15 de setembro de 2014

Trujillo, a cidadela medieval berço de conquistadores espanhóis


Exatamente entre Madri e Lisboa, é possível avistar desde a estrada a fortificação sobre a cidade de Trujillo.
Uma pequena joia que passa despercebida pela maioria dos turistas que passa pela Espanha.
Apenas um dia já é o suficiente para uma exploração rápida pelo setor medieval de Trujillo, portanto, se você tiver a oportunidade de visitá-la, eu lhe asseguro que se encantará.

Plaza Mayor

Como ocorre com muitíssimas outras cidades espanholas, a vida social de Trujillo ocorre na Plaza Mayor. É onde se encontram os principais restaurantes (turísticos, o que não significa que sejam os melhores) e onde os moradores se reúnem à noite para jogar conversa fora.
O visitante é imeditamente saudado por uma estátua em homenagem a Francisco Pizarro, o filho mais ilustre da cidade. Pizarro foi o conquistador do Peru, um dos homens que dizimou a civilização Inca e que é celebrado como um heroi em Trujillo, inclusive, ele foi o fundador de uma cidade com o mesmo nome no Peru.

É curioso ver os dois lados da História. No Peru, particularmente em Cusco, onde já estivemos (e que tem uma praça central muito parecida com a de Trujillo), os espanhóis e principalmente Pizarro são considerados invasores e criminosos de guerra.
Amado por uns, odiado por outros...


Foi num restaurante na Plaza Mayor que almoçamos assim que chegamos à cidade. Experimentamos a Moraga, um prato típico com carne de porco, bastante saboroso, que nos custou 8 euros, e um bife empanado por 6 euros.
A opção mais comum é de pedir um menu del día, que inclui uma entrada, um prato principal, sobremesa e bebida, geralmente por um preço em torno de 14 euros.
Pode valer a pena se você comer muito, mas se você fica satisfeito com um único prato, o recomendado é pedir apenas o prato principal mesmo.

Castelo de Trujillo

Uma das principais atrações de Trujillo é o seu castelo, aquele mesmo que pode ser visto da rodovia.
Partindo da Plaza Mayor, é uma bela subida por uma estradinha bastante íngreme. Talvez uns 15 ou 20 minutos de caminhada morro acima.
No entanto, é um percurso que vale a pena. O castelo é bastante impressionante por fora, porém por dentro não é muito extraordinário. A entrada custa 2 euros e dá acesso às muralhas, que é basicamente o que há para ser visto.
De qualquer modo, a paisagem lá de cima é estupenda, porém não é o tipo de passeio adaptado para pessoas com dificuldades de mobilidade ou para quem estiver com carrinho de bebê.

A casa onde nasceu Pizarro

A casa onde nasceu Francisco Pizarro, o conquistador do Peru, é hoje um pequeno e decepcionante museu.
No térreo, há ambientes reconstruídos tal como deviam ser no século XVI e, no primeiro andar, uma exposição sem graça sobre a invasão do Peru.
A entrada custa 1,40 euro.

Iglesia de Santa María la Mayor

A igreja mais impressionante de Trujillo cobra 2 euros de entrada. Isto é habitual na Espanha e um tanto irritante, mesmo que algumas mereçam a visita.
No entanto, além do altar com painéis do século XV, é possível subir também à torre e que, para mim, foi o que mais valeu na atração, de onde se pode avistar toda a cidade e o castelo sobre o monte.

Alberca

O mais estranho e também o mais inusitado de Trujillo é a cisterna conhecida como Alberca. Até hoje não se sabe exatamente qual a sua origem, possivelmente romana, que servia para irrigar os campos próximos e também para fornecer água para o gado.
Hoje, durante o verão, é um local de divertimento da garotada, que se arrisca lançando de sobre muros de 14 metros dentro da água.

Hospedagem

Nós nos hospedagemos no hotel NH Palacio Santa Marta, bem próximo da Plaza Mayor e na rota que dá acesso ao setor histórico de Trujillo.
Conseguimos uma promoção por 50 euros neste edifício histórico, num palácio do século XVI restaurado, mas que ainda preserva elementos originais.
Um preço excelente para um lindo hotel 4 estrelas.

www.nh-hoteles.es/nh/es/hoteles/espana/trujillo.html

Aproveite e confira também abaixo o vídeo de nossa viagem a Trujillo. Assine o nosso canal e deixe o seu comentário ou suas dúvidas.




Visualizar Trujillo em um mapa maior


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Postar um comentário



guias NY .PDF