20 setembro 2010

Fuerza Bruta em Buenos Aires (resenha)


Havíamos assistido ao show do Fuerza Bruta em Nova York, por isto, ficamos ensandecidos quando soubemos que o espetáculo também está em cartaz em Buenos Aires. Corremos para comprar os ingressos e retornaremos para assistir mais vezes se eles estenderem a temporada por mais alguns meses.
A resenha é basicamente a mesma do show em Nova York, principalmente porque o show original é argentino. 

O Enredo
É até difícil explicar do que se trata o show "Fuerza Bruta": um misto de dança contemporânea, arte performática, discoteca... e mais um monte de outras coisas.
A verdade é que foge de toda classificação tradicional.
Não há um enredo definido, mas a minha interpretação é que representa momentos de frenesi da vida cotidiana moderna, sempre correndo atrás de nossos objetivos e superando obstáculos, e momentos de sonho e delírio.
Faltam algumas das cenas que tem na versão americana e não tenho ideia do porquê, na verdade, o uso do palco do Fuerza Bruta em NY é melhor, mesmo assim, o original portenho é imperdível.
Mas é apenas assistindo para compreender do que se trata. Acima de tudo, "Fueza Bruta" é um turbilhão de impressões sensoriais, Arte em seu estado mais puro.

A Produção
O uso do espaço é fantástico. Ao invés de um palco, o cenário e os artistas desfilam e surgem por todos os lados do teatro, das paredes, do teto, do meio da plateia.
A criatividade da equipe é absurda, em momentos como a da piscina transparente que desce do teto e na qual bailam e deslizam as dançarinas.

O elenco é de primeira linha e um DJ anima a galera.

A Trilha Sonora
Para o público mais jovem, a trilha sonora não poderia ser melhor. Um DJ comanda o ritmo da apresentação, com músicas eletrônicas que lembram estilos latinos e senti um toque de Brasil em algumas músicas.
É muito difícil não se deixar levar pelo ritmo frenético do show e a música é com certeza parte deste segredo.

O Teatro
Localizada na Recoleta, a Sala Villa Villa, surpreenderá aqueles que esperam um teatro convencional.
Não há palco, não há assentos.
Por pouco mais de uma hora, a plateia fica de pé, olhando para cima e para os lados, aguardando a próxima surpresa que o show proporcionará.
O teatro é relativamente pequeno (mas maior do que a versão americana) e, em alguns momentos do espetáculo, a plateia tem se comprimir no centro e se mover de acordo com as instruções dos funcionários, já que há uma dinâmica bastante não-convencional.
O interessante é que o show foi concebido de uma maneira que, de qualquer posição do teatro, seja possível ver o que acontece sem grandes dificuldades.
O ingresso custa 50 pesos para os shows nas quartas-feiras e pode chegar a custa até 75 pesos para as sessões de sexta-feira (Fuerzabruta Metro Nigths, que tem uma festinha estilo rave depois) ou do sábado à noite. Pode ser comprado diretamente na bilheteria ou através do site.
Até o dia 3 de outubro, os primeiros 100 compradores de cada sessão pagam também 50 pesos.

Nível de espanhol
Não há falas, por isto, não precisa saber falar espanhol para entender o show (há alguns gritos, mas pouco discerníveis).

Qual foi a barbada?
Compramos ingressos para o domingo à tarde e os dois custaram 110 pesos (55 pesos por pessoa). A barbada é o próprio fato de o show ser na Argentina, pois o preço de dois ingressos equivale à metade do preço de um ingresso inteiro em Nova York.

Visão Geral
É um espetáculo simplesmente extraordinário! Um dos shows mais surpreendentes que já vi.
O ritmo é fantástico; os dançarinos são fantásticos e interagem muito bem com a plateia.
Mas prepare-se para ficar molhado, em dois ou três momentos, surge um homem com uma mangueira e dá algumas esguichadas na galera. Se você não quiser ficar ensopado, sugiro que se afaste para os cantos do teatro, ou pelo menos fique fora da linha do jato. No entanto, se você quiser curtição, entre na dança e solte a franga!
É um show muito interativo e, desta vez em Buenos Aires, eu fui um dos convidados para dançar no palco! Não poderiam ter escolhido um pé de chumbo pior do que eu...

Clique aqui para conferir algumas fotos do show
(eu tirei mais de 900 fotos do show de NY, mas consegui fazer uma triagem com apenas 130. Foi difícil...).

Site oficial do Fuerza Bruta
http://www.fuerzabruta.net/website/fuerza.html

Fuerza Bruta está previsto para acabar no dia 3 de outubro de 2010, mas como eles tem prorrogado o término desde agosto, é capaz de ficar mais alguns dias em Buenos Aires. Vamos torcer!



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário