16 março 2012

Dica do leitor - viajando com Ivo Amor Divino pela Europa, parte 2: Roma



Para conferir a primeira parte desta aventura, em Paris, clique aqui.



Ave César, mãos de vaca!


Bem-vindos à Roma. Já gostei de cara daquele casario antigo e um verdadeiro museu a céu aberto: a Babel do passado, presente e futuro. Sentir-me em casa com aquela desorganização total. Ônibus cheio gente de tudo que é tipo. O que você menos vê na parte central são os romanos, mas se preparem, que vocês vão encontrá-los.


A cidade tem metro e bonde, mas o que você vai usar mesmo são suas pernas e ônibus.
Compre o passe de ônibus para os dias que você for ficar na cidade, que dá o direito de entrar em dois museus. Sugestão: Coliseu e outro (excetuando no Vaticano, que é outro país).


Por falar em Vaticano, compre o ingresso pela internet, que dá direito de entrar sem pegar fila, senão vocês vão padecer naquela fila descomunal.


Ave César! Encontrei um centurião 171. Era um misto de garçom tirado a dono de restaurante, no circuito gastronômico entre Fontana de Trevi e Pantheon.
Ele com esse papo de: buona sera (boa tarde), signore.
Pensei: é muita cera para meu gosto, senti que o meu santo não bateu com o desse caboclo. Pagamos por uma coisa e ele nos enviou outra coisa que não estava no cardápio.
Aí o pau quase comeu, mas chuchuzinho não deixou. Fiquei mais bruto que morão do canto de cerca, mais valente que siri na lata.
Chuchuzinho falou pra mim:
- Ivooo, Ivooo, meeeenos.
Eu falei:
- Bem, você viu o que ele colocou na mesa? - Com esse papo de primeiro prati, segundo prati, terceiro prati. O rosbife era mais fino que uma folha de papel, o macarrone prefiro não falar, a salada era 3 talos de alface e a água que ele trouxe estava tão quente que parece que ele havia acabado de encher a botija na Fontana de Trevi. O meu argumento não serviu de nada, paguei a conta e me piquei mordido de raiva (mãos de vaca, fiquem espertos em roma!).


O bom é que a Margarethe e o Alceu só dão risadas, mas que eu fiquei retado, fiquei.


Ah, outra coisa: hotéis...
Prepara o seu espírito, faça logo um estágio no Pelô ou em Santo Antônio, em Salvador, que é a mesma coisa (casarões antigos), na faixa de 80 a 120 euros para quatro pessoas, com café da manhã e banheiro no quarto (coisa rara).
O melhor lugar é próximo a estação de trem Roma Termini, pois tudo termina ali mesmo ou se inicia: trem e ônibus para os aeroportos, estação de metrô e supermercado no subsolo, restaurantes, lojas e locadoras de veículos no térreo e no segundo piso. Ponto de partida de trem para toda a Europa, por isso é o melhor lugar para ficar.


- Hotel com café da manhã e banheiro para 4 pessoas - 100 euros (2 patas)
- Restaurantes no circuito gastronômico entre Fontana de Trevi e Pantheon (pega turista abestalhado) - por pessoa, 18 a 25 euros (zero pata)
- Restaurantes perto da estação Roma Termini (atendimento agradável e garçons simpáticos) - por pessoa, com taça de vinho da casa, de 8 a 18 euros (2 patas)
- Passe de ônibus para 5 dias - 25 euros
- Coliseu - (use o passe de ônibus) (4 patas)
Muito melhor ao vivo do que pelo video, realmente impressionante.
- Museu do Vaticano - ingresso pela internet (4 patas)
Se prepara para tomar muitos psius dos fiscais do museu, mas vale a pena a visita, principalmente na Capela Cistina.
- Basílica de São Pedro - (4 patas)
Sugestão da Basílica: se você sofre reumatismo, bico de papagaio, dor de coluna, dor de barriga, comeu, tomou água ou vinho demais! Enxaqueca, labirintite, sinusite, dor de cabeça crônica, renite, dor de tendão de aquiles, todos os itis, desistis de subir as escadas da cúpula da Basílica de São Pedro; aquilo é mais difícil do que pagar promessa no dia da festa do Senhor do Bonfim. Além de você pagar 7 euros pra subir aquela escadaria toda, não dá pra ver nada.
Mas deve visitar o subsolo, onde estão sepultados os papas, e o interior da Basílica.


Ah, outra coisa que eu achei engraçado foi a guarda do Vaticano, que parecia um bate-bola ou pierrot. E eu pensei, “mas o carnaval já passou, eu tô vendo o povo com abadá diferente, fui lá identificar pra ver de que bloco eles faziam parte, foi aí que eu tomei conhecimento que eram da guarda do Vaticano e todos suíços, não me pergunte o porquê deles serem suíços, mas sei que eles são todos suíços”, mas que é uma roupinha engraçada, é.


Nos mais, é sebo nas canelas, garrafa de água mineral na mão, bonés para proteger do sol e se piquem pelas ruas e ruínas de Roma.

Adorei Roma! Vale a pena a visita e a viagem continua, no próxima parte: Florença e Veneza.


Ave César, mãos de vaca!


Obs: se você é mão de vaca de bolso gordo, a sugestão são os hotéis da Via Veneto, que custam de 300 a 500 euros a diária. Eu não passo nem perto, pois este orçamento não cabe no meu bolso, mas conheci pessoas na viagem que disseram que vale muito a pena, mesmo chegando ao hotel meia noite e saindo às 8 da manhã.


***

Um comentário:

  1. Os restaurantes em Roma são mesmo assim. Aliás, funciona desta maneira um pouco por toda a Itália. Como sabem que em principio não voltamos lá então somos muito mal atendidos. Em Veneza cheguei a apanhar torradas completamente queimadas e viradas para baixo para eu não perceber.
    Na minha opinião quem estiver em Roma não deve deixar de visitar os Jardins Borghese. Basta subir a escadaria da praça de espanha e virar à esquerda que você está lá. As vistas sobre a cidade são fabulosas e os jardins são impecaveis. Ótimo para descansar da vida da cidade. A galeria Borghese que está no jardim também não deve ser perdida, trata-se de um excelente museu. O jardim é tão grande que tive que alugar um carrinho a pedais.

    ResponderExcluir