Você está planejando sua viagem para a Europa, seja para mochilar por vários países, seja para explorar uma única região, mas está na dúvida sobre como se deslocará de um lugar ao outro, e como poderá economizar em transporte?
Antes de tudo, saiba que o transporte representará um dos maiores gastos de sua viagem, logo atrás dos custos de hospedagem (ou quase o mesmo tanto que alimentação, se você for bom de garfo), principalmente se você for pular de galho em galho na Europa, como a maioria dos viajantes faz.
Decidir seu itinerário e ter uma noção de como você chegará de uma cidade à outra pode significar uma boa economia, ainda mais se você tiver o espírito aventureiro, fugindo de pacotes turísticos, e viajando como os moradores locais viajam.
As quatro opções óbvias de transporte na Europa são: avião, trem, ônibus e carro. Além destas, você ainda pode recorrer a outras menos ortodoxas como de bicicleta, à pé ou pedindo carona nas estradas. Existem cruzeiros, mas neste caso você já estará um pouco fora do perfil do viajante mão de vaca, a não ser que encontre um preço excepcional para ir num transatlântico, além de que um navio não poderá levá-lo a todos os destinos.
Nesta introdução, falaremos um pouco sobre as vantagens e desvantagens destes meios de transporte, mas posteriormente explicaremos mais em detalhes cada uma delas, e como você poderá aproveitar melhor a imensa malha de transporte da Europa.
Avião
Se você está vindo da América, provavelmente chegará em algum dos principais aeroportos da Europa, seja em seu destino final, seja para alguma escala.
Muita gente nem considera a possibilidade de viajar de avião no interior da Europa, pois pensa que sairá mais caro do que os outros meios de transporte, como costuma ocorrer no Brasil, por exemplo.
No entanto, a Europa possui uma grande variedade de empresas aéreas de low-cost (e elas realmente são de baixo custo, não é apenas umas estratégia de publicidade). Não é difícil encontrar passagens aéreas por preços ridículos, muitas vezes muito mais baratas do que um almoço num restaurante meia boca.
A desvantagem de viajar de avião nestas condições é que os aeroportos, principalmente aqueles utilizados pelas empresas de low-cost, são distantes das cidades, em horários esdrúxulos e você poderá perder bastante tempo nesta rotina de cidade de origem/aeroporto de partida/aeroporto de destino/destino final. Se considerarmos que, na Europa, tudo é pertinho, às vezes é mais rápido pegar um trem do que toda esta sessão para embarcar numa avião.
Exatamente por isto, optar por viajar de avião é recomendável quando se trata de alguns trechos mais longos, sempre lembrando de tentar encontrar o melhor preço possível e imaginável para isto.
Trem
Andar de trem tem toda aquela aura de charme e requinte que vemos nos filmes, mas, na prática, é um meio de transporte simples e eficiente, que poderá levá-lo para praticamente qualquer cidadezinha da Europa.
Os preços dos trens variam muito, desde os mais caros como os trens-balas, até os comumente mal cuidados trens regionais. São mais confortáveis e espaçosos que as latas de sardinhas das empresas aéras low-cost, quase não há limite de babagem e, certamente a maior vantagem deles, partem e chegam de regiões centrais da cidade.
Nada mais cômodo do que desembarcar pertinho do centro histórico, dar uma voltinha, embarcar no próximo trem e seguir adiante!
Costumam ser pontuais e a frequência de trens é satisfatória, particularmente se você estiver indo para uma grande cidade.
A desvantagem dos trens é o preço um pouco alto, mesmo para trechos próximos, mas é possível encontrar preços promocionais se você comprar a passagem com antecedência, ou for residente na Europa.
Ônibus
- Poxa vida, eu não estou indo para a Europa para andar de ônibus! Deus me livre! - você pensa. Porém, dependendo do trecho, pegar ônibus pode dar uma trégua a seu orçamento.
