14 setembro 2009

O código de ética não-verbal dos nova-iorquinos - parte 4

(Se você não limpar a sujeira do seu cãozinho, 100 dólares de multa!)

Voltar para a parte 3

Nas postagens anteriores, falei um pouco do código não-verbal dos nova-iorquinos, mas nesta quarta parte, talvez seja uma boa ideia falar do código verbal (ou escrito) que poucos estrangeiros sabem.

- os americanos e as multas
Aparentemente, os americanos adoram uma multa. E não estamos falando apenas de multas de trânsito, como furar o sinal vermelho, estacionar na calçada, ou dirigir embriagado (aliás, em NY, isto não é multa, é cadeia!), eles dão multas para tudo. Seguem alguns exemplos de ações passíveis de multas:

- não recolher o cocô do cachorro
- andar de bicicleta sobre a calçada
- buzinar em algumas ruas
- entrar no metrô sem pagar a passagem
- estacionar em frente a um hidrante
- alimentar as pombas e esquilos

A lista é longa... E se o policial pegá-lo em algum ato irregular, não há como fugir, mesmo sendo turista. Eles solicitarão alguma documentação, anotarão seu nome e você terá de comparecer à corte da cidade de NY para justificar-se ou pagar a multa.

- Mas eu vou embora em dois dias! Uhu! Não preciso pagar multa! - você diz. Bem, não sabemos exatamente o que ocorre com quem não comparece na corte, mas é provavel que seu nome fique registrado no sistema da polícia. Então, quando você retornar a Nova York e for reincidente, a punição poderá ser maior.
- Mas eu nunca mais vou voltar a NY! Uhu! - você diz. É, daí acho que não precisa pagar a multa mesmo.


- ainda sobre as multas - fumo e bebida alcoólica
Há uma cena recorrentes nos filmes que só passei a entender morando aqui: aquele bêbado, jogado na calçada, com a garrafa de cerveja dentro de um saco de papel pardo.
Isto ocorre porque, em NY, é proibido ingerir bebidas alcoólicas fora de um estabelecimento com a devida licença.
Ser pego significa levar uma multa.

Outra lei que já vigora há alguns anos na cidade e que recentemente tem causado o maior furor no Brasil é a proibição de fumar em locais fechados.
Isto vale para qualquer lugar fechado de Nova York: restaurante, bar, birosca, escritório, quarto do hotel, aliás, até dentro da própria casa os nova-iorquinos são proibidos de fumar e precisam se dependurar nas escadas de incêndio para dar um trago (senão dispara o alarme de incêndio).

Conclusão: são raras as ocasiões em que se pode beber e fumar ao mesmo tempo... Enquanto para algumas pessoas isto é péssimo, para um monte de gente é ótimo.
E, se desobedecer, leva multa!

- fotografando na Big Apple
Se você é igual aqueles japoneses que não desgruda da câmera e tira foto de tudo - do Naked Cowboy, das luzes da Times Square, do carrinho de kebab, do céu, do chão, dos esquilos no parque -, então fique sabendo que não existe nenhuma lei que proibe fotografia em locais públicos.
Você pode tirar foto de qualquer coisa, pessoa ou edifício desde uma via pública. Ninguém pode chegar e proibi-lo de tirar uma foto, nem exigir que você apague a foto de sua câmera, nem confiscar o seu memory card. Nem mesmo a polícia.
Este é um artigo básico da liberdade de expressão nos EUA e ninguém pode violá-lo.

Já em locais fechados, como prédios privados, a decisão sobre permitir ou não o uso de câmera fotográfica depende do estabelecimento. Alguns museus, como o Metropolitan Museum e o MOMA, autorizam a fotografia sem flash; já outros, como o Guggenheim, só se pode fotografar até o saguão, em outros, nem isto.
No entanto, mesmo nestes locais, caso você resolva desobedecer e tirar fotos, ninguém pode obrigá-lo a apagar as fotos. Contudo, você não poderá divulgá-las, mesmo que gratuitamente, sob o risco de ser processado.

