15 de abril de 2010

Dica da leitora - Luciana Rocha (Igrejas Gospel em NY)

(coral da Brooklyn Tabernacle)

Igrejas com Coral Gospel

Acho que uma boa dica de passeio fica por conta das igrejas com os maravilhosos corais Gospel. São verdadeiros corais daqueles que vemos em filmes!
Gostaria de citar as principais igrejas (pelo menos mais conhecidas e tradicionais de New York):

Abyssinian Baptist Church

A Abyssinian Baptist Church está entre as igrejas mais antigas e tradicionais do Harlem (fundada em 1808). É uma igreja onde você vê os membros vestidos com roupas que parecem tiradas de figurino de filme, com chapéus, etc. A igreja é tão procurada por turistas que eles pedem que você entre em contato com eles através de e-mail, para que eles possam garantir lugares (especialmente se você vai com pequenos grupos). Também eles alertam que o culto é gratuito e que fiquem atentos às agências que cobram para levar turistas lá.
O melhor culto, para que você assista ao coral e toda a liturgia é o de domingo pela manhã. São dois horários: o das 9 da manhã e o das 11 da manhã. Também é importante chegar com muita antecendência (se você não tiver reservado antes por e-mail e recebido a confirmação) porque a fila é grande e já fiquei sem poder entrar uma vez que fui.
Aí vai o site da igreja para que voce possa ver maiores detalhes e tambem ter acesso ao endereco:

http://www.abyssinian.org/

Brooklyn Tabernacle

A igreja Brooklyn Tabernacle tornou-se uma das igrejas mais conhecidas do mundo pelo maravilhoso coral que possui. Tambem é uma igreja antiga e fica num teatro muito bonito no bairro do Brooklyn.
O coral da igreja realmente é de tirar o folego e já gravou vários Cds e Dvds. Aliás, a igreja possui uma lojinha de Cds (na rua ao lado), onde você pode comprar Cds e Dvds do coral com precos à partir de apenas 8 dólares.
Uma das programações mais bonitas que já assisti foi nesta igreja. Eles possuem um especial de natal que não deixa a desejar para espetáculos da Broadway (falando de qualidade musical). Todas as programações da igreja são gratuitas e os turistas são muito bem recebidos.
Aí vai o site deles para que vocês tenham as informações de endereço e também horários de cultos

http://www.brooklyntabernacle.org/

(só tem que prestar a atenção nos horários de cultos em que o coral irá cantar, porque existem dias que o coral não se apresenta).



Times Square Church

Pra quem quer ver um coral Gospel de primeira, também tem uma igreja que fica exatamente na Times Square.
Chama-se Times Square Church, fica na Broadway com a rua 51, e os cultos são aos domingos às 10:00h da manhã, às 3:00 da tarde e também às 6:00 da tarde (fora os outros cultos durante a semana, mas não sei se tem a participacao do coral em dias de semana).
A igreja fica num antigo teatro, que é maravilhoso e mais da metade do tempo do culto tem a participação do maravilhoso coral Gospel.
Quem gosta de gospel pode ir lá, pois a entrada é de graça. Gente do mundo todo visita esta igreja, então é bom chegar um pouco mais cedo (para sentar no auditório, acho que uns 20 a 30 mins de antecedência esta bom). O culto tem a duração de cerca de 1 hora e meia podendo chegar a quase duas horas de duração (mas vale a pena) e eles pedem que os turistas permaneçam o tempo da duração lá (pois muitos querem ver somente o coral e levantam para ir embora, o que causa interrupções).
Posso garantir que vale a pena do começo ao fim, pois é bem diferente das igrejas no Brasil (além da qualidade musical deles). Uma coisa interessante é que se você gostar da experiência (o que é bem provável, você pode voltar lá dois dias depois e comprar o DVD do culto que você esteve). Também os visitantes que vão lá pela primeira vez, ganham um brinde após o culto (provavelmente um livro e um CD e também são convidados a se dirigir a uma sala depois do culto, onde participarão de um cafézinho com guloseimas gratuitas e ganharão os brindes).
Este é o site deles

http://www.tscnyc.org/

É perto da Times Square. O lugar é lindissimo (um teatro antigo restaurado), o tratamento é bem caloroso por parte do pessoal da igreja e vale a pena ir. Mais uma vez lembre-se de chegar uns 20 ou 30 mins antes pra pegar lugar, se não, espere em pé mesmo o coral cantar na primeira parte e depois muita gente vai embora, aí dá pra sentar. Vale a pena mesmo!


Para quem gosta de musica de corais gospel, acredito que estas 3 igrejas sejam um prato cheio. Porém, se alguém me perguntasse em qual das 3 igrejas eu iria se apenas tivesse tempo pra ir em uma delas, eu diria (pela custo-benefício), ir na Times Square Church, por estar perto do eixo turístico.
A igreja do Harlem se você não se programar, pode chegar lá e ficar do lado de fora. Já a do Brooklyn tem gente que acha longe e na maioria das vezes os taxistas não saem de Manhattan para levar passageiros no Brooklyn, porém a Times Square Church está logo ali bem pertinho dos teatros da Broadway e da Times Square. Agora, se tiverem tempo e puderem ir nas 3 igrejas, terão uma das experiências mais incriveis de New York!

Pós-escrito da leitora:
Estive em New York ha dois meses e visitei a Abyssinian Church, por isso estou atualizando esta informacao.
Na Abyssinian Church (a mais tradicional do Harlem), apesar de haver dois cultos no domingo (um das 09 da manha e outro as 11h com apresentencao do coral), eles so permitem os turistas entrarem no culto das 11h. Porem, se quiser assistir a programacao, deve-se chegar entre 8 e 8.45h da manha porque depois disto pode ficar dificil entrar (so permitem a entrada de 320 pessoas). Vcs podem imaginar qtos turistas do mundo todo vao la todo domingo? La voce encontra pessoas de todos os continentes!


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


5 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Muuuito bom esse post!! Vou tentar ir nas 3!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu post, mas gostaria de saber quais os horários de funcionamento da igreja da times square com a Presença do coral, e quais os dias que o coral se apresenta! Desde já te agradeço Pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Veio de Encontro ao que estava buscando e com detalhes.
    Estou indo com minha esposa e filhas passar 10 dias em NYC e queremos ver as igrejas no domingo 25/12 e 01/01. Não tenho dúvidas que isto será o ponto mais forte desta nossa viagem pois veremos os Lindos Corais e sentiremos a presença de Deus em nossas vidas.

    Uma dúvida, quanto à igreja do Harlem, vc recomendou chegar as 8:45h para assistir o culto das 11:00h (p/ turistas)?

    Obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  4. DEUS ABÊNÇÕE,EU ESTAVA PROCURANDO ENDEREÇOS DE IGREJAS, EM NOVA YORK. MUITO OBRIGADO PELAS DICAS.

    ResponderExcluir
  5. ABYSSINIAN CHURCH - Foi a minha pior experiência nos Estados Unidos. Tinha enorme expectativa , pois sou Cristão e amante da boa música. ELES TRATAM OS TURISTAS COM ABSURDA GROSSERIA E ARROGÂNCIA!!! Pedi ao orientador da fila, que mais parecia um soldado louco e mal educado , que tratasse os turistas com mais educação e ele me forçou a sair da fila. Algumas pessoas vieram a meu favor . Só assim me deixaram entrar. Mandei um e-mail para a direção da igreja, que nem sequer deu resposta. O que sugere que esta seja a orientação habitual.
    Luiz Silveira Niterói- Rj

    ResponderExcluir



guias NY .PDF