16 de março de 2014

Bruxelas para Mãos de Vaca - que tal um waffle belga de verdade?


Um povo que inventou os waffles, (supostamente) a batata-frita e têm alguns dos melhores chocolates do mundo deveria ser reverenciado de joelhos.
A verdade é que, se você não consegue resistir a estas tentações, a Bélgica não é dos melhores destinos para quem está de dieta.

Os waffles, ou gaufres, belgas são simplesmente deliciosos e, por mais que algumas pessoas recomendem certos estabelecimentos mais requintados, o fato é que para o leigo praticamente qualquer portinha será um deleite.


Os preços partem de 1 euro e o céu é o limite para os waffles mais famosos. Inclusive, bem perto da Gran Place, seguindo para a estátua do Manneken Pis (do menininho fazendo xixi) pela Rue de L'Etuve, tem um waffle muito bom, com várias coberturas, por 1 euro ou um pouco mais.

Há algumas redes de waffles em Bruxelas, como a Belgaufra (www.belgaufra.com), com opções mais baratas, e a Vitalgaufre (www.vitalgaufre.com), a minha favorita, com um waffle com barras de chocolate dentro, mas que custa um pouco mais caro, na faixa de 2,50 euros. As duas podem ser encontradas na Rue Neuve, uma rua somente para pedestres paralela à Boulevard Adolphe Max, nas proximidades do shopping center City 2.

Outros waffles famosos são os dos quiosques da feira dominical da Gare du Midi e, aquele considerado o melhor de todos, da Maison Dandoy (www.maisondandoy.com), na Rue du Beurre 31, bem perto da Gran Place.

Se você quiser o waffle puro, sem cobertura nem nada, peça "natural". É geralmente a opção mais em conta.

Se você já experimentou os waffles belgas em Bruxelas, qual é a sua recomendação?

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


2 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Comi um waffle num quiosque ao redor do Atomium, em Bruxelas. Pedi a opção que vem acompanhada com chocolate e paguei 2,00 euros. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Em Bruxelas o gaufre é tão, mas tão gostoso que vale até os que vendem nos quiosques dentro das estações de metrô, Carrefour, etc. Só o cheiro já é uma coisa. Há 2 tipos básicos: Liège e o de Bruxelas. O 1o é mais denso (tipo massa de pão) com umas pedrinhas de açúcar chamadas pérolas) e o 2o é mais leve e crocante (tipo massa de bolo). Tem que experimentar os dois. Puro os com tudo que tem direiro (Morango, banana, Nutela, chocolate, chantily, sorvete, etc, etc, etc). TUDO é delicioso!

    ResponderExcluir



guias NY .PDF