7 de setembro de 2014

Cáceres, uma impressionante cidade medieval espanhola


Até hoje, todas as cidades espanholas que visitamos nos surpreenderam, mesmo as menores e desconhecidas, mesmo as incrustadas onde Judas perdeu as botas. Com Cáceres não foi diferente.

Na região de Estremadura, Cáceres teve grande relevância histórica desde o domínio romano e o seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO, como um dos conjuntos urbanos medievais e renascentistas mais bem preservados do mundo.

Um ou dois dias na cidade são o suficiente para uma primeira exploração dos monumentos e principais atrações, ou para servir como ponto de partida para explorar cidades históricas próximas como Trujillo ou Mérida.
 
Plaza Mayor

Tradicionalmente, a Plaza Mayor é o coração das cidades espanholas, onde estão a maioria dos restaurantes e onde as pessoas se reúnem de dia ou à noite para jogar conversa fora.

Sob as arcadas da Plaza Mayor de Cáceres, você encontrará uma vasta opção de restaurantes e de tapas bars. Todavia, o preço costuma ser bastante parecidos e a escolha ficará mais pelo aspecto do local ou pela simpatia dos garçons. Aliás, quem sai de uma cidade grande como Madri ou Barcelona, imediatamente se espanta com a gentileza dos estremenhos.

Assim que anoitece, a praça fica lotada de jovens, já que Cáceres tem uma importante universidade, e os bares ficam bastante movimentados.

Casco Histórico

O acesso à região histórica da cidade é feito principalmente pelo Arco da Estrela, ao subir as escadas que partem da Plaza Mayor.
Há muitos palácios e casas medievais preservadas, muitas que podem ser visitadas gratuitamente ou por valores módicos.

Museu de Cáceres/Palacio de las Veletas

Se você for passar pouco tempo em Cáceres e precisar escolher alguma atração para visitar, sem dúvida deve ir ao Museu de Cáceres, no interior do Palacio de las Veletas.
A visita é grátis para cidadãos da União Europeia e aos domingos, no entanto, o valor normal da entrada chega a ser ridículo de tão barato, custando 1,20 euros.

Este é basicamente um museu arqueológico, com artefatos pré-históricos e da época romana.
No entanto, sua maior atração, que é um dos símbolos da cidade, é o Aljibe, um cisterna da época da dominação muçulmana, no subsolo do museu. É simplesmente impressionante!

Na parte detrás do museu, há um pequeno anexo com exposições de Belas Artes. Há algumas gravuras e pinturas menos importantes de Picasso e Miró, além de várias outras obras de autores modernistas e contemporâneos.

Museu de Cáceres (blog)
http://museodecaceres.blogspot.com.es/p/breve-informacion-sobre-el-museo.html
Plaza de las Veletas, s/n

Outras atrações

Iglesia de San Francisco Javier

Você provavelmente passará por esta igreja a caminho do Museu de Cáceres. Em homenagem ao precursor dos jesuítas.

Plaza de San Jorge

Fundación Mercedes Calle - Carlos Ballestero

Pequena exposição de artigos pessoais bem em frente à Iglesia de San Francisco Javier. Grátis.

www.fmercedescalles.org/fmc/
Plaza de San Jorge, 2

Torre de Bujaco

A maior torre que pode ser avistada da Plaza Mayor. Remodelada no século XII, após a conquista árabe, ela pode ser visitada pelo valor de 2 euros, que dá acesso a um pequeno trecho da muralha.
Não subimos, porque não havia como entrar com carrinho de bebê.

Plaza Mayor, 0

Palacio de Carvajal

Com um belo pátio interno, um centro de informações turísticas e uma exposição futurista sobre o turismo na região de Cáceres.

 Calle Amargura, 1

Iglesia Concatedral de Santa María

A principal igreja da cidade, construída entre os séculos XV e XVI. Custa 1 euro para visitar a nave e 2 euros caso queira subir no campanário.

Plaza de Santa María

Museo Yusuf Al Burch

Recria o ambiente de uma antiga habitação mourisca. 1,50 euros para visitar.

Calle Cuesta del Marqués, 4

Alimentação

Há várias opções gastronômicas ao redor da Plaza Mayor, por ruas adjacentes e também no Casco Históricos.
No jantar, optamos para ir ao La Minerva, considerado um dos melhores restaurantes de Cáceres. Os preços eram justos, com tapas a partir de 4 euros e pratos a partir de 8 euros.
A comida estava boa e a batata frita excepcional, porém me pareceu um local um tanto pretensioso e barulhento.

www.laminervacaceres.com
Plaza Mayor, 26

Hospedagem

Passamos uma noite no Gran Hotel Don Manuel, que apesar de estar fora do setor histórico, está bem próximo, não mais do que uns 10 minutos de caminhada.
A diária custou 50 euros, sem café da manhã e sem estacionamento (que teria custado 13 euros adicionais). Deixamos o carro numa rua próxima.

www.donmanuelatiramhotels.com
Calle de San Justo, 15

Como chegar

Não há aeroportos em Cáceres, portanto as suas opções serão de carro, pela rodovia A-58, caso esteja vindo de Madri, ou pela N-430 se estiver vindo de Lisboa.
Há também a estação de trem de Cáceres, no setor mais novo da cidade.

Aproveite e também confira abaixo o vídeo com o nosso relato de viagem por Cáceres.




Visualizar Cáceres em um mapa maior



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Postar um comentário



guias NY .PDF