14 julho 2007

Biblioteca Pública - Parte 1 (atração turística)

(Fachada da Biblioteca Pública de NY, por: Henry Alfred)

Esta dica está dividida em duas partes:
1 - A Biblioteca Pública de Nova York;
2- Recursos da Biblioteca/Bryant Park.


1 - A Biblioteca Pública de Nova York

Você não é muito de leitura?
quanto tempo não entra numa Biblioteca para emprestar um livro?
Tudo bem! Mas, em Nova York, você entrará!
A Biblioteca Pública de Nova York é monumental. Se você chegar de metrô na Grand Central, você poderá descer, pela Park Avenue, até a rua 41, e de seguir até a Quinta Avenida. Este pequeno trajeto, entre as duas avenidas, é chamado de Library Way (Caminho da Biblioteca) e, nas calçadas, há placas de bronze com citações de grandes autores da literatura mundial.
A fachada da Biblioteca Pública é magnífica, dois leões protegem a escadaria principal e, no pátio dianteiro, há cadeiras e mesas para quem quer descansar, ler um livro, beliscar um lanchinho. Se o clima estiver ameno, nãomelhor paisagem.
(O leão, vigiando as preciosidades literárias, por: Henry Alfred)
Dentro da Biblioteca, novas surpresas. Ela é grande, mas os visitantes têm acesso livre a algumas salas. Há o salão de leitura principal, há uma exposição com obras e gravuras raras, e, na época do 4 de julho, há exposições com jornais da época da Independência e com documentos históricos.


O esquema das bibliotecas em Nova York é engenhoso. Existem dois tipos:
1 – uma rede de bibliotecas para pesquisa, entre elas, estão a New York Public Library (de Ciências Humanas), a Biblioteca de Artes Cênicas e Música (no Lincoln Center), a de Ciência, Indústria e Comércio, e a de Cultura Negra;
2 – uma rede de bibliotecas para empréstimo, com dezenas de filiais em Manhattan e nos outros quatro boroughs. Nestas filiais, o usuário pode emprestar até trinta livros (isto mesmo, 30!), 10 DVDs, VHS ou CDs, acessar Internet e pesquisar o banco de dados de empregos.
Portanto, na Biblioteca Pública da Quinta Avenida, não se emprestam livros. Mas, mesmo assim, para se consultar o acervo da Biblioteca, com um acervo em torno de 15 milhões de documentos (livros, manuscritos, periódicos), também é preciso estar cadastrado. E, para se acessar o setor de obras raras, é preciso ter indicação de alguém.
(Avançar para a Parte 2)


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

2 comentários:

  1. adorei as dicas , vou viajar daqui a uns dias e sou louca para ir na biblioteca pblica , abraços

    ResponderExcluir
  2. só nao esqueça, q só pode tirar foto até uma parte da biblioteca... o resto não é permitido...
    mas é muito bonito la dentro

    ResponderExcluir