04 fevereiro 2009

Mãos-de-Vaca na Mídia - A Tribuna (Santos)


Guia ajuda turista a sobreviver em NI

Um guia criado por uma vicentina e seu marido promete dar todos os macetes de como sobreviver em uma das maiores cidades do mundo. Primeiramente um site na internet, depois compilado em livro, o trabalho realizado pelo casal Henry Alfred Bugalho e Denise Nappi tira as principais dúvidas que o viajante pode ter quando descer do avião e estiver entre pessoas de todas as partes do mundo, avistando ao longe a Estátua da Liberdade o e Empire State.

O guia, espécie de Nova Iorque para principiantes, explica como telefonar para o Brasil, utilizar os transportes públicos, onde se hospedar, onde comer, onde comprar e também onde passear na Big Apple.

"Quando nos mudamos para cá (Nova Iorque), sentimos muita dificuldade em encontrar informações em português, e as que encontrávamos em inglês eram muito dispersas", conta Denise. "Fomos nos adaptando à cidade e pensamos que poderíamos reunir os dados que tínhamos e passar adiante. O nosso trabalho foi se tornando grande com o boca-a-boca, chegando a ter 60 mil leitores em apenas um ano".

Denise nasceu e cresceu em São Vicente, e estudou em escolas tradicionais como o Martim Afonso. Ela trabalhou como comissária de vôo de uma empresa aérea e, em 2006. já casada com o professor de filosofia Henry Bugalho, mudou-se com ele para a cidade americana.

O Guia Nova York para Mãos-de-Vaca completou um ano de lançamento em março. Gratuitamente, o site (www.maosdevaca.com) já conta com grande quantidade de dicas: são descrições de como são e de como aproveitar melhor 15 pontos para fazer compras, oito lugares para se alimentar e 12 atrações turísticas. Também explica como é a cidade como um todo, quais são seus principais distritos e como encontrar um cybercafé, por exemplo.

O livro tem essas informações e mais 70 sugestões de hotéis e albergues com custo entre U$ 10 e U$ 200, além de um mapa do metrô da cidade.

DESTAQUES
Com fotos e um texto leve, o visitante é levado pela Quinta Avenida, pelas "lojas mais chiques e caras da cidade e, possivelmente, do mundo", até o Central Park. Conhece o Metropolitan Museum, a Biblioteca Pública e o Museum of Modern Art (MoMA), que é um dos mais importantes do mundo. Além disso, também atrações com menos glamour, como as lojas de 99 cents, equivalente às nossas conhecidas lojas de R$ 1,99, só que, afirmam os autores, com maior qualidade.

Diferenças culturais também são explicadas, para evitar vexames do turista desavisado.
Um exemplo de diferença que poderia causar confusão é o modo como os impostos se incluem nos preços dos produtos em Nova Iorque. De acordo com os autores, "o imposto não é embutido no valor do produto, como ocorre no Brasil. O preço que está na embalagem nem sempre é o preço final. Além daquele preço, você deverá acrescentar 8%. Se um item custa U$ 10, ele vai sair por U$ 10,80.

Há imprevistos que podem ser menos problemáticos, mas também são explicados pelo guia. Exemplo: o cachorro-quente. "Não há o hábito de socar tudo dentro do pão nos EUA. o hotdog é a salsicha (que está mais para linguiça calabresa), pão e uma mostardinha, no máximo um molho de chilli por cima". Segundo Denise, a maior dificuldade, no princípio, foi com a alimentação. "O americano é muito acostumado com fast-food. Ficar sem um rodízio de pizza e sem o pão francês é difícil até hoje".

Antes que o candidato a turista desista frente a essas complicações, Denise avisa que se trata só de uma questão de adaptação. "A primeira idéia que a gente tem quando fala em Nova Iorque é de uma cidade imensa, caótica, lotada de pessoas em todos os cantos, caríssima e com muita violência - e o maior choque é perceber que isto não é verdade".

Serviço: O Guia Nova York para Mãos-de-vaca é vendido pela internet e tem dois preços: U$ 11,99 (mais frete) para versão em livro; e U$ 4,99 para uma versão em PDF. O site é gratuito e, além das informações citadas, traz um link para a comunidade do guia no orkut.

Publicada em A Tribuna de 01/06/2008


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário