9 de novembro de 2010

Estátua da Liberdade: programa de índio?


Para muitas pessoas que viajam a Nova York, ver de perto a Estátua da Liberdade é um dos programas obrigatórios.
Já falamos sobre o Ferry para Staten Island, se você não fizer questão de ficar aos pés da estátua, ou se preferir não gastar nenhum centavo para passar nas proximidades dela.

No entanto, se você é um daqueles que não partirá com a sensação de missão cumprida enquanto não houver pisado em Liberty Island, falemos sobre o que lhe espera.


Comprando as entradas

Você pagará 17 dólares para o barco até Liberty Island (onde fica a Estátua da Liberdade), incluindo uma parada em Ellis Island, onde se localiza um museu sobre a imigração nos EUA.
Com este valor, você terá duas opções:

1 - o barco mais a entrada no pedestal da estátua;

2 - o barco e somente acesso a Liberty Island.

Geralmente, os ingressos que permitem subir no pedestal da estátua se esgotam mais rapidamente do que os que dão somente acesso à ilha, por isto, quanto mais cedo você comprar as entradas, melhor.


Há também a alternativa de comprar o ingresso válido pelo período de 3 dias (mas que permite apenas um acesso), chamado 3-day Flex Ticket, porém não é possível subir na base da estátua.

No site do Statue Cruises, você pode fazer a simulação de preços e datas
http://statuecruises.com/choose_tickets.aspx

Chegando à Estátua

A maioria dos nova-iorquinos jamais esteve na Estátua da Liberdade, isto por algumas razões:
1 - porque eles pensam que terão a vida inteira para fazer isto;
2 - porque é um programa quase exclusivamente turístico, repleto de caipiras do interior dos EUA, farofeiros e gente falando outros idiomas, o que é extremamente irritante para um americano; e
3 - por causa das filas quilométricas.


Mas, de longe, o maior transtorno são as filas. Na verdade, você pode deixar para comprar os ingressos diretamente num guichê em Battery Park, dentro do Castle Clinton, mas isto só acrescentará mais uma fila à sua lista.
Para começar, há uma fila imensa para a inspeção, que inclui raio-X e detectores de metais, por isto, nem pense em carregar um revólver consigo, nem mesmo o canivete-suíço que você ganhou quando era escoteiro. Malas grandes também não são permitidas, mas mochilas passam numa boa.
Perde-se facilmente uns 45 minutos ou mais nesta primeira fila, sendo tratado como boiada. Há alguns seguranças que ficam gritando com os turistas. Educação passa longe destes funcionários.


Depois da inspeção, há outra fila para o embarque, mas que já é mais rápida. Se você estiver no começo da fila, dará para conseguir um lugar no andar de cima do barco, de onde se tem a melhor visão da Estátua e também dos arranha-céus de Manhattan. É um ótimo lugar para ficar no verão, mas definitivamente deve ser sofrível no inverno.


Além desta fila, você ainda terá outras filas para entrar no pedestal da Estátua e/ou para subir na coroa, também se for comer alguma coisa na cantina da ilha, para embarcar para Ellis Island e, por fim, para retornar à Manhattan. Somando tudo, são uns duas horas e meia de fila.

Liberty Island

A grande vantagem de ir até Liberty Island é a de se ter uma visão ímpar da Estátua da Liberdade. De nenhuma outra maneira se consegue chegar tão perto dela e, para muitos, isto não tem preço.


O parque ao redor da estátua também é muito bonito e há uma vista linda dos prédios de Nova York. É possível sentar-se na grama e admirar a paisagem.


Quanto mais tarde você embarcar, mais cheia encontrará a ilha e maiores serão as filas. Assim, nossa recomendação é que tente chegar o mais cedo possível.
Para muitos, este pode ser um baita programa de índio, mas será você quem decidirá se valeu a pena ou não.

No entanto, para mim, o mais interessante deste passeio foi visitar Ellis Island, da qual falarei em breve.

Site Oficial do Statue Cruises
http://statuecruises.com/choose_tickets.aspx

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


20 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Com certeza, a estátua da liberdade é o maior programa de índio de NY! Quando fui, cheguei 09:00am e ainda tive que esperar 2:30 horas para passar por um detector de metais pior que de aeroporto! Minha esposa teve que tirar até os grampos do cabelo. Isso sem falar as três filas de barco até terminar o passeio.

