27 janeiro 2014

Economizar para viajar mais: dicas para viajar gastando pouco

Este artigo foi produzido pela equipe do Quero Passagem, especialmente para o blog Viagens para Mãos de Vaca. 

Viajar é preciso, economizar é necessário e, assim, viaja-se mais e sempre! Antes de tudo é preciso levar em conta suas limitações e até mesmo suas expectativas para a viagem, como o guia A arte de viajar sem gastar muito bem lembra: para economizar, você precisará abrir mão de alguns luxos e fazer muitas pesquisas. Por isso, confira agora as dicas da Quero Passagem para você que quer botar o pé na estrada mesmo com um orçamento limitado.

Traslado 
Metrô, opção rápida para grandes cidades | Via: Agência T1 

Utilizar o transporte público é a melhor opção para quem quer economizar: ônibus, metrô e trem vão te levar mais longe pelo menor preço. Além disso, muitas cidades contam com sistema integrado de transporte, o que possibilita que você utilize diferentes meios pagando apenas um bilhete, não deixe de conferir se o seu destino conta com esse serviço.
Quando o uso de um táxi for indispensável, consulte se o lugar em que você está possui alguma alternativa de transporte particular. Países como a Argentina, por exemplo, contam com opções de transporte similares aos táxis, conhecidos como remises (uma opção legalizada e mais econômica). Já dentro do Brasil uma boa opção é o moto-táxi.

Alimentação 
Buffet a kilo, uma opção variada e econômica | Via: Manuel Alarcón 

Você sabia que muitas vezes a comida típica de uma região não está no restaurante mais chique da cidade, mas sim naquele pequeno restaurante da esquina? Pois é, comer em restaurantes frequentados pelos “locais” é uma forma de economizar sem deixar de experimentar as especialidades da região.
Se o local que você estiver hospedado contar com uma cozinha, aproveite para passar no mercado e cozinhar suas próprias refeições. Se não for o caso, aproveite bem a refeição oferecida pela hospedagem, normalmente o café da manhã, justamente a refeição considerada a principal do dia!

Hospedagem 
Hostel em Ouro Preto, MG | Via: Marina Aguiar 

Muitas coisas podem ser levadas em conta na hora de se hospedar: o preço da diária, as condições do quarto, a localização e as refeições oferecidas. No fim, é possível você economizar em um quesito e gastar mais em outro, por exemplo: um hostel com quarto compartilhado, mas que fica longe das principais atrações turísticas ou um hotel 3 estrelas, mas que fica apenas algumas quadras dos principais passeios.
Esse quesito exige pesquisa, cálculos e preferência pessoal! E não desanime, é possível sim encontrar locais econômicos com boas localizações, mas para isso é preciso buscar e sempre acompanhar as promoções.

Atrações e passeios 
Pedra do Quilombo na Trilha do Pico da Pedra Branca | Via: Hugo de Castro 

Uma cidade turística possui várias belezas a serem exploradas, algumas delas são gratuitas e outras, por sua vez, cobram um valor baixo para entrada, praticamente um valor simbólico.
Para as atrações grandes, não deixe de conferir promoções que barateiam os bilhetes, como o aniversário da cidade, temporada baixa, preço para estudante ou ainda um dia na semana que os bilhetes ganham um desconto especial.

Ônibus 
Aproveite o fim do dia para pegar a estrada | Via: O Bardo 

O transporte rodoviário ainda é o mais econômico em nosso país, além disso, ele é perfeito para o deslocamento entre pequenas distâncias. No site da QueroPassagem.com.br você pode encontrar passagens de ônibus por preços promocionais, que irão te levar para o seu destino dos sonhos por um preço que cabe no bolso.
Além disso, ao optar por viajar no fim do dia, você transforma o ônibus em seu hotel por uma noite, assim você economiza com hospedagem e não perde o dia viajando.
Lembre-se que mesmo economizando você não precisa abrir mão de todos os luxos de uma viagem: uma visita a um restaurante gourmet ou um passeio caro podem sim estar incluídos no seu roteiro, afinal de contas, uma viagem é uma experiência única. Faça apenas ela caber no seu orçamento, assim você terá lembranças e não contas quantos retornar.

Artigo patrocinado por QueroPassagem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário