22 de janeiro de 2013

Itália para Mãos de Vaca - Assis, paz e religiosidade na cidadela de São Francisco

Assis - Itália

A Itália é um país inacreditável. A paixão de qualquer aficcionado por História e gastronomia. Onde quer que você vá, do Norte ao Sul, certamente se deslumbrará com suas paisagens, suas cidades medievais, suas ruínas romanas, sua arquitetura renascentista.

Assis - Itália

No entanto, poucas cidades italianas reúnem uma aura tão extraordinária quanto Assis, na província da Úmbria, bem no meio da Itália. Assis é famosa por ser a cidade natal de São Francisco, conhecido no Brasil como o santo protetor dos animais.

São Francisco de Assis - Itália

Quase tudo em Assis gira em torno da figura deste santo, e também de Santa Clara, certamente seus dois filhos mais ilustres.
Todavia, não pense que você precisa ser católico, ou sequer religioso, para aproveitar um passeio por Assis.
Primeiro, porque a mensagem de São Francisco transcende o cristianismo, com sua trajetória de jovem rico que abandona tudo para ajudar os pobres e necessitados.
Depois, porque Assis é uma cidadela medieval muito bem preservada, de valor histórico incrível, e com um clima de paz e serenidade que não se encontra em qualquer lugar.

Assis - Itália

Na encosta de um monte, de Assis se tem uma lindíssima vista das planícies, dos campos de girassóis no verão, dos casebres de pedra e das igrejas. Uma visão para se esquecer jamais.

A Basílica de São Francisco
Basílica de São Francisco, Assis - Itália

Na minha opinião, a mais maravilhosa igreja da Itália não está em Roma nem em Florença, mas sim em Assis. A Basílica de São Francisco é a maior atração desta cidadezinha, totalmente gratuita, e em seus interiores há uma das decorações mais emocionantes e belas que já vi.
E como é a igreja do patrono da Itália, é também um dos principais pontos de peregrinação religiosa do país.

Na verdade, a Basílica se divide em alguns setores, como a basilica superiore, a basilica inferiore (na qual é narrada, através de afrescos, a história de São Francisco) e a cripta, onde estão os restos mortais do santo e de alguns dos irmãos franciscanos originais. Esta cripta é um local de grande reverência está sempre cheia de turistas.
Além disto, há também um pequeno museu sacro, sendo que a entrada é doação, ou seja, você deixa na caixinha quanto quiser e, numa das laterais da basílica inferior, há uma porta que leva a um salão com artigos pessoais de São Francisco.

A basílica inferior abre às 6:30 da manhã e fecha às 6:45 da tarde. Já a basílica superior abre um pouco mais tarde, às 8:30 da manhã e fecha às 6:45 da tarde.

http://www.sanfrancescoassisi.org/

Piazza del Comune
Assis - Itália

Depois de visitar e conhecer bem a Basílica de São Francisco, você pode criar coragem e começar a subir as ladeiras de Assis em direção à praça principal, ou a Piazza del Comune.
O trecho pela Via Giorgetti, depois pela Via Fontebella e Via Portica, é repleto de lojinhas de artesanato, de lembranças, pequenos restaurantes e lanchonetes.
Lembre-se que Assis é uma cidade estritamente voltada para o turismo religioso, portanto, não há muito para onde fugir. Mesmo assim, os preços nas lanchonetes são justos e é possível encontrar restaurantes de bufê com o prato em torno de 5 euros. Provavelmente não será a melhor refeição que você fará na Itália, mas não morrerá de fome.

A Piazza del Comune é um bom lugar para sentar-se um pouco e descansar as pernas da subida. Ali há um centro de informações turísticas, mas você terá de pagar uns tostões pelo mapa da cidade. A maior atração nesta praça é o Templo de Minerva, uma construção romana do século I a.C., que foi convertida numa igreja católica. Seu interior todo azul é bastante pitoresco.

Chiesa Nuova
Assis - Itália

Virando à direita na primeira ruela depois da Piazza del Comune, você encontrará a Chiesa Nuova, ou, em bom português, a Igreja Nova.
Esta igrejinha do século XIV é famosa por ter sido construída no local onde ficava a casa do pai de São
Francisco.
Na lateral, ainda é possível ver o corredor e entrada original da casa, e também o que seria um depósito ou adega no subsolo.

Basílica de Santa Clara
Basílica de Santa Clara, Assis - Itália

A segunda igreja mais importante de Assis é a Basílica de Santa Clara, a companheira religiosa de São Francisco e fundadora da ordem das Clarissas.
Esta é uma igreja bem mais simples do que a Basílica de São Francisco, porém é interessante, pois há outros artefatos originais do santo no interior. Vale uma visita, porém a igreja fecha no horário da siesta, por isto é preciso planejar bem a visitação.

A igreja abre das 6:30 ao meio-dia, e depois das 2 até as 6 da tarde. A entrada é gratuita.

http://www.assisisantachiara.it/

Outras atrações

Existem outros importantes pontos de visitação em Assis, porém se você cobrir as mencionadas acima terá visto o mais relevante e já é o suficiente para tomar metade do seu dia na cidade.

Rocca Maggiore - esta é uma fortaleza medieval no topo da cidade. A entrada custa 5 euros e é uma bela pernada morro acima.
Igreja de San Damiano - apesar de ser um pouco fora da cidade, se você for um devoto de São Francisco, esta deveria ser uma parada obrigatória, pois foi onde Cristo falou a São Francisco e foi a primeira igreja que ele restaurou.

Basílica de Santa Maria degli Angeli
La Porziuncula, Basílica de Santa Maria degli Angeli, Assis - Itália

Apesar de tudo ser lindo e maravilhoso em Assis, nada o prepara para o que você encontrará no interior da Basílica de Santa Maria degli Angeli.
Na verdade, esta igreja não é em Assis, mas no vale abaixo, na cidade homônima de Santa Maria degli Angeli.
De qualquer maneira, se você chegar de trem em Assis, a estação é próxima da igreja, sendo possível ir caminhando até ela.

Dentro desta basílica você verá a Porziuncula, uma capelinha do século XIII, uma das igrejas que São Francisco restaurou e que foi preservada durante todo este tempo. Esta é uma da coisas mais impressionantes que já vi nesta vida, simplesmente extraordinária.
Ao lado desta capela, há o quarto onde São Francisco passou seus últimos dias e morreu. Além disto, seguindo pelo interior da igreja, adentrando parte do monastério franciscano, você encontrará um museu e também uma outra câmara, que era o quarto que São Francisco habitava.

Esta é a cereja do bolo de qualquer visita a Assis.

A igreja está aberta das 6:15 da manhã até meio dia e trinta, e depois das 2:30 da tarde até as 7:30 da noite.

http://www.porziuncola.org/

Como chegar a Assis

A maneira mais fácil e simples é pegar um trem regional partindo de qualquer grande cidade próxima, como Perúgia ou Foligno, desembarcando na estação Assisi/Santa Maria degli Angeli.
O trecho entre Perúgia e Assis custa em torno de 3 euros.
Da estação de trem até Assis, você pode pegar o ônibus da linha C (Assisi - Piazza Matteotti - FS - Piazza Garibaldi), que custará por volta de 2 euros.

Se você for de carro, há um grande estacionamento pago próximo da Basílica de São Francisco, custando menos de 2 euros por hora.


Ver mapa maior


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


15 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Muito bom o post bem explicativo.

    Pra chegar de Florenca ou Veneza de trem fica complicado?

    ResponderExcluir
  2. Tanto de Veneza quanto de Florença voce pode ir de trem até Assis. De Veneza a viagem leva mais de 5 horas e de Florença pouco mais de 2 horas e meia. Isso sem contar nos atrasos comuns do sistema de trens da Italia.

    ResponderExcluir
  3. adorei a Italia vale a pena conhecer.. muito bela!!!

    ResponderExcluir
  4. Irei à Florença e à Roma. Você me indica fazer um bate-e-volta de qual dessas cidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Roma, pois será mais barata a passagem de trem. Pode ser rápido ou lente, dependendo trem, geralmente fazendo uma troca de trem em Foligno.
      Partindo de Florença, talvez seja necessário trocar de trem em Arezzo, mas confirme se há uma possibilidade de trem direto.

      Para os trens da Itália, tudo depende de sorte. Já levamos mais de 6 horas entre Roma e Assis, mas também já chegamos rapidamente. É sempre uma surpresa.

      Excluir
  5. Parabéns pelo post. Vou visitar Assis saindo de Florença. Estou tentando resolver o horário do trem e queria saber mais ou menos quantas horas passou na cidade para visitar todos os pontos citados. É exatamente o que pretendo fazer. Assim tenho uma noção para comprar as passagens de trem. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, gostei muito.
    Quando você tem a oportunidade de poder ter uma verdadeira imersão na história e cultura de um lugar, não há dinheiro que pague.
    Tive a felicidade de permanecer um mês em Assis, fazendo um curso de Italiano e sempre lembro com saudades dos dias que por lá vivi.
    Foi num verão e todas as noites, íamos assistir apresentações de corais estrangeiros e que nesta época do ano fazem excursões pela Europa.
    Em novembro próximo, eu e minha esposa, estaremos indo para a Itália e pretendemos ir de trem de Roma para Assis e de lá para Florença, de onde faremos tour diários pela Toscana, principalmente pela região do Chianti.

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou planejando de ir de Veneza a Assis e depois de Assis a Roma. Mas estou com muita dificuldade de achar trem de Veneza para Assis. Qual trem posso pegar para esse trecho? Além disso, você teria alguma sugestão de hospedagem em Assis? Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Gostaria de saber os dias e horários do canto das clarissas. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  9. Chegamos hoje em Assis, mas primeiro fomos a igreja de sta maria degli Ângelo. Realmente emociona. Lindo demais! Amanha cedo vamos conhecer a basília e a cidade

    ResponderExcluir
  10. Adoramos as dicas! estaremos indo agora em maio!! Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Eu vou a Assisi quase todos os anos, passo de 4 a 10 dias. É o melhor lugar do mundo que eu conheço pra descansar, pra respirar melhor, pra ficar em paz. É meu lugar favorito, não tem outro igual. É tão bonito e florido! Coloquei no Facebook algumas fotos q tirei lá, se alguém quiser ver o link é este: https://www.facebook.com/simone.macari/media_set?set=a.3302911098192.2121244.1430411016&type=3

    ResponderExcluir
  12. Olá,estou indo à Nova York próximo mês e queria saber quais as lojas de grandes promoções em smartphones,roupas de marca,relógios e lembrancinhas legais.Obrigado desde já!

    ResponderExcluir



guias NY .PDF