30 de janeiro de 2013

Barcelona para Mãos de Vaca - Casa Milà/La Pedrera, vivendo numa obra de arte de Gaudí

Casa Milà - Barcelona

Antoni Gaudí foi um dos principais representantes do modernismo espanhol e um dos filhos mais ilustres da Catalunha.

Suas extraordinárias obras arquitetônicas estão espalhadas por toda Barcelona e várias delas são cartões-postais da cidade. Uma das mais famosas é a Casa Milà, também conhecida como La Pedrera.

Construída entre 1906 e 1910, inicialmente como um projeto de casa particular para um rico empresário, ela logo se tornou fonte de disputas e controvérsias, quando Gaudí e o empresário passaram a discordar sobre a decoração interior.
Gaudí abandonou a construção, processou o empresário, que teve de hipotecar o edifício para pagar os encargos do arquiteto, que enfim retomou a construção até sua conclusão. Um digno enredo de um romance espanhol, com toda a gritaria e confusão.

Casa Milà - Barcelona

Parte do edifício foi aberto, no final da década de 80, para visitação popular, mas o prédio ainda possui residentes.

O passeio o leva, subindo vários lances de escada, até o terraço da Casa Milà, com linhas curvas irregulares, bastante típicas do arquiteto.
Depois, é possível visitar o sotão da casa, onde há uma maquete do projeto e, por fim, há um apartamento decorado com o estilo modernista da época e seus incríveis ambientes irregulares, com móveis projetados especificamente para estes espaços.

O mais impressionante é a riqueza dos detalhes, desde as maçanetas, candelabros, cadeiras, até pequenos itens de cozinha.

Este é um dos pontos mais visitados de Barcelona, e com razão. Uma das facetas da genialidade de Gaudí.

O preço do ingresso é assustador: 16,50 euros para adultos, com meia entrada para crianças entre 6 e 12 anos, sem dias gratuitos.
No entanto, a boa notícia é que, se você houver comprado o passe Articket BCN, está incluída a entrada na Casa Milà, o que é um ótimo negócio, já que com o passe, você pode visitar uma porção de outros museus, além de pular as filas.

O Museu Casa Milà abre de novembro a fevereiro das 9 da manhã até as 6:30, e de março a outubro das 9 da manhã até as 8 da noite.

Para chegar, não tem erro algum, tem uma parada de metrô quase na frente, da linha L3 (verde), e outra da L5 (azul) uma quadra para baixo, ambas chamadas Diagonal, referente à avenida com o mesmo nome.

Site oficial da Casa Milà/La Pedrera
http://www.lapedrera.com/
Provença, 261-265

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Postar um comentário



guias NY .PDF