10 de dezembro de 2011

Cusco para Mãos de Vaca - Qorikancha, o legado dos incas em Cusco

Qorikancha, Cusco, Peru

Junto com a Plaza de Armas e a fortaleza de Sacsayhuaman, visitar Qorikancha é um dos três passeios obrigatórios de Cusco. Conselho de amigo: você não pode ir para lá e não visitar Qorikancha!

Este foi um dos principais templos do Império Inca e os relatos dos colonizadores informavam que o templo era completamente recoberto de ouro, das paredes ao chão, e nos jardins havia várias esculturas de ouro maciço, inclusive Qorikancha quer dizer, em quechua, "Jardim Dourado".

Qorikancha, Cusco, Peru

Posteriormente, os espanhóis construíram um edifício sobre as ruínas dos templos incas, com um grande pátio, mas mantendo a estrutura do muro inca, que pode ser visto de fora pelas vielas de Ahuacpinta.

Qorikancha, Cusco, Peru

Mesmo assim, escavações trouxeram à tona partes da estrutura do templo inca, que sobreviveram a séculos de colonização, com a extraordinária arquitetura dos povos pré-colombinos.

Qorikancha, Cusco, Peru

Você pode contratar um serviço de tour que o leve a Qorikancha e depois a Sacsayhuaman, assim você será acompanhado por uma guia que lhe explicará vários detalhes das ruínas, inclusive mostrando-lhe a menor pedra de todo o templo, cuja função ninguém sabe explicar até hoje.

Qorikancha, Cusco, Peru

A entrada ao complexo lhe dá acesso também ao belíssimo jardim sagrado, talvez um dos locais mais lindos de Cusco.

Qorikancha, Cusco, Peru

A entrada custa aproximadamente 3 dólares e é uma das atrações mais interessantes da antiga capital do Império Inca.
Se você estiver com um grupo turístico, provavelmente terá em torno de 40 minutos para ver tudo, o que é pouco, principalmente porque também há uma interessantíssima exposição de obras de arte espanhola, mas que pouca gente parece dar importância.
Se você for por conta, é o tipo de passeio que pode tomar umas 2 horas ou mais do seu dia, para você realmente aproveitar tudo de maravilhoso que há em Qorikancha.

Qorikancha, Cusco, Peru

Nos subterrâneos do jardim, há um pequeno museu que pode ser visitado com o Boleto Turístico, já a entrada do complexo de Qorikancha deve ser pago à parte.

Qorikancha fica a poucas quadras da Plaza de Armas e você pode chegar lá descendo pela Avenida Sol, ou pela viela Loreto, que, na minha opinião, é muito mais fascinante, pois você passa por muralhas incaicas, por moradores vendendo artesanato e até por um jardim onde pastam umas lhamas.

Qorikancha
Plaza Santo Domingo
Aberto de segunda a sábado das 8:30 às 17:30, e aos domingos das 14 horas até as 17h.
Entrada custa em torno de 3 dólares.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Postar um comentário



guias NY .PDF