04 novembro 2012

Itália para Mãos de Vaca - Perúgia, uma linda cidade medieval no coração da Itália


A Itália é um país com uma vasta História, que pode ser encontrada em praticamente todas suas cidades. No entanto, poucos locais nos transportam tanto ao passado quanto a cidade medieval da Perúgia, localizada na província mais central do país.


Ao caminhar por suas ruelas estreitas, subindo e descendo suas incontáveis escadarias, tem-se a sensação imediata que, ao virar em uma de suas esquinas, você se deparará com algum cavaleiro medieval, ou com nobres e donzelas de outros tempos.


Hoje, é uma importante cidade universitária italiana, e os estudantes se aglomeram todas as noites nas escadarias da catedral, na praça principal da Perúgia.
Ela está a 170 km de Roma e a menos de 160 km de Florença, e, se você estiver indo a Assis, é um pecado não passar pela Perúgia, que não está nem a 30 minutos de viagem de lá.

Um dia na cidade já é o suficiente para conhecer as principais atrações, mas dois seriam o ideal para aproveitar o clima da cidade, explorá-la com um pouco mais de atenção e descobrir alguns de seus recantos mais secretos e extraordinários. Por se tratar de uma típica cidadela fortificada, a Perúgia está no topo de um morro, ou seja, pernas pra que te quero para subir e descer ladeiras!

Boa parte da agitação ocorre ao longo do Corso Vanucci, um calcação que é a artéria central da Perúgia. É neste calçadão que também está a maior parte do comércio e vários restaurantes, muitos deles armadilhas turísticas, com preços excessivos e sem grande qualidade.

Desbravando o centro histórico da Perúgia


Um bom roteiro para começar a conhecer o centro histórico da cidade é na Piazza IV Novembre, onde estão localizados os principais edifícios da Perúgia, a maioria construídos no século XIII, como a Catedral de São Lourenço, a Fontana Maggiore e o Palazzo dei Priori.


A Catedral é um belo exemplo de arquitetura medieval e, em seu interior, há uma celebrada relíquia: o anel de casamento de Maria, a mãe de Jesus, com José. Até que ponto podemos acreditar na autenticidade do anel, fica a seu critério decidir, mas vale a visita.


No centro da praça está a Fontana Maggiore, uma fonte do ano de 1278. Ao redor da fonte, estão representados os meses do ano e os signos zodicais, além de outros alto-relevos. É um dos pontos de encontro dos jovens peruginos e estudantes universitários.


O monumental Palazzo dei Priori era, antigamente, a sede do governo comunal da cidade. Hoje, é a abriga a Galeria Nacional da Úmbria, um museu com um grande acervo de artistas da região.


A entrada custa 6,50 euros, mas, se você resolver pular a visita ao museu, a entrada ao saguão já vale à pena, com duas estátuas de bronze que pertenciam originalmente à fachada do edifício.

http://www.gallerianazionaleumbria.it/


Contornando o prédio pelo lado direito, você subirá uma escada que dá acesso à Sala dei Notari, onde as guildas se reuniam para debates na Idade Média. As paredes e o teto da sala são todas decoradas com brasões das mais importantes famílias da época.


Prosseguindo até o final do Corso Vanucci, você chegará ao Giardini Carducci, de onde se tem uma vista estupenda de toda a região ao redor da cidade, inclusive, é possível avistar a cidade de Assis.


Atrás desta pracinha, há uma escada rolante que conduz a um dos monumentos mais extraordinários da Perúgia, a Rocca Paolina, para as galerias remanescentes de uma antiga fortaleza do século XVI. Hoje, estas galerias são usadas como vias de acesso da parte baixa da cidade até o centro histórico, mesmo assim, é inacreditável poder caminhar por corredores medievais, muito bem preservados e impressionantes.


Deixando a Rocca Paolina, você chegará à região do Corso Cavour, onde há uma porção de restaurantes e bares, sempre muito movimentados à noite.


Logo ao lado da saída inferior das galerias, você se deparará com a igreja de Sant'Ercolano, do século XIII.


Apesar de ser uma igreja pequenininha, a decoração interior é belíssima. Se você encontrar a porta da igreja aberta, corra para dar uma espiada.

Desde ponto, você pode retornar para o centro histórico, seja subindo a escadaria ao lado direito da Igreja de Sant'Ercolano, seja voltando por dentro da Rocca Paolina.

Só lembrando que as ruas secundárias do centro Perúgia são bastante confusas e é quase inevitável se perder na cidade em algum momento. Inclusive, perder-se nesta cidade medieval é um dos programas mais fascinantes de todos.



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Um comentário:

  1. Decorações e ambientes maravilhosos. Já tive o privilégio de ir em alguns destes locais e são simplismente perfeitos.

    Adoro a arquitetura antiga e seus detalhes maravilhosos.

    As fotos também estão lindas.
    Um abraço

    ResponderExcluir