07 abril 2011

Huaca Pucllana, as incríveis ruínas de Lima (atração turística)

Huaca Pucllana, Lima - Peru

Quem vai ao Peru tem apenas uma meta diante de si: as ruínas de Machu Picchu.

No entanto, Peru proporciona várias outras oportunidades para o viajante conhecer sua magnífica História, tanto a pré-colombiana quanto aquela após a chegada dos conquistadores espanhóis.
Já falamos de algumas atrações do centro histórico de Lima, e agora veremos o que, para mim, foi uma das atrações mais inusitadas da capital peruana, Huaca Pucllana (pronuncia-se "ruaca puiana").

Huaca Pucllana, Lima - Peru

Localizada no coração do bairro Miraflores, cercada por prédios e avenidas, Huaca Pucllana era, alguns anos atrás, um lixão que escondia sob os entulhos toda esta riqueza arqueológica de uma civilização bastante anterior à dos incas.

Deve existir algum tipo de transporte público até, mas preferimos pegar um táxi desde o nosso albergue em Miraflores e uma corrida ida e volta por 4 dólares, como sempre, basta combinar o preço com o taxista antes de embarcar, dizendo que vai para Huaca Pucllana.

Huaca Pucllana, Lima - Peru

O complexo é grande e só pode ser visto através de uma visita guiada, que demora mais ou menos uma hora e custa por volta U$ 3,50 por pessoa.

Huaca Pucllana, Lima - Peru

A primeira parte do passeio é subindo ao topo da huaca, uma pirâmide no centro do complexo, de onde se pode ter uma bela vista do sítio arqueólogico e da cidade ao redor.

Huaca Pucllana, Lima - Peru

Posteriormente, a visita segue para um setor onde são mantidos animais típicos do Peru, bem como plantas cultivadas pelos povos andinos e pertencentes à culinária e medicina do país.

Huaca Pucllana, Lima - Peru

É uma ótima oportunidade para chegar perto das lhamas (na verdade, você acaba descobrindo que lhamas e alpacas são bichos diferentes, apesar de parecidos), dos cuys e dos pássaros locais.

Huaca Pucllana, Lima - Peru

Além de poder ver a estranhíssima e simpática raça de cães pelados do Peru, que serve de guarda das ruínas.

Huaca Pucllana, Lima - Peru

Por fim, há um setor cujas excavações já estão bastante avançadas e há umas réplicas de trabalhadores que realizaram a construção desta estrutura.

Este é um passeio que o surpreenderá, apesar de não ser tão famoso e impactante quanto as ruínas incaicas.


Site oficial de Huaca Pucllana
http://pucllana.perucultural.org.pe/
General Borgoño cuadra 8 s/n Miraflores


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário