29 outubro 2012

Nápoles para Mãos de Vaca - parte 2: algumas atrações e a melhor pizza da cidade


Leia a parte 1

Não faltam atrações em Nápoles. É a cidade com o maior número de igrejas do mundo, algumas escondidas até no interior de prédios residenciais; possui três castelos; vários museus importantes, incluindo o Museo Archeologico Nazionale, onde estão os artefatos de Pompéia; há visitas para os subterrâneos de Nápoles, onde é possível ver resquícios da antiga cidade romana; há lojas de grifes e também incontáveis vendedores de réplicas; por fim, há o maior patrimônio e legado napolitano ao mundo, a pizza, maravilhosa e incomparável.

Abaixo estão algumas atrações gratuitas pelas quais passamos em Nápoles, e algumas pizzarias que merecem a visita.

Igrejas

As melhores atrações gratuitas não apenas em Nápoles, mas também por toda a Itália, são as igrejas.

Nelas, você geralmente tem acesso a algumas obras de artes famosíssimas, posto que a Igreja foi uma das principais promotora de artistas, pintores e escultores durante o Renascimento e em séculos seguintes.

Devido à extraordinária quantidade de igrejas em Nápoles, seria impossível percorrê-las todas numa única viagem. Além disto, o estado de conservação delas pode variar muito, desde uma igreja bastante bem preservada até algumas em estado deplorável, mesmo assim, quase sempre há algo interessante para ser visto.
Só fique atento para os horários de abertura das igrejas, já que muitas fecham no horário do almoço, geralmente entre 1 e 4 da tarde, mas este horários podem variar um pouco.

San Domenico Maggiore

Uma das igrejas mais importantes é também uma das mais impressionantes. A San Domenico Maggiore foi construída no século XIII e é monumental.
Nela, o filósofo São Tomás de Aquino ensinou Teologia, e um dos alunos famosos foi Giordano Bruno, que seria queimado pela Igreja Católica como um herege.


Logo ao entrar, é possível ver a Macchina delle Quarantore, uma espécie de altar desenvolvido durante a Idade Média para uma devoção das quarenta horas.


Durante a dominação espanhola em Nápoles, esta também foi a Igreja utilizada para as cerimônias de casamento da realeza aragonesa, o que justifica tanta riqueza e pompa.


Inclusive, num dos salões laterais da igreja, é possível ver os sarcófagos de vários membros da família real, incluindo suas coroas, cetros, espadas e outros objetos pessoais.

A San Domenico Maggiore fica na praça de mesmo nome, exatamente na Via Benedetto Croce (Spaccanapoli), a principal rua do centro histórico.

Gesú Nuovo


Não muito distante da San Domenico Maggiore, você encontrará a Chiesa del Gesú Nuovo.

A própria fachada da Igreja do Gesú Nuovo já é surpreendente. Construída toda com uma superfície composta de pequenas pirâmides, é uma bela visão, além de ser um mistério por si própria. Em cada uma das pedras das fachadas, há pequenas inscrições em aramaico que durante muito tempo intrigou os pesquisadores.
Recentemente, descobriu-se que se tratam de notas musicais, assim, toda a fachada da igreja é como se fosse uma gigante partitura musical.


Por dentro, a igreja é igualmente belíssima, em estilo barroco.

Ela está localizada na Piazza Gesú Nuovo, também na Via Benedetto Croce.


Além disto, quase na frente da igreja, há um escritório de informações turísticas. Caso você ainda não tenha providenciado um mapa de Nápoles, ou estiver perdido precisando de orientações, aí está a sua salvação.

San Gregorio Armeno


A Igreja de San Gregorio Armeno é uma das mais antigas de Nápoles, e está unida a um convento onde se guarda o sangue de Santa Patrícia, a copatrona da cidade. Conta a lenda que o sangue dela se liquefaz todas as terças-feiras, quando é exposto aos fiéis, no dia da santa e também diante de pessoas devotas.

Como o pai de nossa amiga conhecia a madre superiora do convento, conseguimos acesso exclusivo ao sangue da Santa Patrícia, que se liquefez!
Então tivemos que rezar e beijar o receptáculo do sangue... Uma experiência estranha e única.


A igreja é aberta à visitação pública, mas para conhecer o convento é preciso unir-se a um grupo para a visita guiada.


Ela está localizada na Via San Gregorio Armeno, também conhecida como Strada dei Presepi, pois é uma rua repleta de lojinhas de presépios artesanais. A própria rua já é uma atração por si, com todos os bonequinhos tradicionais, inclusive alguns bonecos satíricos, com personalidades da música, da TV e da política.

A Verdadeira Pizza Napoletana


Se você está em Nápoles, você tem a obrigação moral de experimentar a pizza local, inclusive, foram eles quem inventaram esta maravilha da gastronomia.

Para os napolitanos, não existe pizza fora de Nápoles. E, realmente, não existe nada parecido com a pizza napolitana. Ela tem uma massa ligeiramente grossa, mas leve e esponjosa. O molho de tomate é delicioso e o queijo é fenomenal (melhor ainda se for com mozarela de búfala Campana).
Você pode até ser daqueles que defendem que pizza boa só a paulistana, mas a napolitana tem sempre um lugarzinho especial no coração.

Existem várias pizzarias que disputam o gosto dos moradores e também dos turistas.
Algumas delas, como a Da Michelle (http://www.damichele.net/), são mais populares entre os turistas, por isto, é geralmente muito mais cheia (ainda mais depois de aparecer no filme da Julia Robert, "Comer, Rezar, Amar").


Todavia, os locais recomendam a pizzaria Di Matteo para uma experiência mais autêntica. Por uns 3 euros, você compra uma pizza individual margheritta.
O lugar é pequeno e enche rapidamente, portanto, o ideal é ir no horário do almoço, quando é mais tranquilo. Já à noite, uma galera se aglomera diante da pizzaria por uma mesa.

E não deixe também de provar as frituras napolitanas, como o crocchè (uma espécie de croquete de batata com recheio de queijo). São fenomenais!

A Di Matteo fica na Via Tribunali, 94. Pode ir sem medo de ser feliz.



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Um comentário:

  1. Posso dar meu pitaco?? 1- Não podemos esquecer da igreja principal, do patrono de Napoli, o San Gennaro. A sua igreja (Duomo) fica na Via Duomo (o nosso hotel era na sua rua - Hotel des Artistes). 2- O San Gennaro está enterrado numa igreja (perto da Capodimonte). 3- A Da Michelle é lotaaaaada; demoramos horas para entrar. A De Matteo tem um monte de fotos das filhas do Obama, que adoraram o local. 4- Sempre dê gorjetas nas pizzarias; os garçons adoram! 5- As ruas Corso Humberto I e a Via Dante (que vai mudando de nome ao longo dela), e suas redondezas, é onde tem o comércio principal; ande nelas de ponta a ponta, são bem legais para ver um pouco da vida ali. 6- O passeio com ônibus CitySightseeing é demais! Te leva para toda a cidade, principalmente no bairro de Pozzuoli, que dá uma visão maravilhosa da costa e do Vulcão Vesúvio! 7- Napolitano não fala inglês; prepare-se para praticar um portuliano. 8- E não se assuste com a idolatria ao Maradona; você não estará na Argentina (embora parecerá).

    ResponderExcluir