02 maio 2012

Itália para Mãos de Vaca - Pompéia, o maravilhoso e terrível legado do Vesúvio


Imagine se, por algum motivo qualquer, você fosse congelado no tempo e, daqui dois mil anos, alguém descobrisse o seu corpo petrificado, diante da tela do computador, lendo este blog...


Esta é mais ou menos a sensação que se tem ao caminhar pelas ruas de Pompéia, de que se está invadindo a privacidade, as moradias, as termas e os templos de um povo petrificado pela fúria e lava do vulcão Vesúvio há dois milênios.


A primeira coisa para qual ninguém o prepara é o tamanho do sítio arqueológico. Só para se ter uma ideia, 40 mil pessoas viviam em Pompéia quando ela foi soterrada pela lava, ou seja, era uma baita cidade, muito maior do que várias cidades contemporâneas da Itália.


Se você tiver tempo de sobra e gostar de ruínas e locais históricos, é o tipo de atração que se pode passar alguns dias explorando, sem esgotar tudo que há de interessante para se ver.


Agora, se você está com o tempo curto e tem muito para ver, você deve reservar pelo menos uma tarde inteira para Pompéia, para ainda ir embora com a sensação que precisava ficar um pouco mais.


Vindo de trem ou de carro, você provavelmente entrará pela Porta Marina. Assim que comprar os ingressos, apanhe um mapa e tente explorar as ruínas por seções, começando pelo Fóro, onde estão o Templo de Apolo e de Júpiter.


Não é muito fácil se orientar pelas ruazinhas de Pompéia e perder-se é inevitável, mesmo assim, em cada esquina que você virar, haverá alguma atração para visitar, alguma casa onde é possível entrar, inscrições nas paredes e pinturas.


Apesar de muitos dos artefatos e obras de arte que haviam em Pompéia estarem hoje em museus ao redor do mundo, ainda restam muitos artigos curiosos nas escavações.


Não se esqueça de munir-se de bastante paciência. Pompéia é uma das Disneylândias arqueológicas e recebe alguns milhões de turistas todos os anos. Às vezes, para entrar em alguma construção mais concorrida, você tem de aguardar uma fila imensa e ainda ficar se esbarrando lá dentro.


Justamente por isto, uma da seções que mais me agradou de Pompéia é o extremo oposto da cidade, onde há o anfiteatro, a Grande Palestra e a Villa Giulia.


Historicamente, foi nesta região da cidade onde os antigos habitantes de Pompéia tentaram se refugiar das cinzas do vulcão e onde várias ossadas foram encontradas. Infelizmente, durante a nossa ida, o principal pavilhão com os corpos petrificados estava fechado para reforma.


Neste setor fica também a Necrópole de Pompéia, onde era o cemitério da cidade e, ainda hoje, é de uma paz sepulcral. São bem poucos os grupos de turistas que se aventuram tão longe nas ruínas.


Infelizmente, não tem como fugir do preço: a entrada na cidade Pompéia custa 11 euros.

Mas se você for visitar outros 5 sítios arqueológicos da região (Pompéia, Herculaneum, Oplontis, Stabiae e Boscoreale), a entrada para todos custa 20 euros e já é uma economia.

Existe meia entrada somente para jovens da União Europeia entre 18 e 24 anos, ou gratuita para menores de 18 ou com idade acima de 65 anos (também da União Europeia, nós, latino-americanos, devemos pagar).

As ruínas abrem, de novembro a março, das 8:30 às 17, e, de abril a outubro, das 8:30 às 19:30.

E, eu lhe garanto, é uma das coisas mais incríveis que já vi nesta vida.


Não tem segredo para chegar a Pompéia.

Com a operadora de trem Circumvesuviana, na linha Napoli-Sorrento, você deve desembarcar na estação Pompei Scavi-Villa dei Misteri, ou na linha Napoli-Poggiomarino, na estação Pompei Santuario.