Mas é claro que vale o bom senso: entre deletar uma foto e levar a surra dum baita negão enfurecido do Harlem por causa de uma foto não-autorizada, eu sou daqueles que opta por deletar...


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

33 comentários:

  1. Quando passei na Times Square ano passado vi um alemão andando na calçada e tomando uma long neck. Achei estranho, tinha um monte de policial mas ninguem falou nada... até tirei uma foto.

    ResponderExcluir
  2. É, às vezes acontece, especialmente durante o Saint Patrick Day.
    Mas já vi gente ser parada por bem menos...

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh... olha o preconceito !!!! Japoneses que não desgrudam da câmera e tiram foto de tudo ????? hauhauhauhauhahauhau... Sei que em momento algum vc quis ser preconceituoso, mas eu como boa japa que sou não poderia deixar esse post passar em branco !!!
    E adorei a dica, vou ter que comprar vários cards para minha máquina ...

    Abs,
    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ja e brasileira , mas , o verdadeiro e como ele descreveu!!!!!!!!!rsrsrsrsrs

      Excluir
  4. KKKKKKKKKKKK

    Preconceito algum, Sara, principalmente porque eu sou um dos que não desgruda da câmera! Só na espetáculo do Fuerza Bruta eu tirei 950 fotos... ;)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse post, ontem mesmo eu estava vendo o tópico das fotos no orkut (mais uma vez, parabéns pelas excelentes fotos) e estava curioso pra saber quais os lugares em que é proibido tirar fotos. Mais uma vez o MDV se antecipa às nossas perguntas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, outra situação que pode ser adicionada é que existe horários para ficar no parque. Eu estava no parque conversando com amigos em frente ao Brooklyn Bridge e fui multada!!! Os policiais disseram que o parque fecha as 9pm e eram 2am. Tive que ir pra corte e pagar $25 de multa =D

    ResponderExcluir
  7. Oi, Joanna.

    Eu já sabia que alguns parques e praças "fecham" à noite. Agora, que eles davam multa para quem fica nestes parques à noite eu não sabia... Que coisa!

    ResponderExcluir
  8. No MET em algumas galerias não pode tirar foto, a maioria que não pode são aquelas de arte moderna que têm umas coisas bem legais que dá vontade mesmo de tirar foto. Mas como no museu quase todo pode tirar foto, não posso reclamar.
    Em Washington DC tem multa para quem come e bebe na estação de metrô. E para piorar não tem lixeira nas estações, não dá nem para se livrar da prova do crime.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Pretendo ir para Nova York em jan/fev de 2010 e estava pensando em alugar um apartamento ou algo do tipo. Iremos em 4 pessoas e a idéia é ficar por lá cerca de 20 dias. Teria alguma recomendação/dica nesse sentido?

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  10. Alfred,

    Uma amiga me indicou o seu blog e eu estou adorando!
    Estou programando uma viagem à New York, eu e meu marido, para o final de novembro próximo, dia 25 ou 27 , com retorno previsto para o dia 5 ou 6, ou 7 de dezembro. Verifiquei os preços há algum tempo atrás, antes de providenciar o meu visto, mas estou horrorizada com os preços de passagens e hotéis. Essa é uma época que tudo fica mais caro? Qual a melhor época de visitar NYC com possibilidade de algumas compras? Gostaria de ir ao teatro, museus, passear a pé....mas estou quase adiando a viagem, pois os preços estão me desanimando. E que me sugere? Grata, Taty

    ResponderExcluir
  11. Lembro quando eu estava fotografando os predio do rockefeller center do lado do fora e ele falou que eu não podia podia tirar fotos ah se eu soubesse disso rss

    ResponderExcluir
  12. Henry,

    Eles chegaram a paisana e deram a multa, alegaram que tem placas em volta do parque avisando sobre o horário... mas ninguem viu rsrsrsrs
    NYC mereceu meus $25! Eu amo essa cidade.