    Na estátua, não tem nada mais pra fazer a não ser tirar fotos na frente dela e de Manhattan. (As fotos a partir da balsa para Staten Island deve ficar quase a mesma coisa).

    O museu de Elis Island é legalzinho, mas sem graça perto dos inúmeros museus mais bacanas da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é um programa que eu só fiz pq uma das minhas irmãs queria ir. Valeu a pena? Sim. Por alguns motivos, dentre eles que: rimos muito, muitas fotos, e principalmente constatamos que o Cristo Redentor é muito mais emocionante. Mas assim, eu moraria NY sem nenhum problema e certamente naõ sentiria falta de onde moro, claro que se fosse com as mesmas condições que tenho aqui. como isso é impossível, em breve chego na cidade mais gostosa de pisar que é NY...ahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Pra mim o passeio à estátua era obrigatório! Já estava em NY há 3 semanas e sofrendo que ainda não tinha ido.
    Lendo o post percebi que dei mta sorte no dia que fui. E adorei o passeio!
    Fui um sabado, lá pelas 14hs. Não peguei fila pra comprar ingresso, na hora entrei e fiquei na fila da inspeção. É fato que essa fila irrita, é mto longe e a inspeção mto rigorosa, sem contar que é na beira do rio, então estava muito frio! Mas tinham alguns artistas de rua por ali entretendo os turistas.
    Sobre o barco, a primeira sensação é que vai balançar sem parar, mas depois estabiliza. Mesmo com frio vale mtoooo a pena ficar na parte de cima, venta um pouco a mais, porém a vista é maravilhosa!!
    Na ilha realmente não tem mto o que fazer, além de fotos e mais fotos! O lugar é lindo, é mto legal olhar a costa de Manhattan, New Jersey, enfim... tem mto cenário pra foto.
    E a lojinha lá é bem legal, tem váaarias opções de lembrancinhas de Estátua, algumas coisas que só se encontra lá!
    Qdo voltei já era quse final da tarde, então o passeio foi completado pelo por do sol maravilhoso!

    Bom, pra mim, como uma boa turista, o passeio é ótimo! É legal ir com uma boa companhia e aproveitar tudo! Sabe aproveitar é fundamental!

    ResponderExcluir
  4. Eu vou agora em Dezembro e comprei a entrada pra subir até a coroa.. mas tb. comprei em Agosto!!!
    Espero que pra mim valha a pena, né...!!!!! .. e que não esteja tããoõ frio, muito menos nevando...! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Não acho que o passeio seja um programa de índio!
    A entrada no pedestal dá direito a um pequeno museu que conta a história da Estátua da Liberdade, e se você tiver um pouco de paciência há tour guides contando a história da mesma, como chegou e como foi montada em NY. Fui 2x e estou programando a terceira ida com acesso à coroa, pois nas outras vezes estava fechado o acesso.
    Quando fui não tive problemas com as filas, mas realmente se gasta um bom tempo para fazer somente este passeio.

    ResponderExcluir
  6. Olá Henry...
    Muitos parabéns pelo Blog está fantástico e com dicas realmente úteis.
    Eu sou de Portugal (é verdade, nós também somos mão-de-vaca por cá) e tenho duas questões: Gostava de saber se é fiavel comprar os bilhetes para a Estátua da Liberdade no site da mesma.
    E depois como funciona com os bilhetes, eles vêm para casa pelo correio, ou é apenas um print enviado para o email que mostramos quando apanhamos o Ferryboat em Battery park?
    Sabes me dizer como funciona??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Viajarei para New York agora em Julho e pretendo ir na Estátua da Liberdade, com acesso ao pedestal, pois os ingressos com acesso à coroa já estão esgotados para a data que eu quero. Você sabe me dizer se os ingressos para a estátua, com acesso ao pedestal somente podem ser comprados pela internet, pelo site www.statuecruises.com ou é possível comprá-los na hora também? Claro que é melhor comprar com antecedência, pela internet, né? Ah, outra dúvida, você acha que vale a pena entrar na estátua ou é bobagem, é melhor ir somente até a frente dela?
    Obrigada!
    Graciela Paparazo

