferentes, portanto, você não precisa pagar outra passagem caso esteja chegando de outra linha, ou se entrou no lado errado da estação, mas basta seguir as indições para chegar no lugar certo. Em todas as estações, há mapas do metrô, então, fica fácil saber onde você está e para onde deve ir.

Outra informação importante: existem dois tipos de serviço de trens, o primeiro deles é o LOCAL, que para a cada dez ou nove quadras e, por isto, costuma ser mais devagar; o segundo é o EXPRESS, e, como o nome sugere, ele é expresso, ou seja, só para nas estações mais importantes. Esteja atento se o trem que você está pegando é LOCAL ou EXPRESS, para que você não corra o risco de pegar o segundo e pular a estação na qual você queria desembarcar.
Às vezes, acontece de um trem Local mudar para Express no meio do caminho. No entanto, o maquinista sempre avisa, por auto-falantes, da mudança. Sempre há aqueles distraídos, ou que não falam inglês, que vão embora sem prestar atenção... Coisas de Nova York!

Agora, sobre como pagar menos para utilizar o metrô leia sobre o METROCARD.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

26 comentários:

  1. Olá Henry!

    Como vai?

    Muito legal encontrar seu blog. parece que ele vai me ajudar muito!

    Estou me mudando para NYC em Abril, para ficar aí por 6 meses.

    Será que vc pode me passar seu e-mail (amalves@mattosfilho.com.br) para que eu tire algumas duvidas?

    Estou muito perdida, pois esta viagem foi de última hora...

    Ainda estou procurando um lugar pra morar. Quero alugar algo, mas é tudo tão caro!!!

    Minha grande dúvida é: vou trabalhar em na 52nd., Midtown West. Vale mais a pena alugar algo que eu consiga ir a pé pro trabalho (consigo por uns 1600/mes mais broker fee) ou vale a pena ir pra mais longe (long island, brooklyn) e pagar 1200/mês+broker fee+transporte?

    Quanto é o metrõ aí?

    Obrigada!!

    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Henry,
    Vou para NY dia 12/03 e estou adorando as dicas do seu sit.Vou ficar num hotel na 44th , dá pra ir de metrô ou trem para o JFK.Sou muito mão de vaca e não quero pagar o transfer que as agências empurram quando a gente compra o pacote.Eu vou com mais 2 pessoas.
    Obrigada e continue colocando coisas legais,; já indiquei seu site pra várias pessoas

    um abraço,
    Paula; Vila Velha;E.S

    ResponderExcluir
  3. Oi Henry!
    Muito legal seu blog, moro em Connecticut e vi voces no Planeta Brasil. Sempre que posso vou passear em NY (adoro!) e dicas sao sempre bem vindas. Tenho uma duvida e nao sei se vc pode me ajudar. Queria ir ao Cloisters, que faz parte do MET, vc conhece? Vc sabe se tem como chegar la de trem? Porque de taxi ficaria uma fortuna.
    Obrigada, abraco.
    Flavia

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Flavia.

    O Cloisters é um dos meus museus favoritos, um dos lugares mais extraordinários de Manhattan. Pretendo falar sobre ele futuramente.

    E não precisa pegar um táxi para ir para lá não. Você tem duas opções, a primeira é pegar o trem 1 até a estação 191 e andar até o Tryon Park (onde fica o Cloisters), e a segunda, muito mais fácil, é pegar o trem A e descer na estação 190. Dentro da estação, você pegará um elevador que a deixará na frente do Tryon Park, então você pode caminhar pelo parque até o Museu, ou pegar um ônibus de linha que leva até lá.
    Se o dia estiver bonito, eu sugeriria andar na ida e pegar o ônibus na volta.
    E, na última semana de setembro, ocorre o Festival Medieval no Cloisters, que é uma das festas mais legais que tem por aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Henry, obrigada pela resposta, adorei a dica do Cloisters. A gente as vezes vai de carro pra NY mas la eu queria ir sozinha porque o meu marido nao curte essas coisas do mesmo tanto que eu, entao teria que ser de trem mesmo. Vc usa msn? Adoraria trocar mais figurinhas sobre NY com voces!! Se quiser me adicionar o endereco eh flaviapesarini@hotmail.com
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Vou para Nova York com minha filha de 7 anos e pretendo passear sem gastar muito. Quero dicas do que fazer pois ficarei lá de sábado à terça feira somente. Ficarei hospedada em Manhattan e não falo inglês muito bem.