    Ps: to indo passear por aí semana q vem =D

    Beijoo

    ResponderExcluir
  13. Oi Henry, tudo bem?
    Estou indo para NYC em Dezembro e o seu blog tem me ajudado muito!!!
    Só queria saber se vc sabe oq tem pra fazer de bom no Reveillon ai na cidade. Se puder me dar alguma dica eu agradeçoo!!!

    beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Se você tiver como vir em outra época, Taty, especialmente se for na primavera, é melhor ainda.

    Dezembro e janeiro são épocas de altíssima temporada. A cidade fica lotada e todos os preços, principalmente em regiões turísticas, disparam.

    Além de que é frio pra burro!

    ResponderExcluir
  15. Estou amando o seu blog Henry.. já li ele qse todo! Estou indo pra NY no início de dezembro e devo ficar até início de março. Fiquei com medo do frio agora que vc falou, mas como vc tb disse antes "não é o frio, vc que está mal agasalhado!".

    Adorei todas as dicas, já não estou me sentindo tão insegura. Gostaria de saber (não sei se vc fala em outro tópico que eu ainda não tenha visto) onde se compra o ipod mais barato no qual vc se referiu em um tópico (que eu não lembro qual), mas vc só mencionou e não indicou onde fica esse lugar.

    Obrigada! E continue sempre com essas dicas sensacionais!

    ResponderExcluir
  16. E no caso de máquinas profissionais e semi-profissionais? Aqui no Brasil, dependendo da máquina a gente pode entrar ou não. em NY tanto faz?

    ResponderExcluir
  17. Oi, "Intervalo".

    Nunca vi esta diferenciação por aqui, principalmente porque o que mais se vê pelas ruas são SLRs, de todos os tamanhos.

    A única vez que percebi uma discriminação com câmeras profissionais foi na saída da Broadway. A estrela de "Legally Blonde" estava saindo da peça para dar autógrafos, e todo mundo estava tirando foto com câmeras compactas, quando tiramos as nossas câmeras, os seguranças entraram na frente e tentaram nos impedir. Mas isto é exceção.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada mesmo!
    minha maior preocupação era com a camera!

    ResponderExcluir
  19. Ola adorei suas dicas, hah
    ! eu e minha familia estaremos indo passar fim de ano em nova york, porem gostaria de dicas pois tenho uma criança de 8 anos, gostaria de dicas de restaurante aonde ela possa ir.

    ResponderExcluir
  20. oi, gostei desse blog, eu meu marido estamos indo para esta maravilhosa cidade juntamente com casal de amigos, tenho uma crianças de 9 anos e eles de 8 anos, entao vc pode me dizer se é uma boa ideia passar reveillon na time square com os pinpolho? se nao for possivel qual a dica??

    ResponderExcluir
  21. Henry, seus comentários são ótimos, este site é maravilhoso e eu dou muita risada. E dar risada eu adoro.
    Estive em NY uma única vez (que pena) e pagamos um mico em plena Times Square (pagamos não, meu marido pagou), saiu de um bar com uma garrafa de cerveja na mão caminhando e bebendo tranquilamente, quando um policial de mais ou menos 3m o abordou, e como ele não falava uma única palavra em inglês (com exceção de Oh! my god) só percebeu que estava fazendo algo errado por que o homem berrava e gesticulava. Eu andava na frente olhando alguma coisa e voltei para socorre-lo. Não levamos multa nenhuma. Ufa.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Henri! uma vez, atravessei a rua quando o semáforo estava verde para os carros, mas naquele momento não havia nenhum passando..de repente ouvi o som de "alerta" vindo daquele "mini carro" da polícia. O policial desceu de lá, pediu meus documentos e falou alguns sermões (faça isso no Brasil mas não aqui!), me liberou e depois ficou me "acompanhando" paralelo 'a calçada.. q vergonha..

    ResponderExcluir
  23. Olá Henry, me chamo Gabriela(nao consegui acessar ao blog com minha cnta do google, por isso Anonima)
    Estava eu a procurar passagem para o brasil e sem querer descobri q é muito mais barato ir para NY, então decidi pesquisar valores em NY e encontrei o seu blog... FANTÁSTICO. encontrei tudo que precisava saber, minuciosamente explicado e atenciosamente respondido. Resumo, vou ficar com saudade mais um tempo da familia e realizar um sonho de infancia q é conhecer a Big Apple. Pergunta; Acha que com uma média de 800 euros, eu fico por ai uns 15 dias e me safo bem?(sem pagar hospedagem) pretendo ir em novembro. Parabéns, teu blog é fabuloso e necessário.

