15 de outubro de 2011

Nova York, bairro a bairro: Midtown East - roteiro 2

Grand Central, New York

Assim como no roteiro 1 de Midtown East, qualquer passeio por esta vizinhança tem de começar pela Grand Central, a imponente e histórica estação de trem de Manhattan.
Em seu interior, há várias lojas e o Grand Central Market, um mercado com o que há de melhor em se tratando de pães, frutas, queijos e massas, mas careiro o bastante para afugentar qualquer mão de vaca.

Grand Central - New York

O saguão principal é uma atração à parte, por onde milhões de pessoas transitam todos os anos. Nas duas laterais, há restaurantes chiques e caros, já, no subsolo, há uma praça de alimentação, com tipos de culinária de várias culturas diferentes. No entanto, se você quiser economizar, fora da Grand Central há opções muito mais baratas, às vezes apenas cruzando a rua.

Chrysler Building - New York

Assim que sair da estação para a rua 42, você dará de cara com o Chrysler Building, um dos edifícios favoritos dos nova-iorquinhos, com sua cúpula reluzente.

Chrysler Building - New York

Infelizmente, o Chrysler Building não é aberto à visitação, como ocorre com o Empire State Building ou o Rockefeller Center, ou seja, você só poderá admirá-lo e fotografá-lo debaixo ou do topo de algum prédio próximo, já que este é um dos cartões da cidade.


Seguindo no sentido leste, você chegará à Lexington Avenue, uma rua estritamente comercial, com lojas, farmácias e restaurantes.
Um dos nossos restaurantes favoritos da cidade fica na Lexington, entre as ruas 40 e 41, o Sophie's, uma rede de comida cubana, barata, rápida e de ótima qualidade. Quando bater a saudade da comidinha brasileira e você quiser gastar pouco, passe num dos vários Sophie's de Manhattan e se delicie com seus pratos de arroz, feijão, salada e a mistura, ou mande ver no croquete de presunto (croqueta de jamón), no pastel de carne ou no bolinho de purê de batata com recheio de carne moída (papas rellenas).
Melhor? Quase impossível!

Sophie's Cuban Cuisine
http://www.sophiescuban.com/

Tudor City - New York

Depois prossiga pela rua 42 até a Segunda Avenida, e vire em direção ao sul, fazendo o contorno pela rua 41. Você terá chegado na região de Tudor City, um bairro residencial de alta classe e extremamente agradável, bastante arborizado - o oposto do que se imaginaria de uma metrópole como Nova York - com parque, restaurantes e um viaduto que lhe proporcionará uma bela vista da rua 42 e do Chrysler Building ao fundo.
Atravesse o viaduto rumo à rua 43 e explore Tudor City. Uma boa ideia é sentar-se para descansar num dos bancos do caminho, se o dia estiver agradável.

UNO Headquarters, New York

Por fim, encaminhe-se à Primeira Avenida, quando você avistará a famosa sede das Nações Unidas. Ao longo da primeira avenida, em dias de semana, estão hasteada as bandeiras de todos os países pertencentes à ONU.

UNO Headquarters - New York

A visitação ao pátio de entrada é gratuita, mas, se você quiser conhecer as instalações da ONU, terá de pagar a visita guiada.
A entrada para a visita custa 16 dólares para adultos, 11 dólares para estudantes e 9 dólares para crianças menores de 12 anos (é proibida a entrada de crianças menores de 5 anos).
O horário da visita guiada é de segunda a sexta, das 9:45 até as 16:45.

Sinceramente, a não ser que seja o seu sonho conhecer o interior da sede da ONU, não acho que seja um passeio indispensável.

Site oficial de visitação à ONU

Depois, é só iniciar o trajeto de volta à Grand Central. Este roteiro pode ser percorrido facilmente em 1 hora e meia, não incluindo o tempo necessário para paradas em restaurantes, lojas ou para a visita guiada à ONU.



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


3 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Muito útil o post!
    Gostaria de saber se conhece a craig list, de aluguel de apartamento para temporada.
    As opções são ótimas, mas os preços muito baixos, estou desconfiada... rs!
    Estou indo pra NY dia 24/11 e pretendo alugar por esse site, mas não tenho muitas referências...
    Obrigada,

    Patricia.

    ResponderExcluir
  2. Olha, já fiquei duas vezes em apartamentos alugados via craiglist, mas todo cuidado é pouco. Existem muitas arapucas para pegar o teu dinheiro e voce ficar na mão. Uma dica é desconfiar sempre dos preços escandalosamente baixos, pois a regra de preços de mercado nunca é quebrada, por isso, desconfie dos milagres. Também tenha cuidado com pagamentos antecipados, corre o risco de voce ficar a ver navios. O bom é pedir para alguem que mora por lá dá uma verificada, e trocar muitos e-mails com a pessoa que está oferecendo, pela conversa dá para voce perceber se o negócio é sério ou apenas querem te dar um golpe.

    ResponderExcluir
  3. Estou em NYC em apartamento alugado. Nunca mais fico em hotel. Nao lembro o nome da empresa, mas o prédio de apartamentos fica na 32, entre a Park Av e Madison.

    Gosto muito do blog, mas permita-me discordar de que a visita ao prédio da ONU seja dispensável. Fiz a visita guiada por uma brasileira e adorei. Espero que esta facillidade ainda seja oferecida.

    Li sua observação sobre os caixas americanos odiarem que vc facilite o troco. Acho isso muito doido, mas eh isso mesmo.

    ResponderExcluir



guias NY .PDF