    ResponderExcluir
  8. Oi Henry
    agora fiquei muito aflita. Eu vou dentro de duas semanas a NY e pelo que percebi no site da estátua todo o tipo de bilhetes já estão esgotados para os dias que estamos em NY.
    Não é possível comprar o bilhete no próprio dia?
    Mesmo não querendo subir na coroa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Já vi que dá sem ser para ir na coroa. O meu pc é que estava doidão e não abria o link paraos dias disponíveis. Comprei o que dá para entrar no museu e ir até ao pedestal. Mesmo assim já só tinha livre a partir do 3ª dia em que estamos em NY e ainda faltam 3semanas. Tem mesmo de ser planeado com antecedência, se não estivesse a planear um casamento também eu teria comprado os da coroa a tempo :P

    ResponderExcluir
  10. Consigo comprar o ticket na hora? Estarei em NYC entre os dias 8 e 14 e não tem mais ticket para nenhum desses dias. Apenas partindo de New Jersey. O que recomenda: deixar para comprar lá na hora, mesmo sabendo que é alta temporada ou comprar tickets para partir de new jersey? Como é o trajeto entre mahanttan e new jersey? É fácil chegar até lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu sonho eh ir pra lah me leva kkkk'

      Excluir
  11. o preco de 12 dolares inclui a ida e a volta com o ferry boat ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. eu comprei o ingresso pela internet uns 3 meses antes de ir para o barco e adicional para subir na estatua...se fizer isso você pega uma fila especial e não fica na muvuca mas passa por todas as inspeções possíveis e imagináveis, só se safa da fila maior... mas já aviso, não vale a pena subir na estátua, são mais de 300 degraus, a escada é em espiral, minuscula, um lugar abafado, se acontecer de alguem passar mal acho que morre ali mesmo... e qdo chega lá em cima o lugar é ridiculo, uma especie de mezanino com uma ou duas janelinhas abertas, vc está tão esgotado, que há uma mistura de estafa com decepção... e pra descer dá vontade de chorar, se vc tiver mais de 1m80...na minha opinião não vale a pena....

    ResponderExcluir
  13. Nao sei se dei sorte ou se era a epoca mesmo...
    Em pleno Janeiro, logo apos o reveillon, nao peguei fila NENHUMA, nem pra comprar o ingresso, nem pra entrar no barco.
    Nao subi na coroa, porque na epoca estava inacessivel, mas estar assim tao pertinho nao tem preco.
    A unica coisa mais chatinha foi que estava MUITOOOO frio !!!
    No barco, apesar de ir na parte de dentro, bem quentinha, nao resisti a ir la fora tirar fotos, ai ja sabe, ne ?! Mal conseguia ficar sem a luva pra bater as fotos...
    Mas compensa, muito !
    Eu penso que so acreditei que estava em NY qdo vi a estatua de perto.
    A volta foi ainda mais perfeita, estava no final da tarde, as luzes comecando a acender em Manhattan, e tambem a coroa da estatua, inesquecivel !!!
    To voltando pra la agora na primavera. Vou de novo ver a estatua de pertinho, claro.
    So espero ter a mesma sorte !! =)

    ResponderExcluir
  14. kkkk' mãos de vaca meus sono ehh vialar assim {no jeito q sou mão de vaca consigo rapidinho} e esse blog tah me ajudando mtmt

    ResponderExcluir
  15. Só uma atualização, o 3 day flex ticket só pode ser comprado por telefone.

    ResponderExcluir
  16. A visitação continua normalmente em caso de neve (ou neve muito forte)?
    Estou planejando uma viagem para fevereiro e tenho medo de não conseguir visitar alguns pontos turísticos

    ResponderExcluir
  17. Estátua da Liberdade nunca mais... rsrs

    ResponderExcluir
  18. Olá! Vou visitar a Estátua da Liberdade em Julho e tenho uma duvida.. Ao comprar o bilhete pela internet com antecedencia, ao chegar ao local, tem uma fila propria para quem ja tem o bilhete comprado ou temos que nos pôr na fila normal? Não percebo muito bem como é feito o embarque e gostava muito que alguem me esclarece-se.

    ResponderExcluir
  19. Olá. Tentei comprar ingresso para os dias entre 25 e 28 de dezembro e não tem data disponível. Você saberia me dizer o que eu faço? Ou o porquê de não conseguir comprar? Obrigada!

    ResponderExcluir



guias NY .PDF