Os relatos antigos dizem que a cidade de Cusco havia sido construída na forma de um puma, um dos animais sagrados dos incas, e, onde ficaria a cabeça deste puma, localizava-se Sacsayhuaman, uma fortaleza cerimonial.
Vendo a imagem abaixo, com o mapa do centro de Cusco, podemos ter uma noção de como ela deveria ser antigamente, como se fosse um puma deitado (para mim, se parece mais com um lagarto...).
(imagem: http://www.qosqo.com/qosqoes/qosqo.html)
Sacsayhuaman fica distante dois quilômetros de Cusco e a entrada está incluída no boleto turístico. É possível chegar à pé, a partir da Plaza de Armas, subindo pela calle Plateros, que se tornará calle Saphi mais adiante, mas não é muito recomendável, principalmente se você ainda estiver se adaptando à altitude, pois pode ser uma subida bastante puxada.
O melhor mesmo é contratar um serviço de city tour, que custará por volta de uns 5 dólares por pessoas e fará um itinirerário incluindo os principais sítios arqueológicos da região de cusco, como Sacsayhuaman, Qenko, Pukarapuraka e Tambomachay, mesmo sendo o primeiro o mais impressionante de todos, não é tão caro e acaba compensando.
Existem vários serviços de receptivo turístico ao redor da Plaza de Armas e ao longo da Avenida Sol, e nunca se esqueça de barganhar e pesquisar um pouco.
A esplanada da fortaleza é incrível e foi palco de sangrentas batalhas entre os incas e os conquistadores espanhóis. Atualmente, é o cenário do Inti Raymi, uma festa religiosa andina em celebração ao sol, que ocorre anualmente no solstício de inverno.
O ideal é sempre levar um casaco ou um moleton consigo, pois mesmo em dias ensolarados, pode ventar bastante e fazer frio ali em cima.
Se você estiver com um guia, o passeio durará mais ou menos umas duas horas até chegar ao topo das ruínas.
As construções são repletas de significados, e um dos símbolos identificados e mais famosos é o da pata de puma, numa das paredes das muralhas.
De sobre as ruínas, é possível ter uma vista estupenda de toda a cidade de Cusco, inclusive pode-se identificar vários pontos turísticos importantes.
(em detalhe: Plaza de Armas)
Sem dúvida, Cusco é uma cidade encantadora e mágica, onde se pode respirar sua história em cada ruela e em seu povo, extremamente orgulhoso de suas origens e de suas tradições incaicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário