5 de julho de 2011

Nova York bairro a bairro - Downtown

Downtown New York - Statue of Liberty

Nova York foi fundada e cresceu a partir da extremidade sul da ilha de Manhattan. Hoje, Downtown é o coração financeiro da cidade, e em suas ruas estreitas e sombrias há muita História.

Existem muitas maneiras de explorar e também de se perder em Downtown, ao contrário do resto de Manhattan, onde as ruas e avenidas são numeradas, com as ruas cruzando a ilha de leste a oeste, e as avenidas de sul a norte, em Downtown não existe muita lógica.

Downtown New York

As ruas são confusas, com bifurcações, curvas, algumas não passam de becos ou não tem saída, e os prédios altos também não ajudam muito na orientação.
É sempre importante ter um mapa em mãos e pedir informação aos locais.


Em dias de semana, o bairro fica cheio de trabalhadores da região, corretores da bolsa, executivos e bancários. Já aos finais de semana, os turistas dominam a área, em grandes grupos.
A vantagem de visitar Downtown num dia de semana é que você consegue encontrar todas as lojas abertas, assim como várias atrações turísticas.
Aos domingos, são poucos os estabelecimentos da região que abrem as portas, o que pode atrapalhar um pouco o passeio, principalmente se você se embrenhar pelas ruas fora do circuito turístico.

Downtown New York - City Hall

Eu sugiro que você comece o seu roteiro pelo City Hall Park, onde está a prefeitura. Algumas linhas de metrô descem diretamente dentro do parque, como as linhas 4, 5, 6 e R, outras saem perto, como A, C, E, 1, 2 e 3, na Chamber St.

Downtown New York

Seguindo para o norte da prefeitura, fica o Centro Cívico de Manhattan, onde estão localizados vários órgãos governamentais.

Downtown New York - Civic Center

A Suprema Corte de Nova York fica nesta região e às vezes há movimentação de repórteres, principalmente quando há algum bandido famoso sendo julgado.
Uma rápida passada por ali já é mais do que suficiente, depois é só retornar ao City Hall Park e prosseguir sua jornada rumo ao sul da ilha.

Downtown New York - Ground Zero

Se você conseguir segurar a ânsia para fazer compras, pode seguir em direção ao Ground Zero, onde se localizavam as Torres Gêmeas. Lembre-se que este é um canteiro de obras, estão construindo o Freedom Tower e um memorial para as vítimas do 11 de setembro, então há sempre andaimes, guindastes e britadeiras.

Downtown New York - Century 21

Bem na frente do Ground Zero, fica o paraíso dos mãos de vaca, a loja Century 21, com preços incríveis e geralmente lotadérrima. Sugiro que você deixe para retornar mais tarde ou em outro dia para as compras, principalmente se você for mulher ou estiver acompanhado da esposa. A Century 21 é um limbo, quem entra, demora horas e horas para sair.

Nas proximidades, há várias redes de fast-food, como McDonald's e Burger King, se você estiver com fome e não quiser gastar muito.

Trinity Church

Retornando pela Fulton St., você passará ao lado da St. Paul's Church, uma igrejinha que ficava de frente para o World Trade Center, e foi uma espécie de base para ajudar as pessoas e abrigar os voluntários do 11 de setembro. Dentro da igreja, há homenagens aos bombeiros, vítimas do atentado e às pessoas que se dedicaram a ajudar os outros. Merece uma visita.

http://www.trinitywallstreet.org/congregation/spc/

Vire na Nassau St. e prossiga rumo ao sul, você passará perto do Federal Reserve, um correspondente ao Banco Central brasileiro.

Downtown New York - Wall Street

Depois, você chegará a uma das ruas mais famosas do mundo, a Wall Street, chamada assim porque nos primórdios da colonização de Manhattan, havia um muro que protegia os colonos dos ataques dos nativos. Em nossa época, Wall Street é sinônimo de bolsa de valores e de muito dinheiro.

Downtown New York - Wall Street

Neste mesmo cruzamento, da Wall St. com a Nassau St, fica o Federal Hall, onde George Washington foi empossado presidente. Lá há um pequeno museu gratuitos, mas que só abre em dias de semana.

http://www.nps.gov/feha/index.htm

Downtown New York - Wall Street

De Wall Street siga para a Broadway, onde fica a Trinity Church, a igreja onde foi a rezada a primeira missa após a posse de Washington. É uma bela igreja e no cemitério anexo foram enterradas algumas personalidades da História Americana, como Alexander Hamilton, um dos pais fundadores dos EUA e dos redatores da Constituição.

http://www.trinitywallstreet.org/

Downtown New York - the Bull

Descendo pela Broadway, você chegará ao parque Bowling Green e verá o famoso touro da Wall Street.
Dependendo do horário, a briga pode ser feia para conseguir chegar perto dele e tirar uma foto, ainda mais se você quiser o tradicional retrato segurando os testículos do animal, ritual que dizem trazer sorte e dinheiro. Eba!!!

Downtown New York - Museum of American of the American Indian

Do outro lado do Bowling Green, há o National Museum of the American Indian, que possui um acervo com itens de tribos indígenas americanas.

Downtown New York - Museum of American of the American Indian

A não ser que você se interesse muito pelo assunto, este é literalmente um programa de índio. Há todo um aparato de segurança para entrar no museu, o acervo não impressiona e você sairá com a sensação que perdeu 30 minutos de sua vida lá dentro.
A boa notícia é o museu é grátis, ou seja, só perderá tempo mesmo.

http://www.nmai.si.edu/

Downtown New York - Battery Park

Imediatamente atrás do museu, encontra-se o Battery Park, de onde saem os barcos para a visitação da Estátua da Liberdade e para Staten Island, se você preferir não pagar para ir até a estátua.

Downtown New York

Contornando o parque pela State St., você encontrará Seton Shrine, onde morava Elizabeth Ann Seton, a primeira santa dos EUA.

http://www.setonshrine.org/

Downtown New York

E um pouco mais adiante, na Broad St. com a Pearl St., está o Fraunces Tavern, um restaurante famoso, típica armadilha turística, com comida ruim e cara, mas conhecido por ter sido a taverna onde George Washington celebrou, com seus camaradas, a retirada das tropas britânicas de Nova York.

http://www.frauncestavern.com/

Downtown possui várias outras atrações e segredos, mas este é um roteiro básico para você explorar o essencial desta vizinhança. Inevitavelmente, você acabará descobrindo, por si só, outros pontos interessantes pelas ruas de Downtown.

Clique aqui para sugestões de hotéis em Nova York


View Larger Map


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


10 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Pedro Ricardo Garcia6 de julho de 2011 08:51

    Que saudade deste lugar!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus que post fantástico!!!
    Amei, me lembrei dos meus dias em NY, visitei algum desses lugares, mas não segui essa ordem e acho até que fiz do final para o começo...
    Fiquei louca atrás do touro e nada de cahar, fiquei decepcionada, mas um dia volto e o encontro!
    Muito bom mesmo o post, outra hora vou ler com mais calma e salvar aqui para qdo voltar, ai sonhos!!!


    bjoS2

    ResponderExcluir
  4. Sempre leio o blog. Os posts são ótimo.. Tive uma dúvida. Em quanto tempo se passa por todos esses pontos que vc listou nesse passeio?

    ResponderExcluir
  5. Isto depende muito do ritmo individual. Se fizer este trecho caminhando, sem parar, leva uns 40 minutos, mas se você entrar nas lojas, tirar fotos, almoçar, entrar nos museus, fazer o passeio de barco, pode demorar horas e horas!

    ResponderExcluir
  6. Voltei recentemente e já estou sofrendo da Síndrome de Abstinência Pós-NYC. Saudades de monte desse lugar. Fiquei 3 semanas e nem deu pra conhecer tudo o que eu queria. Já tenho uma boa desculpa para voltar mais vezes. :)

    Henry, este blog e o livrinho me ajudaram muito mesmo! Saí espalhando para os amigos. :)

    ResponderExcluir
  7. Realmente, somente quem já foi à NY para descrever o que é aquele lugar... Que saudade!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei somente 2,5 dias em NYC mas me apaixonei...
    apesar q Boston tbm é legal... diferente, mas NYC é como na musica da Alicia Keys (desculpe se estiver errado), selva de concreto onde os sonhos são feitos....

    ResponderExcluir
  9. Quando fui em 2009 o Ground Zero ainda estava cercado por tapumes e em obras, então pouco se via. Por acaso fui lanchar no Burger King e ao sentar, no segundo andar, consegui ver o que estava por trás dos tapumes, aproveitei e fiz alguns registros fotográficos. Acho que poucos sabiam dessa vista, porque o Burger King estava vazio.
    Retornarei em 04/2012 e espero ter uma outra vista...

    ResponderExcluir
  10. Legal o roteiro, mas em se tratando de Downtown, gostaria de acrescentar um local que não foi abordado, mas para mim é imperdível: o Battery Park City que é a continuação do Battery Park subindo pelo lado oeste da ilha. Além da paisagem, tem uma marina repleta de bares e retaurantes próximo ao World Financial Center. É também o cenário de filmagem de vários filmes como Hitch, Conselheiro Amoroso. Abraço

    ResponderExcluir



Guias Nova York .PDF