    ResponderExcluir
  7. dica para que visita a GRAND CENTRAL...
    reservem um tempinho para uma voltinha por lá, pois é muito lindo, além de ser centrar, bem no meio de tudo, fácil acesso etc.. etc..
    tem um lugar super interessante, onde existe uma ABÓBADA e em seus cantos, nas colunas, pode se falar bem baixinho que se escuta na coluna do lado oposto... é a tipica coisa pra turista, mas é bem legal.

    Maurício porto alegre/rs

    ResponderExcluir
  8. Olá, Henry!
    Estou acompanhando meu marido num fórum em Washington e pretendemos alugar um carro para ir, passando por Filadélfia até Nova York.
    A nossa única preocupação, será que estamos sendo presunçosos, é a chegada em Nova York, pois a entrega do carro alugado será em um dos dois aeroportos (JFK ou Newark).
    Assim, minha pergunta é: Qual dos dois aeroportos seria mais fácil chegar via rodovias vindo de Filadélfia?
    Soube que de Newark à Manhattan o táxi é mais caro que de JFK.

    Outra alternativa que vi nos sites das locadoras (Álamo, Hertz, etc), é a possibilidade de deixar o carro em ruas de Manhattan. Você acha que é muito complicado chegar a este centro, já que estamos prevendo fazer este deslocamento chegando num domingo?

    Acho que perguntei demais, desculpa, mas acompanho há tempos teu blog e chegou a minha vez e oportunidade de visitar esta tão linda cidade.

    abraço carioca

    ResponderExcluir
  9. Oi, Beth.

    Bem, o aeroporto de Newark é mais mão para quem vem da Pennsylvania, mas o táxi é realmente um pouco mais caro, o que não os impede de pegar o ônibus do Airport Service, que os deixará em vários hotéis na região principal de Manhattan. Custa por volta duns 15 dólares, se não me engano.

    A segunda opção seria deixar o carro em Manhattan mesmo, pois para ir ao aeroporto de JFK você teria de passar por Manhattan de qualquer jeito. Domingo o tráfego é bem menos complicado do que durante as semanas, mas nada garante que vocês não vão pegar algum congestionamento num dos dois túneis...

    Ou seja, eu iria por Newark ou Manhattan mesmo.

    Abraços e tenham uma boa viagem.

    ResponderExcluir
  10. Tem como saber se é local ou express? tem placa bem visível?

    ResponderExcluir
  11. Hi ,Henry

    tenho um filho de 12 anos mele é autista e ele associa os lugares a filmes ,entoa vamos a Nova york conhecer a estatua da liberdade ,a biblioteca publica do filmes um dia deposi de amanha , o zoologico do bronk -madagascar, e o musseu d ecerae e de historia natural -do filme uma noite no museu, estou fazendo o pacote sozinho -passagens ,hotel pretendenmos ficar uns 10 dias ,voçe tem alguma dica para nos

    Desde ja ,Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Oi Henry! Adorei seu site! :D

    Quando estive em NY, duas vezes passei por esta situação de entrar do lado errado do metrô. Como havia um tempo de espera para poder passar o cartão novamente (acho que 10 ou 15 minutos), recorremos a um funcionário. Na primeira vez a moça foi super simpática e nos deixou passar por uma porta que havia ao lado das catracas. Na segunda vez, porém, o moço foi bem antipático e me fez esperar até dar o tempo para inserir o cartão novamente.
    Mas depois realmente nos acostumamos com o esquema do metrô, sem contar que os americanos, ao contrário do que se diz, são na sua maioria super simpáticos e têm prazer em nos dar informações, ficando bem mais fácil se achar no metrô e nas ruas de NY.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Henry!
    Adorei as dicas do site, muito boas.
    Estou indo pra NYC dia 01/01 e ficarei 1 mês fazendo um curso de inglês. Ficarei hospedada em Riverdale, e estou tendo dificuldades em encontrar informações sobre o local, como ir pra Manhattam, onde fica especificamente (Bronx, certo?).
    Tem alguma dica sobre Riverdale?
    Obrigada desde já e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Henry!