A passagem do trem custa por volta de 3 euros e não leva mais do que 40 minutos para chegar de Nápoles até lá.

http://www.vesuviana.it/


Agora, se você for de carro, ponha "Pompeii Scavi" no GPS e seja o que Deus quiser, pois nós nos enfiamos numas ruelazinhas estreitíssimas antes de conseguir chegar até Pompéia.

Há estacionamento pago por hora no complexo e uma tarde passeando pelas ruínas deve custar em torno de uns 5 ou 6 euros, apesar de ser possível encontrar estacionamento gratuito nos arredores.

Site oficial de Pompéia
http://www.pompeiisites.org/

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

7 comentários:

  1. Poxa valeu pela as dicas!!!Estou hospedada em Roma e pensei fazer um bate volta, mas com tantas coisas pra ver, vc acha que compensa em dormir em Napoli para passar um dia todo fazendo esses 5 sitios e dar uma andada em Pompeia e no outro dia conhecer Napoli e voltar a Roma?

    ResponderExcluir
  2. ouvi falar que sorrento vale mais a pena que napoles, pois esta é mais violenta que a primeira. confere?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carolina.

    Sorrento e o restante da Costa Amalfitana são outro papo. São cidades pequenas, bastante turísticas e seguras.

    Nápoles é uma metrópole, uma das maiores cidades da Itália, com muito para se ver, com trânsito caótico, mas ainda assim belíssima. Ela não é violenta nos termos que entendemos. Ninguém vai lhe meter a arma na cabeça para roubá-la, nem você será pega por balas perdidas.
    Existem batedores de carteiras, mas, neste sentido, acredito que até Barcelona seja mais propensa a punguistas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu e meu marido deveremos passar por Roma entre final de agosto e setembro. Pretendo passar uns 5 dias por lá. Que pontos turísticos mais interessantes eu poderia visitar? Gostaria de aproveitar bem esses dias, teria algumas cidades próximas que poderíamos fazer bate e volta? Tenho muita vontade de conhecer Pompéia, como poderia fazer isso? qual transporte? onde me hospedar? Tudo com custo baixo...rsss. Teria outra sugestão, mas incluindo Pompéia? Fico no aguardo de umas dicas. Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  5. hum, vou a Roma agora em janeiro, você diz que não é possível visitar Pompeia nessa epoca, que abre só em março? Ah, não....onde consigo mais informações, você conhece um site específico ou oficial? Ah, a propósito, muito bom o seu blog! Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Fomos numa tarde à Pompéia, de trem, e é uma cidade realmente impressionante. Ela é grande, maior do que eu imaginava, e as ruínas impressionam pelo bom estado de conservação e por nos mostrar hoje como era a vida há anos atrás ali. Eu e meu marido entrávamos e saíamos das casas, e ainda olhávamos pela janela, fingindo que éramos vizinhos!haha Isso porque os turistas ficam largados na cidade e se sentem realmente em casa. Foi legal saber que a vinícola deles não só produz uvas, como dá bons vinhos (mas não sabemos onde vendem). Nas ruas ainda brota água de nascente; bebi o tempo todo.. Meu marido me perguntava se o Vulcão Vesúvio resolvesse expelir lava naquele momento, para onde eu fugiria; respondia que em direção ao mar, mas na verdade nem sei que direção tomar e isso me fez sentir na pele daqueles pobre inocentes..

    ResponderExcluir
  7. Fui em um dia, saímos de Roma até Napoli de trem e de lá até Pompéia também de trem. Andamos a tarde toda por lá, e juro que fiquei alguns dias sonhando com a cidade a noite, de tão impressionada que eu fiquei. Vale muito a pena, sem dúvida!! andar por aquelas ruas, entrar nas casas e imaginar como era há quase 2.000 anos atrás, não tem explicação!! Fiquei triste somente por não ter dado tempo de visitar o Museu de Napoli...

    ResponderExcluir