4 de março de 2013

Grote Markt de Bruxelas, um giro por esta lindíssima praça central

Grote Markt, Bruxelas

Como várias outras cidades europeias, Bruxelas nasceu e floresceu ao redor de sua praça principal, conhecida Grand Place em francês ou Grote Markt em holandês, que recebe este nome porque era onde ocorriam as feiras e boa parte do comércio local.

Com o passar dos séculos, alguns dos mais imponentes edifícios de Bruxelas foram construídos em torno desta praça e estão entre suas principais atrações turísticas.

Hôtel de Ville/Stadhuis
Na lateral sudoeste da praça (ou à esquerda na foto do topo), está a prefeitura de Bruxelas, do século XV. Há uma lenda que justifica as proporções desiguais entre as laterais deste edifício: segundo ela, havia sido um erro do arquiteto, que, ao descobrir sua falha, suicidou-se jogando-se do alto da torre.
Na verdade, supõe-se que esta assimetria deva-se à falta de espaço e às exigências do local.

É possível fazer um passeio guiado pela prefeitura, que custa 5 euros por pessoa. As explicações são em três idiomas:
- holandês, 1 da tarde às quartas, ou 11 da manhã e 4 da tarde aos domingos
- francês, 2 da tarde às quartas, ou 3 da tarde aos domingos
- inglês, 3 da tarde às quartas, ou 10 da manhã e 2 da tarde aos domingos
Precisa chegar com uns 15 minutos de antecedência e comprar o ingresso no centro de informações turísticas na praça, no térreo do edifício.

Guildas e a Casa do Rei
Grote Markt, Bruxelas

Circundando o Grote Markt, você avistará belas residências que pertenciam às guildas, associações medievais que protegiam os interesses de certas classes de trabalhadores, mais ou menos como sindicatos. Elas ocupam o setor noroeste e sudeste da praça.

Já na lateral nordeste, está a Casa do Rei (Maison du Roi, ou Broodhuis), onde havia um mercado no século XIV e, posteriormente, a residência do Duque de Brabante. Hoje, é o Museu da cidade de Bruxelas, com vários itens e artefatos relatando sua História.
Normalmente, a entrada custa 4 euros, porém, no primeiro domingo do mês, é gratuita para todos os visitantes. O Brussels Card também é aceito.
Aberto de terça a domingo das 10 da manhã às 5 da tarde.

http://www.museedelavilledebruxelles.be/

Grote Markt, Bruxelas

No lado oposto da praça, na Rue Charles Bols, você encontrará uma estátua em homenagem a Everard 't Serclaes, um heróico personagem flamengo.
Acredita-se que quem passar a mão nesta estátua obterá boa sorte e terá seus desejos realizados, porém, atualmente, a estátua é apenas uma réplica, já que a original se deteriorou com o passar dos anos, mesmo assim, você não perderá a oportunidade de cumprir esta tradição.

Manneken Pis
Manneken Pis, Bruxelas

Outra escultura famosíssima em Bruxelas, que também é um dos símbolos da cidade, é o Manneken Pis, ou o menininho fazendo xixi.
É uma estátua pequena, mas que faz muito sucesso entre os turistas, principalmente porque há um costume de vestir a estatuazinha com diferentes roupas no decorrer do ano.
Distante duas quadras do Grote Markt, basta seguir pela Rue de L'Etuve até chegar à Lombardstraat. A estátua está numa das esquinas.

Eu recomendo pelo menos duas visitas ao Grote Markt de Bruxelas, uma de dia e outra de noite, pois os edifícios iluminados são uma atração à parte.
Aproveite para comprar uns waffles nos arredores e sentar-se na praça para curtir esta atmosfera de cultura e beleza.


Ver Grote Markt Bruxelas num mapa maior


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


Um comentário via BLOGGER
comente também
  1. Esta é, provavelmente, a praça mais louca em termos de arquitetura que eu visitei. Valeu por me ajudarem a recordar.
    Boas viagens.

    ResponderExcluir



guias NY .PDF