    Vou para NY em outubro, devo chegar às 23 hrs de uma quinta feira. Gostaria de saber se é seguro pegar um metrô do JFK a estação da time square? Vou com minha namorada e pretendemos levar malas pqnas pois temos a intençãod e comprar malas em NY.
    PS: adicionei a comunidade do orkut "Nova York para mãos de vaca" e estou esperando a confirmação.

    ResponderExcluir
  15. Olá Henry,

    Estarei em Nova York em Setembro.
    Como faço para ir de metrô: de Midtown East ( Murray Hill) para o Arthur Ashe Stadium ( US Open)? Fico no aguardo de sua resposta. Abraço !!!

    ResponderExcluir
  16. oilha, andar de metro não é tão facil qto parece, mas depois de algumas perdidas vc se acha...
    o problema é q qdo eu estava la algumas linhas que eu precisava pegar nao estavam funcionando, então qdo vc chegar na estacão, olhe o mapa pra ver qual vc deve pegar, tbm leia os avisos do quadro, pra ver se justamente aquela linha nao esta parada naquele dia.

    ResponderExcluir
  17. Alguém aqui já pegou o metrô do aeroporto, ou seja, chegou de viagem e foi para o hotel através do metrô? È fácil ou é complicado?

    ResponderExcluir
  18. Aeroporto - hotel - aeroporto. Transporte mais barato ????

    ResponderExcluir
  19. Experimentei ir para Manhattan de metro em minha segunda viagem e achei bastante simples. Peguei o AirTrain no JFK, trem que circula os 9 terminais do aeroporto, em direção a estação de Jamaica e de lá peguei o trem E para Manhattan. Você não paga o AirTrain para circular entre os terminais, mas paga na saída em Jamaica e também paga para pegar o trem E. Nada que o Metrocard não resolva. Você pode comprar um cartão na saída em Jamaica e pagar os dois com o cartão. Não encontrei dificuldades.

    ResponderExcluir
  20. oi henry, estou indo pra ny e soube q tenho como sair do aeroporto jfk e ir pra estação grnd central de metro. é mt complicado? sabe como faço? posso comprar o bilhete na hora? agradeço D++ a info.

    ResponderExcluir
  21. Olá pessoal, tudo bem?

    Tenho 18 anos e estou saindo de um intercâmbio de San Diego, e vou ter stop em Ny das 3pm até as 10:30pm.. Vocês acham que seria possível eu deixar minhas malas no bagageiro, pegar um metro e ir para a times square, bater algumas fotos, tomar um café e voltar a tempo? Meu maior medo são os metros de Ny. Preciso de conselhos. Obrigado!!!! Estou desesperado.. É sexta feira que vem.

    ResponderExcluir
  22. Oi Henry
    Pretendo ir para NY em Março mas tem um porém, não falo quase nada o inglês e irei com uma amiga que fala menos ainda. Minha pergunta é a seguinte: consigo me virar bem passeando e conhecendo alguns pontos turisticos mais importantes de NY.

    ResponderExcluir
  23. Oi Henry,
    Estou viajando para NY en junho e gostaria saber como faço para sair do aeroporto JFK e chegar no Hotel Best Western proximo a Times Square?

    Desde já agradeço a ajuda.
    Obrigada.
    Carolina

    ResponderExcluir
  24. Uma dica bem atual: baixe um aplicativo pra celular que te ensine os caminhos de metrô pra chegar onde vc deseja. Tem vários. Baixe também um mapa pra vc consultar qdo a internet estiver offline

    ResponderExcluir
  25. Olá! Poderiam me dizer como vou do aeroporto JFK até os principais pontos turísticos? Tem como pegar metro no próprio aeroporto e ir para o centro de NY?

    ResponderExcluir