23 julho 2012

Itália para Mãos de Vaca - as deslumbrantes praias da Riviera del Conero


Quando se fala das praias italianas, o que logo vem à mente são cenas da Costa Amalfitana, de Cinque Terre, da Calábria, Sicília ou da Sardenha.

No entanto, na província de Le Marche, a três horas de Roma, estão algumas praias belíssimas banhadas pelo Mar Adriático, com água azulzíssima e paisagens estonteantes.
No curto trecho da Riviera del Conero, você encontrará desde praias tranquilas até aquelas com uma infraestrutura turística mais completa e, por isto, mais movimentadas.
A seleção de em qual destas praias você aproveitará o verão italiano dependerá do seu estilo e de suas preferências.

A maneira mais cômoda para visitar a Riviera del Conero é de carro, que lhe dará liberdade para explorar também as cidadezinhas históricas da região. Contudo, também é possível chegar à maior parte das praias pegando ônibus que partem da estação de trem de Ancona, a capital da província.

Portonovo


A praia de Portonovo localiza-se 12 quilômetros ao sul de Ancona. O ônibus 94 da Conerobus o levará direto da estação de trem de Ancona até esta praia por pouco mais de 1 euro.

http://www.conerobus.it/


Ela possui uma estrutura bastante completa, com restaurantes e barracas de praia (que são pagas). Há também trechos gratuitos, ou seja, não tem erro, se você vir os guardas-sóis todos iguais e organizadinhos, ali é pago, onde estiver tudo meio bagunçado, ali é de graça.


Se você estiver indo de carro, o estacionamento custa 2 euros pelo dia inteiro, e caso você acabe parando numa vaga mais distante da praia, há um traslado gratuito.

Sirolo


Esta é uma cidadezinha lindíssima 21 quilômetros ao sul de Ancona. Possui um pequeno núcleo histórico e um escritório de informações turísticas perto da igreja, onde você poderá arranjar uns mapas da região e das praias.


Além disto, da pracinha central há uma vista extraordinária da riviera e do Mar Adriático, certamente um belo local para descansar, tomar um gelato ou fazer um lanchinho.

É em Sirolo que ficam as praias mais lindas da Riviera del Conero, em minha opinião, como a San Michele e a Grotta Urbani.

Para chegar a Sirolo, você deve pegar os ônibus da Reni, que partem da estação de trem de Ancona com destino a Loreto.

http://anconarenibus.it/regionale.asp

Grotta Urbani


Partindo do centro de Sirolo, é possível chegar à Grotta Urbani por uma sinuosa estrada asfaltada (há um estacionamento pago lá embaixo, mas nem sempre é fácil conseguir uma vaga), depois, há mais um trechinho de escada até a praia.


Esta é uma praia curtinha e, perto das rochas, forma-se uma piscina natural com água morna, que contrasta com o frio habitual do Mar Adriático.

É, sem dúvida, uma das mais agradáveis para passar o dia.

San Michele


Partindo do centro de Sirolo em direção ao norte pela Via Giulietti, você encontrará a rota para a praia de San Michele ao entrar num parque e, um pouco mais adiante, por uma estrada de terra que serpenteia morro abaixo, num trajeto de uns 25 minutos de caminhada.

A maior vantagem da praia de San Michele é que, por causa do acesso um pouco mais difícil, ela não fica tão lotada, apesar de ser uma das praias mais lindas de toda a Riviera.

O que mata mesmo é a subida de volta, pois, no verão, é proibido o acesso de carros, ou seja, não há opção, perna pra que te quero!

Numana


Bastante próxima de Sirolo fica outra praia bastante popular, Numana.

É possível chegar a ela com o mesmo ônibus que passa por Sirolo e, além de uma praia belíssima, com vários hotéis com vista para o mar, é deste ponto que partem os barco para Due Sorelle, uma praia mais remota, mas cujo transporte custa 20 euros por cabeça.
Com tantas praias lindas para se ver gratuitamente, acabamos deixando a praia de Due Sorelle para outra ocasião.

Porto Recanati


30 quilômetros ao sul de Ancona, está Porto Recanati, uma praia mais convencional em comparação às demais, um pouco mais semelhante ao que estamos habituados no Brasil e, justamente por isto, que também possui seu charme.


No calçadão, há uma porção de restaurantes e lanchonetes, além de várias casas de aluguel por temporada, o que é ainda mais interessante, pois é uma cidadezinha tão tranquila, que as famílias se sentam diante da porta das casas, ou almoçam com as portas abertas, ou seja, você passa e vislumbra, ao mesmo tempo, um pouco da vida típica italiana.


Possui também um pequeno centro histórico, com monumentos e também lojas e restaurantes. Vale a visita.

Está na mesma rota de ônibus de Sirolo e Numana.

A província de Le Marche e principalmente a Riviera del Conero são pouquíssimo conhecidas e exploradas pela maioria dos turistas que viaja à Itália.
Neste sentido, é uma ótima alternativa de passeio, pois é uma região incrível, com muito para se ver e, justamente por ser voltada ao turismo interno, acaba tendo preços um pouco melhores do que outras áreas mais disputadas.
Mesmo assim, na alta temporada do verão europeu, em julho e agosto, espere preços salgadíssimos para hospedagem, pois são as férias e todos os italianos correm desesperadamente para qualquer praia mais próxima.
Por outro lado, nem pense em visitar a Riviera del Conero na baixa temporada, no inverno europeu, pois é um frio de lascar e muitos hotéis nem funcionam.

Se por acaso você resolver sair do roteirão óbvio e se enveredar pelas estradas e balneários da Riviera del Conero, você deixará seus amigos de queixo caído com as belíssimas praias por onde você passou.

Visualizar Riviera del Conero em um mapa maior


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário