5 de fevereiro de 2012

Cusco para Mãos de Vaca - Sacsayhuaman, a fortaleza cerimonial inca


Os relatos antigos dizem que a cidade de Cusco havia sido construída na forma de um puma, um dos animais sagrados dos incas, e, onde ficaria a cabeça deste puma, localizava-se Sacsayhuaman, uma fortaleza cerimonial.
Vendo a imagem abaixo, com o mapa do centro de Cusco, podemos ter uma noção de como ela deveria ser antigamente, como se fosse um puma deitado (para mim, se parece mais com um lagarto...).


Sacsayhuaman fica distante dois quilômetros de Cusco e a entrada está incluída no boleto turístico. É possível chegar à pé, a partir da Plaza de Armas, subindo pela calle Plateros, que se tornará calle Saphi mais adiante, mas não é muito recomendável, principalmente se você ainda estiver se adaptando à altitude, pois pode ser uma subida bastante puxada.


O melhor mesmo é contratar um serviço de city tour, que custará por volta de uns 5 dólares por pessoas e fará um itinirerário incluindo os principais sítios arqueológicos da região de cusco, como Sacsayhuaman, Qenko, Pukarapuraka e Tambomachay, mesmo sendo o primeiro o mais impressionante de todos, não é tão caro e acaba compensando.

Existem vários serviços de receptivo turístico ao redor da Plaza de Armas e ao longo da Avenida Sol, e nunca se esqueça de barganhar e pesquisar um pouco.


A esplanada da fortaleza é incrível e foi palco de sangrentas batalhas entre os incas e os conquistadores espanhóis. Atualmente, é o cenário do Inti Raymi, uma festa religiosa andina em celebração ao sol, que ocorre anualmente no solstício de inverno.


O ideal é sempre levar um casaco ou um moleton consigo, pois mesmo em dias ensolarados, pode ventar bastante e fazer frio ali em cima.
Se você estiver com um guia, o passeio durará mais ou menos umas duas horas até chegar ao topo das ruínas.


As construções são repletas de significados, e um dos símbolos identificados e mais famosos é o da pata de puma, numa das paredes das muralhas.


De sobre as ruínas, é possível ter uma vista estupenda de toda a cidade de Cusco, inclusive pode-se identificar vários pontos turísticos importantes.

(em detalhe: Plaza de Armas)

Sem dúvida, Cusco é uma cidade encantadora e mágica, onde se pode respirar sua história em cada ruela e em seu povo, extremamente orgulhoso de suas origens e de suas tradições incaicas.

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Postar um comentário



guias NY .PDF