5 de abril de 2011

Deslocando-se por Buenos Aires - metrô

Pasaje subte Buenos Aires

A rede de metrôs de Buenos Aires (Subte) não é tão vasta, por isto é bastante simples utilizá-la e conhecer suas principais linhas.
Se você não der azar de pegar uma das inúmeras paralizações do metrô, este é sem dúvida o meio de transporte mais barato e mais rápido da cidade.

A passagem individual custam menos de 30 centavos (!) de dólar e você pode fazer conexão com trens de outras linhas em algumas estações.
Como turista, você provavelmente utilizarás mais as linhas D (verde), que liga Palermo ao Centro, a C (azul), que San Martin a San Telmo, e a B (vermelha), que liga Almagro ao Centro.

Há os passes de 1, 2, 5 ou 10 viajes, que pode ser uma boa opção para evitar de esperar na fila todas as horas.

Monedero

Além disto, você também pode usar o Monedero, um cartão magnético pré-pago (no valor que você quiser), para pagar o metrô, basta encostá-lo na catraca que ele debita o valor da passagem automaticamente. A vantagem do Monedero é que ele também pode ser utilizado para compras nos Kioskos 25 horas, que são como bancas de jornais com chocolates, água, refris, etc, e para pagar ônibus em algumas poucas linhas.
Ele pode ser adquirido na própria bilheteria do metrô e a recarga inicial mínima é de 10 pesos.

Site oficial do Monedero
>http://www.monedero.com.ar/

Estação do Subte Buenos Aires

Para encontrar as estações não há muito erro, pois os símbolos indicativos são enormes e bastante chamativos, mas é sempre bom ter um mapa das linhas com você.

Com exceção da linha D, os trens são velhos e, na hora da rush, podem ser extremamente cheios. Tome cuidado com seus pertences nestes momentos, pois o metrô está cheio de trombadinhas só esperando uma bobeira para passar a mão da sua grana.
Cada dia mais ouvimos histórias de furtos no metrô, então é bom ficar esperto!
Além disto, durante boa parte do dia, os trens parecem uma feira livre, às vezes tem dois ou três ambulantes vendendo suas bugigangas no mesmo vagão, mais um peruano tocando flauta pã ou violão, isto quando não aparecem uns brasileiros tocando samba. Não dá para dizer que não é animado.

Outra dica é evitar falar português muito alto no metrô, para não chamar atenção de que é turista brasileiro.

Subte Buenos Aires

Infelizmente, o metrô não cobre algumas áreas turísticas bastante procuradas, como Recoleta ou Caminito, no Boca, assim você acaba sendo obrigado a ir caminhando (não para o Boca!) ou de táxi mesmo.

Site oficial do Subte de Buenos Aires
http://www.subte.com.ar/


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


3 comentários via BLOGGER
comente também
  1. O problema do metrô para os turistas é que não se conhece a cidade. Além disso, em Buenos Aires há uma palabra muito importante para aprender "paro" ou "piquete" que dizer "greve", muito comum aqui na Buenos Aires e muito importante para ter en conta enquanto influi no tráfico considerávelmente!!
    Boas viagens!

    ResponderExcluir
  2. Ver a cidade é diferente de conhecê-la, Laura...

    E qualquer um pode descer numa estação e caminhar ao redor. A vantagem do metrô em relação ao táxi é o preço, mas cada um seleciona o que pensa ser melhor para a seu estilo de viagem.

    O importante é que os viajantes conheçam as possibilidades. Como eu sempre digo, só se economiza de verdade numa viagem quando se frequenta os mesmos lugares dos locais, e o metrô é o meio de transporte da maioria dos portenhos, junto com os ônibus.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. estou em Buenos Aires e quase fui roubada hj no metrô.
    qdo o trem parou em minha estação para descer, um senhor de idade bem gordo barrou minha saída propositalmente, enqto uma senhora de 50 anos ou mais, abriu minha bolsa, que estava em minha frente pq era bolsa a tiracolo, mas como fiquei com medo de não conseguir sair do trem, me desesperei e me descuidei, foi aí que ela abriu a bolsa, por sorte não havia dinheiro nela. Na hora não percebi que ela estava tentando me roubar, pq o trem estava cheio e fiquei naquele empurra empurra por causa do velho que me barrou. Não vou andar mais de metrô, só de onibus. Muito cuidado para quem for andar no meio das muvucas! é bom ficar alerta!

    ResponderExcluir



guias NY .PDF