15 de outubro de 2014

A Torre de Londres, de castelo medieval a prisão


Às margens do Rio Tâmisa localiza-se um dos monumentos mais antigos de Londres, e também um de seus grandes símbolos, a Torre de Londres.

Sua construção começou no século XI e, durante muito tempo, foi a residência dos monarcas britânicos. Nele residiram importantes reis, como Ricardo Coração de Leão, Henrique III e de Eduardo I.

Desde muito cedo a Torre de Londres foi utilizada como prisão, mas foi durante os século XVI e XVII que ela abrigou seus prisioneiros mais ilustres, incluindo a própria Elizabeth I, que se tornaria a rainha da Inglaterra depois.

Hoje, é uma das mais importantes atrações de Londres, sempre lotada, apesar do preço salgadíssimo de 22 libras para entrar.
Em seu interior, é possível visitar as Jóias da Coroa, a Torre Branca (onde prisioneiros eram torturados), entre outros setores do complexo do castelo.

Atualmente, ao redor das muralhas, está ocorrendo uma instalação em homenagem aos soldados britânicos que morreram durante a Primeira Guerra Mundial: são mais de 800 mil tulipas vermelhas, que podem ser adquiridas pelos visitantes. A renda será revertida para fundos de caridade.


Assista o vídeo aqui: http://youtu.be/BNjxWo_17dE

Se você for o típico mão de vaca que não pretende pagar 22 libras para entrar na Torre de Londres, o passeio ao redor do castelo já é bastante bonito, mesmo tendo de acotovelar-se com a multidão de turistas.
Dali você pode seguir para a Ponte da Torre (Tower Bridge), cruzando o rio, de onde também se tem uma ótica visão do castelo.


Se você planejar bem e tiver disposição para cumprir os requisitos para isto, é possível visitar gratuitamente o pátio da Torre de Londres para assistir à Cerimônia das Chaves, quando uma sentinela tranca o castelo.
Para isto, é preciso agendar com muita antecedência, mas muita antecedência mesmo; de uns alguns meses.
A reserva destes bilhetes gratuitos para a cerimônia pode ser feita aqui. Ocorre todas as noites e é uma cerimônia curta, de não mais do que uns 10 minutos de duração, mas você estará acompanhando um ritual milenar, o que não deixa de ser muito interessante.

Os bilhetes para entrar na Torre de Londres podem ser adquiridos online e custam um pouco mais barato assim.

Site oficial da Torre de Londres (em inglês)
http://www.hrp.org.uk/TowerOfLondon/

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


5 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Só uma errata: É a Tower Bridge que fica ao lado da Torre de Londres, e não a ponte de Londres (London Bridge). Muito boa a matéria e quem for a Londres não pode deixar de conhecer essa atração de jeito nenhum! Ainda durante o tour, os guias contam as histórias das pessoas que foram executadas ali, como a Ana Bolena. Ah, pra quem gosta tem as histórias dos fantasmas que habitam a torre também (:

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela correção, Mauren.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Todas as vezes que fui à Londres fui no inverno. caraca! Que linda que fica a Torre assim!
    Parabéns pelo post e pelo blog. Estou indo p NYC em janeiro e vou ler tuas dicas!!!
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Agora que eu vi que eram flores de cerâmica... mas que lindo mesmo assim!!!! =))))

    ResponderExcluir
  5. Legal :) Esse ano fui para Europa, usei esse site aqui http://tripolist.com/ para cadastrar meu roteiro. Ajudou muito pois não precisei usar planilhas nem nada e ainda pude anotar as dicas que meus amigos me deram.

    Passei por esse castelo tb, tava todo enfeitado, lindo. Tirei umas fotos animais!

    ResponderExcluir



guias NY .PDF