16 de janeiro de 2010

Nova York, informações básicas - parte 1 (utilidade pública)


Para começar, vamos falar da maior preocupação do mão-de-vaca: dinheiro.

A moeda oficial dos Estados Unidos é o dólar. Para acompanhar a cotação da moeda americana, o site que costumo utilizar é o http://www.xe.com/ucc/, que fornece cotações para inúmeras moedas do mundo.
Para a cotação do dólar em comparação ao real, o Uol Economia - Cotações também é muito bom, pois também apresenta o histórico das cotações.

Quais são os valores do dólar?

Moedas
- 1 centavo (penny), esta moeda é uma praga, multiplica-se incontrolavelmente no bolso e você não consegue gastá-la, é de cor acobreada;
- 5 centavos (nickel), prateada;
- 10 centavos (dime), a moeda de dez centavos é um pouco menor do que a de 5 centavos, o que pode confundir um pouco no começo, prateada;
- 25 centavos (quarter), esta é uma das moedas mais úteis, já que serve para ligações em telefones públicos, em máquinas de refrigerantes, ou em parquímetros, prateada;
- 50 centavos (half dollar), é uma moeda particularmente incomum. Nunca vi em circulação em NY, a que eu tenho, comprei na feirinha hippie lá em Curitiba, prateada;
- 1 dólar (one dollar), também é uma moeda incomum, geralmente vem como troco na compra de METROCARDs com dinheiro, prateada com uma borda dourada.

Cédulas
- 1 dólar (one dollar), com a cara de George Washington, verde;
- 2 dólares (two dollars), com a cara de Thomas Jefferson, é uma nota relativamente rara, só vi uma vez na vida;
- 5 dólares (five dollars), com a cara de Abraham Lincoln, verde, ligeiramente avermelhada;
- 10 dólares (ten dollars), com a cara de Alexander Hamilton, verde, ligeiramente alaranjada;
- 20 dólares (twenty dollars), com a cara de Andrew Jackson, verde, meio amarelada, é um das notas mais comuns, ao lado da de 1 dólar, principalmente porque, na maioria dos caixas eletrônicos, o valor mínimo para saques é de 20 dólares, ou múltiplos de 20. Aliás, vários estabelecimentos comerciais não aceitam notas superiores a 20 dólares, por causa da falsificação, por isto, quanto mais trocados você tiver, melhor;
- 50 dólares (fifty dollars), com a cara de Ulysses S. Grant, verde, meio rosada, é um nota um tanto incomum;
- 100 dólares (one hundred dollars), com a cara de Benjamin Franklin, verde clara. Uma carteira cheia delas é o sonho de todos os mãos-de-vaca.


A hora em Nova York

Os EUA continental está dividido em 6 fusos horários, sendo que Nova York está na Zona Leste, isto faz com que o horário na cidade tenha uma hora a menos, por exemplo, se são 4 horas da tarde em Brasília, serão 3 horas em Nova York.

No entanto, isto muda um pouco durante o horário de verão no Brasil, quando esta diferença passa para três horas, ou seja, se são 6 horas da tarde em Brasília, em Nova York são 3 da tarde.

Além disto, há também um período no qual a diferença é de 2 horas, ou seja, uma confusão! Por isto, é muito importante ajustar o seu relógio assim que chegar aqui, para não perder os horários dos musicais na Broadway, por exemplo, ou acordar 7 hora da manhã achando que são 10.

Também confira se o horário da sua passagem de volta ao Brasil está com o horário do Brasil ou dos EUA, para não perder o seu voo, e isto não é tão incomum quanto se pensa.

Voltagem e padrão de tomadas

A voltagem em Nova York é 110 volts, portanto, se o aparelho elétrico que você houver trazido do Brasil for para 220 volts, você precisará de um conversor.

Outro problema são os padrões dos plugs. Nos EUA, é usado o plug com dois pinos chatos e, às vezes, particularmente para computadores, com dois pinos chatos e um redondo em cima.

(Tipo de plug comum nos EUA)

Algumas tomadas já são apropriadas para este plug de três pinos, mas isto não é regra.

Muitas vezes, você precisará de adaptador (que, para os padrões mais comuns, dá para comprar por 99 centavos no Jack's). Aliás, com os novos padrões de plug do Brasil, imagino que tais adaptadores deverão ser comprados diretamente no Brasil, para evitar chegar aqui e não ter como utilizar seus eletrônicos.

