18 março 2013

O que você precisa saber sobre as pizzas romanas


As pizzas romanas não costumam ter uma boa reputação entre os turistas, mas por uma razão muito simples: eles não devem ter ido aos lugares certos.

Em Roma, existem pizzas boas e baratas, boas e caras, ruins e caras, e ruins e baratas. Além disto, há alguns estilos mais tradicionais, e outras sem estilo algum.

A verdade é que não é difícil encontrar boas pizzarias pela cidade, mas também é muito fácil cair em armadilhas, ou seja, conhecer alguns endereços mais populares é a garantia de não errar.

Pizza a taglio - as baratas e boas


Se você pretender economizar com alimentação na capital italiana, inevitavelmente acabará passando uma ou várias vezes pelas pizzarias a taglio, isto é, pizzas por pedaço.

No entanto, em Roma as coisas funcionam de maneira diferente. Nestas pizzarias, você não encontrará uma pizza redonda cortada em oito fatias, mas sim uma imensa pizza retangular, sendo que os pedaços são cortados com tesoura. E o preço é por peso, ou seja, um pedação caprichado pode sair por uns dois ou três euros.
As variedades de pizzas não são grandes. Além da tradicional com molho vermelho, há quatro ou cinco variações, como pizzas brancas (sem molho) ou até pizzas frias para o verão.
A minha favorita é a pizza branca com batata, é sensacional!

Estas pizzarias a taglio também costumam vender alguns salgados tradicionais italianos, como o supplí, o arancino e almôndegas de frango. Estes salgados também costumam ser baratinhos, ou seja, se o pedação de pizza não for o suficiente, peça mais uns dois arancini e manda bala!

A melhor pizza a taglio que provamos em Roma foi o Pizzarium, uma portinha, numa região relativamente próxima ao Vaticano, apesar de estar um pouco fora do circuitão turístico. Além disto, também foi o melhor arancino de todos. Simplesmente extraordinário!


Outra vantagem da pizza a taglio é que você pode pedir pedaços pequenos e experimentar vários sabores diferentes, ou pedir para levá-los e comer mais tarde.

Algumas recomendações

Pizzarium
Via della Meloria 43

Nice Pizza e...
Via Laurentina 623

Titto's Pizza
Via Francesco Grimaldi 48

Pizza dai Cinque
Viale Ippocrate 118 120
Facebook

As boas e caras

As pizzas boas e caras implicarão em sentar-se em um restaurante e pedir uma pizza inteira. Normalmente, são pizzas individuais e os preços ficam em torno de 10 euros por pessoa. Somando bebida e gorjeta, já deu para ver que a brincadeira começa a ficar séria.

Se você estiver em busca da verdadeira e tradicional pizza romana, espere uma com massa ultrafina e crocante, quase uma bolacha água e sal, sem muito molho ou recheio, que pode ser comida com a mão.
É uma experiência gastronômica muito diferente das pizzas brasileiras ou das famosas pizzas napolitanas, mas são muito boas de seu próprio modo.

A nossa recomendação é provar a pizza do restaurante La Fraschetta, em Trastevere, onde todos os pratos são igualmente deliciosos.

Outra pizzaria muito bem indicada é o Da Remo, no bairro de Testaccio, mas fomos tão maltratados lá que, sinceramente, não teria a mínima vontade retornar, apesar de ser uma pizza saborosa, mais para o estilo napolitano.
Inclusive, algumas das pizzarias mais careiras tentam reproduzir, com maior ou menos grau de sucesso, as pizzas napolitanas.

Algumas recomendações

La Fraschetta
Via S. Francesco a Ripa 134
www.lafraschetta.com

La Gatta Mangiona
Via F. Ozanam, 30-32
www.lagattamangiona.com

Meid in Nepols
Via Varese 54
www.meidinnepols.com

Pizzeria La Fucina
Via Giuseppe Lunati 25/31
www.pizzerialafucina.it

Sforno
via Statilio Ottato 110/116
www.sforno.it

La Pratolina
Via degli Scipioni, 248
www.pizzerialapratolina.it

As exóticas

Além do óbvio, ainda é possível encontrar algumas pizzas inovadoras, ou melhor, mais arcaicas.
Uma pizza bastante diferente é preparada no bairro de Portuense e, segundo os proprietários, remonta às pizzas originais.
Elas tem o nome de schiacciatta e se parecem a calzones com o recheio em cima, porém, os sabores são um pouco sofisticados demais para meu paladar, inclusive tem até com carne de cavalo.

Se você tiver tempo e disposição para experimentar uma schiacciatta, sugiro que vá pela margheritta mesmo, que é mais garantido.

Estas iguarias mais exóticas costumam estar fora dos bairros turísticos, ou seja, são ótimas oportunidades para botar seu italiano em prática, pois há chances de você ser o único turista por ali.

Algumas recomendações

Antica Schiacciata Romana
Via Folco Portinari, 38
www.anticaschiacciata.it

Pinsere Roma
Flavia 98

About Pizza Tonda
Via Valle Corteno 31
www.tondatonda.com

As ruins

Bem, as pizzas ruins estão por todo o lado, às vezes, do lado de uma pizzaria boa.

É muito fácil de cair nestas armadilhas principalmente nas quadras ao redor do Roma Termini, o principal terminal de trens da cidade.
Uma das piores pizzas que comi em Roma foi numa destas biroscas. O atendente paquistanês é muito simpático, mas a pizza era intragável.

Fique sempre atento. Frequentemente, se a pizzaria der de cara para alguma atração turística muito importante, há grandes chances de ser uma baita armadilha.

É evidente que não temos como indicar todas as boas pizzarias romanas, mas certamente estas recomendações o ajudarão a experimentar algumas das melhores que a cidade tem a oferecer.


Ver Pizzas de Roma num mapa maior


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

6 comentários:

  1. Otimo post!
    So senti falta da Baffeto:

    http://www.pizzeriabaffetto.it

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Olá Henry e Denise!

    Deu fome agora lendo esse post :)
    e saudades de Roma também, provamos as pizzas boas e baratas, boas e caras, ruins e caras, e ruins e baratas. Adorei, Abs!

    ResponderExcluir
  3. Faltou realmente a Baffetto! A melhor de todas que comi na Itália. . O restaurante não tem nada de sofisticado mas as pizzas são incríveis!

    ResponderExcluir

  4. Esta pizzarium é boa mesmo, vi no canal TLC programa do anthony bourdain.

    Fica no bairro do prati.

    ResponderExcluir
  5. Que delicia!! Ai que saudades dessas pizzas!!! hum...

    ResponderExcluir
  6. Hum... que saudade me deu da Itália!!!

    ResponderExcluir