    ResponderExcluir
  24. Oi adorei seu blog gostaria de dicas pois estou indo com meu marido e filho de 6 anos, Obrigada Tania Salles

    ResponderExcluir
  25. Excelente o site.
    Muito boas as dicas de ética não verbal dos americanos. Vai me ajudar muito na minha viagem, no próximo domingo. Abraço

    ResponderExcluir
  26. Nao 'e tudo que pode fotografar nao... estava na grand central e vi dois soldados americanos, direcionei a maquina pra eles e um deles ja fez sinal que nao podia fotografar...
    Fiquei muito sem graca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que não gosta de ser fotografado. Se vc quiser fazer isso (em qualquer lugar do mundo, até mesmo no Brasil) eu recomendaria discrição. Contudo, eu NUNCA ficaria sem graça com isso. Já descobri que esses militares americanos estão LONGE de serem os "bastiões da moralidade" como eles propagam nos filmes ou na tv... Outro dia, numa balada de NY, vi um grupo de militares FARDADOS, bêbados, "enchendo a cara" de vodka na frente de todo mundo e zoando com a mulherada (um deles até seu uma "sarrada" na mulher que ele estava azarando. Achei muito esquisito aquilo. Principalmente porque, no Brasil, evitamos fazer esse tipo de coisa usando roupas de trabalho ou crachá (quem dirá um uniforme!). Enfim, a coisa NÃO é tão séria como nós achamos...

      Enfim, se eu estivesse nessa sua situação (do cara pedindo pra não ser fotografado), diria apenas "sorry"...

      Excluir
  27. Em locais públicos você tem o direito de fotografar o que quiser, inclusive os soldados. É a primeira emenda da constituição americana, que eles tanto valorizam.

    No entanto, a Grand Central é um edifício parcialmente privado, e a fotografia no interior fica a critério de quem a controla (duvido que seja o exército). Mas também não recomendo discutir com o militares, principalmente sendo turista.
    Provavelmente, se você fosse algum americano, já teria gritado: "This is a free country!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, ano passado na entrada da cidade, meu marido tirava fotos e um guarda parou o taxi. Disse que eh proibido tirar fotos das pontes de entrada da ilha. Pediu pra ver as fotos e ver todas sendo apagadas. Eram fotos do caminho, nada sobre detalhes da ponte, nem era uma câmera profissional. Apagou tudo e fomos embora sem graça.

      Excluir
  28. Este respeito e a educação que vi em NYC foram pra mim a mais fantástica experiência vista. Fiquei encantada com isso.
    Uma situação que me chamou atenção foi o cuidado que os carros têm ao chegar em qq cruzamento ou perto das faixas de pedestres, sempre diminuem a marcha, mesmo o sinal estando aberto para eles. Ninguém entra varado...

    ResponderExcluir
  29. Anônimo, o que mais vejo aqui em NYC, é gente atravessando a rua com o sinal de pedestre vermelho (sempre nos locais apropriados, frise-se). Acho que alguns policiais adoram fazer sermões idiotas pra turistas (só pra "mostrar serviço" nos locais turísticos), mas aqui NÃO é essa organização toda que eles "pintam" não. Em áreas menos turísticas, vi um monte de gente atravessando no sinal vermelho, bem na frente de vários policiais, e eles não deram a menor importância

    Isso nunca aconteceu comigo, mas se algum dia um policial me parasse por causa dessa besteira, eu diria (educadamente): "Sorry, vi muita gente fazendo aqui em NY. Pensei que pudesse".

    Simples assim. Respeitem a lei, mas não precisa fazer um "big deal about it"

    ResponderExcluir
  30. Estou em NY agora e me encantei com seu blog! Parabéns! Incrível toda a sua observação! Concordo com tudo!! Um abraço!!

    ResponderExcluir