(Tomada para plug de três pinos)


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


12 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Bom dia Henry. Gostaria de parabenizá-lo por seu e-book, excelente, muito bom mesmo, e, também, por seu blog, tem sido muito útil para o planejamento da viagem que farei com minha família em julho, partindo de Miami e terminando em New York. Se você tiver um tempo e quiser dar uma olhada é só acessar http://anasepaulo.blogspot.com.
    Mais uma vez, parabéns e obrigado pelas dicas.
    Paulo Henrique.
    P.S. estou recomendando o seu site no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Sobre as tomadas tive o maior problema dessa vez. Já tinha ido aos Estados Unidos e sabia como as tomadas eram, por algum motivo esqueci desse detalhe e levei o carregador do meu celular. A bateria dele acabou e não tinha como carregar. Lá ele era apenas meu despertador. Como um despertador era mais barato e mais fácil de encontrar do que um adaptador, comprei um quase extinto despertador.
    Acabo de voltar da segunda vez em Nova York, e assim como na primeira, guiada pelo Mãos de Vaca.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Vou viajar para NY em Agosto e gostaria de saber se todas as notas são aceitas. Tenho notas antigas guardadas de quando viajei para a Flórida e elas já tem uns 10a 20 anos! Estão conservadas e parecem novas, mas estão com aparência diferente das atuais. Algum banco trocaria pra mim se fosse necessário? Qual?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    primeiro quero parabenizar pelo blog. Estou preparando minha primeira viagem à NYC para março deste ano e as suas dicas são tuuuuudo no meu roteiro!!!
    Bom, mas senti falta de uma importante infomração: A SEGURANÇA EM NYC. É estarei viajando sozinha e gostaria de saber como me comportar, principalmente à noite, em NYC. Claro que como qualquer cidade grande sei que tem aqueles cuidados básicos. Mas eu quero saber sobre o metrô.. por exemplo.. até que horas posso pegá-lo? Tem algum perigo? Meu inglës é básico e já tive em cidades grandes como Roma, Paris.. e nesses lugares eu pegava o metrô até meia noite sem problema nenhum. Mas como estarei alone gostaria de mais informações. Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Você não precisa se preocupar com a segurança em NY. Atualmente é uma das grandes cidades mais seguras do mundo e, com certeza bem mais segura do que Roma e Paris.
    O metrô funciona 24 horas e você ficaria impressionada com o tanto de gente que usa o mestrô de madrugada. Só não ir muito longe das áreas turísticas, como para o Bronx ou certas regiões do Brooklyn, que não tem perigo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Henry,
    fiquei feliz demais quando vi a sua resposta!!! Estou um pouco preocupada por estar indo sozinha, mas se o metrô é 24 horas e não tem perigo, já fico bem mais sossegada. E você tem toda razão, Paris e Roma não são tão seguras à noite, e o metrô só funciona até 1:00 da manhã. Eu sempre tinha que pegar táxi quando voltava mais tarde para o hotel. Espero poder contriuir com seu blog quando voltar de viagem. Muiiiiiiito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Henry, Estou de mudança (quase certa) para Chicago e gostaria de saber se no blog maos-de-vaca tem algo a respeito da "Windy City".
    Dicas como onde comer, onde comprar, o que fazer... e coisas importantes para quem for morar são de grande importancia agora nesse momento. Sou uma mao-de-vaca de "mao cheia" e toda informação será de muito valia.
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  8. OI Henry, parabéns pelo seu traalho, muito útil!

    Estou indo com minha família para NY e gostaria de saber se vc recomenda ir do JFK até o Hotel de metrô e na hora de ir embora tb. Caso vá de táxi, vc tem uma noção de quanto fica uma viagem de táxi do aeroporto até o Madison Square Garden? Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que bom que falou sobre as voltagens!!!
    Estou indo no início de 2013 para um intercâmbio nos EUA. Imagina se eu queimo meu Celular ou meu Notebook, porque não levei um conversor.
    Obrigado pelas dicas e continue postando.
    Abraços,
    Renato

    ResponderExcluir
  10. Na verdade a diferença de horário de NY em relação a Brasilia é de -2 horas, quando nos EUA estão em horário de verão, a diferença passa para -1 hora, quando nós estamos em horário de verão, a diferença passa para -3 horas. Existe um período que os dois estão em horário de verão, (outubro e novembro), neste caso a diferença é -2 horas

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se é possível comprar e trazer um teclado musical para o Brasil, sem problemas e se vc tem alguma referência de lugares onde se vende instrumentos musicais. Vou ficar em New Jersey. Obrigada. Gislane

    ResponderExcluir
  12. Margareth Miranda ramos10 de junho de 2017 07:08

    bom dia.que bom que achei este sait.precizo de informações.viagem este mês para.nova york.tenho algumas dúvidas.sobre meu celular.devo levar sem o chip.ja que ele é de conta.e gostaria.de deixar com minha filha.e comprar.outro chip em nova.york.ficaria.mais.em conta.?estou indo a.passeio .está é minha primeira viagem internacional.e sobre minha chapinha pois não descrudo dela para nada.Vale a pena comprar uma la.

    ResponderExcluir



guias NY .PDF