22 de setembro de 2011

Taiwan para Mãos de Vaca - Taipei 101, vendo o mundo do topo

Taipei 101

O Taipei 101 é um dos prédios mais altos do mundo e, durante alguns anos, ocupou o primeiro lugar da lista. É uma monstruosidade de aço e vidro que pode ser vista de qualquer parte de Taipei e é uma das paradas obrigatórias na capital de Taiwan.

Taipei 101, entrance

Os primeiros andares deste edifício são ocupados por um shopping center, com algumas careiras lojas de grifes, uma livraria enorme para quem quiser comprar um livro que não seja em chinês, um mercado e uma variada praça de alimentação no subsolo.

Food Court, Taipei 101

Se você já estiver um pouco saturado da comida tradicional taiwanesa, uma praça de alimentação como esta é uma ótima opção para quebrar a rotina e se arriscar numa comida italiana que tem bem pouco de italiana, ou nas redes de comida japonesa, indiana ou árabe.

View from the Taipei 101

No entanto, a maior atração do Taipei 101 é o observatório nos últimos andares, que proporciona uma das vistas mais incríveis da cidade.

Ticket to Taipei 101

A entrada custa em torno de 13 dólares americanos, com a opção de meia entrada para estudantes, e o tempo de espera pode ser longo, dependendo do horário do dia.

Taipei 101

Mas a subida com o elevador é surpreendentemente rápida, são apenas 50 segundos para ascender quase 500 metros.

View from the Taipei 101

A visitação vai das 9 da manhã até as 10 da noite, mas o melhor horário é no final do dia, quando você pode acompanhar o pôr do sol sobre Taipei e ver as luzes da cidade à noite.
Você também pode conferir as lojinhas que existem neste andar e enviar um cartão postal diretamente do topo do Taipei 101 para sua família, basta comprá-lo na papelaria, comprar o selo e deixá-lo numa das caixinhas de correio, seja para família, amor ou amigos.

O que poucos sabem é que ainda é possível subir mais alto, num observatório ao ar livre alguns lances de escada acima. O ideal é escolher um dia com o céu limpo, pois o prédio é tão alto que, se estiver nublado, é muito possível que haja bem pouca visibilidade, com o topo acima das nuvens.

Taipei 101

Outra característica arquitetônica interessante do Taipei 101 é uma bola de metal de várias toneladas que serve para estabilizar o edifício em situações com muito vento, terremotos ou tufões. De tempos em tempos, esta bola é pintada com cores diferentes e cada uma tem um nome, uma personalidade e gostos diferentes; você até pode comprar os bonequinhos com as cores da bola nas lojas do observatório. Pode parecer bobeira, mas é coisas de taiwaneses!

Free Shuttle to Taipei 101

O Taipei 101 fica na 87F, No. 7, Hsin Yi Rd. Sec. 5, e não é muito perto da estação de metrô, todavia, há um traslado gratuito ida e volta entre a estação Taipei City Hall e o Taipei 101, ou você simplesmente pode indicar no mapa onde você deseja ir para o taxista, já que táxi não é tão caro para uma cidade grande como Taipei.

E antes de sair, não se esqueça de passar pela loja de eletrônicos, bem perto dos elevadores do observatório e conferir se há alguma promoção de computador ou câmera, pois estas são algumas das maiores tentações de um país moderno como Taiwan.

Site oficial do Taipei 101
http://www.taipei-101.com.tw/


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


6 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Interessantíssimo! Muito bem escrito e com muitos detalhes, o que é essencial pra quem está procurando informação sobre o lugar. Parabéns, Henry. Seus posts são excelentes. (É muito bom saber que eu estive no TAIPEI 101 hahaha) Fabrício Cunha

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante ! Realmente é um lugar pouco mostrado nos blogs sobre viagens. parabens pela postagem e pelo blog :)

    ResponderExcluir
  3. Estive em Taipei e a cidade é realmente indescritível, para mim é uma das cidades mais encantadoras do mundo. Achei muito interessante o artigo, de fato muito detalhado, só acrescentaria outros pontos dessa megacidade.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita, Fabricio, Henrique e Júlio.

    Ainda pretendo escrever outros artigos sobre Taipei e alguns outros pontos de interesse em Taiwan. É realmente um país incrível e cheio de atrações, tanto para quem deseja modernidade quanto para quem procura por algo mais tradicional.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Incrivel que voce foi a Taipei!!! Sou descendente de taiwaneses, e acompanho seu blog desde 2008!! e sempre que vou a NY dou uma olhada no seu blog e indico a amigos que vao a NY e/ou vao viajar!
    Parabens pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  6. Como fizestes para obter o visto para Taiwan ?

    ResponderExcluir



guias NY .PDF