Eles são mais lentos e detonados que os trens, mesmo sendo ligeiramente mais confortáveis na minha opinião, e podem possuir restrições de bagagem, contudo, os preços das passagens tendem a ser mais baixos. Além de a paisagem da viagem ser mais bonita e interessante do que com avião ou trem.
Com o ônibus, você passará por dentro de algumas cidades e verá muita coisa curiosa. Se for uma viagem mais longa, há sempre a paradinha para o pipi ou para um lanchinho, e é bom para dar uma esticada nas pernas.
Assim como com os trens, os ônibus costumam partir e chegar em regiões centrais, ou pelo menos na proximidade de alguma estação importante de trem ou de ônibus urbano.
Carro
Você encontrará locadoras de carros em praticamente todos os aeroportos e estações de trens da Europa.
Os valores das diárias variam muito, seja de época do ano, do tipo do veículo e do número de dias de locação. Se você pretender rodar bastante pela Europa e estiver em mais pessoas, vale calcular por cima quanto gastará com transporte de trem, avião ou ônibus, e fazer algumas simulações em locadoras de carros. Às vezes, compensará alugar um automóvel.
A maior vantagem será a mobilidade, pois você poderá deslocar-se facilmente de uma cidade a outra e também visitar locais mais afastados, de difícil acesso. Por outro lado, haverá o desgaste do motorista, além de tomar cuidado para não danificar o veículo, o que pode significar penalidades salgadas na hora de retornar o carro.
Além disto, é preciso ser muito cauteloso nos centros históricos de várias cidades, com ruas estreitas, confusas e, algumas vezes, com restrições de circulação e estacionamento, então, já sabe, pode vir aquela bela multa!
Nos próximos artigos, falaremos um pouco mais sobre como viajar melhor pela Europa.
Oi, queridos! Adorei o post, só ouso discordar um pouquinho na parte que vocês falam de navios. Comprando com antecedência se consegue preços inacreditavelmente baratos, eles param em várias cidades, e tem uma vantagem, você não precisa se preocupar com a hospedagem, e com a maior parte das refeições, então dependendo dos lugares, se colocar no papel às vezes sai mais barato do que se fosse visitar cada lugar pelos outros meios de transporte mais comuns!
ResponderExcluirOlá Henry
ResponderExcluirPrimeiro gostaria ded dizer que dou seu fã. Estou agora pela segunda vez em NYC e aproveitando as dicas do guia impresso que virou companheiro de viagem.
Quanto as lowcost gostaria de contar minha experiência e quem sabe ajudar em forma de dica par outros Mãos de Vaca.
Uma sao os sites tipo e-dreams que facilitam muito a busca por passagens lowcost.
Algumas empresas oferecem translado a esse Aeroporto mais distante a preços módicos ou free. Os preços das passagens são inacreditáveis (15€ pela Ryanair desde Paris/Beuvais até Barcelona). Porém (tudo na vida tem um porém) precisa ficar experto com a bagagem. As franquias de bagagem sao cobradas em separado, e por exemplo, para a mesma Ryanair, 1 mala de 30kg NÃO é a mesma coisa que duas de 15 kg. E eles vão querer cobrar excesso e nao tem choradeira. Por isso a coisa mais comum de ver em Beauvais, como aconteceu comigo, é gente abrindo mala, aliviando peso vestindo roupa ou separando bagagem entre mala e bolsa, sacola o que tiver. Por isso, ao comprar lowcost, muita atenção com as condições da passagem e franquias. E se vc vai mochilar pela Europa, vc vai acumular bagagem, pois vc sempre leva uma lembrancinha, nem que seja um livro com fotos da cidade...
Abraço e continue o bom trabalho
Sylvio
Na alemanha existe um site onde voce pode conseguir uma carona. Pode-se dividir o gasto da gasolina do dono do carro e assim economizar bastante. E possivel buscar carona por data, destino e horario. Importante ser pontual !
ResponderExcluir