30 de setembro de 2011

Carnegie Deli ou Katz Delicatessen, o duelo dos sanduíches de pastrami de Nova York

Carnegie Deli

Os sanduíches de pastrami de Nova York são legendários, e dois de seus principais templos são o Carnegie Deli e o Katz Delicatessen. Os nova-iorquinos se dividem quando se trata de escolher qual destes locais é o melhor, pois ambos possuem história, estilo e uma vasta galeria de famosos que o frequentam ou frequentaram.

Carnegie Deli
Carnegie Deli

Localizado na região da Times Square, de frente para a famosa sala de concertos Carnegie Hall e a poucas quadras do Central Park, o Carnegie Deli já sai na frente nesta disputa pelo simples fato de estar pertinho da Meca dos turistas que vão a Nova York. Basta caminhar um pouquinho em direção ao norte, partindo da Times Square e - pronto! - já se está na porta do Carnegie Deli.

O sanduíche de pastrami também dá um baile no do Katz Delicatessen, com preços semelhantes, em torno de 16 dólares, mas que serve duas pessoas facilmente. O problema é só entender o cardápio imenso, confuso e cheio de opções desconhecidas. Mas peça um "pastrami sandwich" que não tem erro!

Inside Carnegie Deli, New York

O ambiente é todo decorado com retratos de artistas de Hollywood e da TV, astros do basquete ou do futebol americano, e outras celebridades. É sempre cheio e, às vezes, você é obrigado a compartilhar a mesa com alguém.

O pagamento só pode ser feito em dinheiro vivo, nada de cartão de crédito ou débito, mas tem um caixa eletrônico bem na porta do Carnegie Deli. Se você não ficar de bucho cheio com o sanduíche, experimente também o cheesecake de morango (strawberry cheesecake), que não se arrependerá, ou peça uma fatia para levar e coma no hotel mais tarde.

Dizem que Robert DeNiro é um dos habituées do restaurante, mas nunca o vi por lá.

Site Oficial do Carnegie Deli
http://www.carnegiedeli.com/
Sétima Avenida com a rua 55

Katz Delicatessen
Katz Delicatessen

Muitos consideram o sanduíche de Pastrami do Katz Delicatessen o melhor de Manhattan e, consequentemente, do mundo. Particularmente, não me convence muito, para mim, o do Carnegie Deli é muito melhor.

O Katz Delicatessen fica no bairro de Lower East Side, numa região pouco explorada pela maioria dos turistas. Para chegar lá, ou você faz pega o metrô F e descer na estação 2nd Avenue, ou pode desembarcar na Bleecker St. (da linha 6) e caminhar algumas quadras pela Houston St. até chegar lá.

Katz Deli, New York

O ambiente é aberto e mais agradável que o do Carnegie Deli, mas cuidado, as mesas da esquerda (de quem entra) são para quem deseja ser servido pelo garçom e terá de pagar a gorjeta para ele, enquanto as demais são para self-service. Neste segundo caso, você terá de pegar a fila para comprar o sanduíche, que é sempre longa, e pedir para o rapaz do balcão o que você quer.

Katz Deli, New York

Mesmo que o sanduíche de pastrami do Katz Delicatessen não seja tão excepcional, você DEVE experimentar as batatinhas-fritas steak cut, que são grossas, macias por dentro e saborosíssimas. Se você for só nas batatinhas, não precisa encarar a filona do sanduíche, basta ir no balcão ao lado e perdir a porção de fritas, que mal custam 5 dólares.

O Katz também é decorado com vários quadros de artistas e celebridades, além de uma plaqueta no teto indicando onde Harry conheceu a Sally, do filme "Harry & Sally: feitos uns para o outro"; a cena em que Sally (Meg Ryan) simula um orgasmo foi rodada dentro do Katz Delicatessen. E só aceita dinheiro também.

E se você percorreu todo este caminho até o Lower East Side, não deixe de dar uma volta pela vizinhança e conferir as lojas muito interessantes da região, os grafites e os demais restaurantes. Vale a visita.

Site Oficial do Katz Delicatessen
http://katzsdelicatessen.com/
Houston St. com Ludlow St.


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


4 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Eu fui ao Katz e adorei, agora fiquei curiosa para ir ao Carnegie!!!

    ResponderExcluir
  2. for ever carnegie...amo o carnegie....do ladinho la na 7a avenue.

    ResponderExcluir
  3. Oi pessoal, o Carnegie deli ja fechou ha um tempo. Parece que o aluguel aumentou demais e tiveram que fechar as portas. Entao esse guia ja esta meio desatualizado.

    Abs,
    Ricardo

    ResponderExcluir



guias NY .PDF