1 – da rua 34 a 42;
2 – da rua 42 a 59.
A Quinta Avenida é uma rua com uma baita reputação. Todo mundo que vem a Nova York (ou melhor, quase todo mundo) sabe que nela há as lojas mais chiques e caras da cidade e, possivelmente, do mundo.
Comprar em tais lojas não faz parte dum roteiro para mãos-de-vaca. Se você veio com dinheiro trocado para comprar apenas uma camiseta “I Love NY”, evite sequer olhar os preços das roupas nas luxuosíssimas lojas de grife da Quinta Avenida. Na verdade, em algumas, as roupas nem tem etiqueta, sabe como é, rico não quer nem saber quanto custa, passa tudo no cartão de crédito.
Contudo, mesmo que você não pretenda comprar nada, um passeio pela Quinta Avenida é um programa obrigatório.
Eu lhe sugiro duas opções, dependendo de quanto você esteja disposto a andar:
1 – Começar na rua 34 e subir até a rua 59; ou
2 – Começar na rua 42 e subir até a rua 59.
Na primeira das sugestões, você iniciará seu passeio pelo Empire States Building, que é atualmente o prédio mais alto de Nova York (isto enquanto não concluem a construção do Freedom Tower, onde havia o World Trade Center).
Visto debaixo, o Empire States nem parece ser tão alto, aliás, pouco se consegue ver dele. É preciso andar umas três ou quatro quadras para poder enxergar a antena de TV no topo dele, mas eu lhe asseguro que é um edifício alto pra caramba. Quanto mais nos afastamos de Manhattan, mais percebemos como o Empire States se destaca na paisagem da cidade. Visto de New Jersey, por exemplo, ele se ergue sozinho e imponente, bem mais alto que os prédios ao redor.
Nesta região do Empire States, há vários restaurantes e lanchonetes boas e baratas. Na base do Empire States, na rua 34 com a Quinta Avenida, está localizado um restaurante mexicano, chamado Chipotle, que serve um prato de arroz, carne e salada. Com refrigerante livre, sai por mais ou menos 8 dólares.
Já falando de fast-food, há lanchonetes do McDonald’s e do Wendy’s de frente para o Empire States, na Quinta Avenida. A rua 34, em sentido Oeste, é conhecida com Little Korea (Pequena Coréia), por causa de seus vários restaurantes e lojas coreanos, porém, não é só de coreanos que se faz esta região, existem também inúmeros restaurantes japoneses, chineses, mercadinhos com produtos asiáticos, casas de karaokê, livrarias com livros orientais, lojas de antiguidades asiáticas. Um belo passeio para quem curte o mundo oriental.
Porém, nosso passeio é subindo a Quinta Avenida.
Este trecho entre as ruas 34 e 42 não é tão glamoroso quanto o outro trecho que segue da 42 em diante: há lojas mais baratas, com bugigangas, com souvenirs para turistas.
E, na rua 42, está situada a maravilhosa Biblioteca Pública da Nova York. É permitido tirar foto no interior dela, desde que não atrapalhe os usuários e, como já foi dito, atrás dela fica o Bryant Park, onde, no verão, ocorrem vários eventos e, no inverno, é montado um rinque de patinação no gelo.
Na próxima dica, continuaremos nosso passeio.
(Continua...)
Oi, Henry!
ResponderExcluirEstou indo para Nova York no finald e novembro e pretendo morar la por 4 meses. Eu gostaria de lhe pedir umas dicas de locais baratos para de morar. Eu sou estudante e estou indo morar com mais 4 amigos, nós estamos indo trabalhar em New york em um programa de intercâmbio. Um apartamento pequeno de dois quartos no Brooklyn ou no Queens, fica mais ou menos em quanto, voce sabe??
Tambem temos dificuldade em encontrar pessoas que queiram alugar a curto prazo, como é o caso. Se você puder me ajudar ficarei muito agradecida!
E aproveitando a oportunidade para dizer que o blog é fantastico! Muito inteligente e útil!!
Desde já, obrigada!
Carolina Ruas
Henry,
ResponderExcluirSuas dicas, além de muito interessantes, são super úteis.
Todos os seus posts já estão impresso para irem comigo. Chego em NY no dia 21.12, para passar o Natal e o Ano Novo. Muitas expectativas e ansiedade para a viagem.
Posso surgerir um tema para um post futuro? Sugestão de cidades próximas à NY que poderíamos visitar. Eu, por exemplo, quero tirar um dia para ir até Washington. Pelo que já pesquisei dá pra ir e voltar no mesmo dia.
Se tiver algum conselho para as festas de Natal e Ano Novo, aceito.
Grande abraço e continue postando.
Estou ansioso pela próxima dica.
Amyntor
Não tenho planos de ir para Nova York. Gosto mesmo é de Paris e enquanto não me cansar de lá, não viajo para outro lugar.
ResponderExcluirMas como estou aprendendo inglês, me interessei em saber mais sobre cidades de lingua inglesa.
Amei teu blog. cheio de informações.Vou olhar tudo bem devagar, absorvendo cada informação, cada dica. Nunca se sabe´não é ?
Abraços