25 março 2010

Foto da semana - Estátuas no Madison Park

(Clique na foto para ampliá-la)

De tempos em tempos, há uma instalação de arte no Madison Park. Sempre é uma coisa maluca, daquelas que nos faz coçar a cabeça e pensar: "que diabos este artista quis dizer?"

Vale lembar que o Madison Park é um dos oásis de paz e tranquilidade inscrustados na ilha de Manhattan, onde executivos vão almoçar nos dias quentes, as babás passeiam com as crianças e onde a cachorrada corre solta num dos maiores parques para cães da cidade.
Ao redor do Madison Park, há também alguns prédios icônicos, como o Flatiron Building (um dos primeiros arranha-céus de NY), o prédio do Life Insurance e o Commodore Criterion.

E, desta vez, a instalação de arte do Madison Park utiliza estes prédios que o circundam como sua galeria.
Quando a primeira estranha estátua foi colocada no lado leste do parque na terça-feira, ninguém havia percebido que ela não era a única. A estátua na calçada era apenas um chamariz para a mais de uma dúzia de outras que não estavam ao nível do chão.
Sobre os telhados dos prédios ao redor, as outras estátuas, idênticas, silenciosas e misteriosas observam os nova-iorquinos.

Seja no topo de edifícios históricos, como os mencionados acima, seja acima de prédios residenciais ou comerciais, esta obra de arte inquieta e cumpre seu papel, de nos arrancar do óbvio cotidiano, e nos forçar a parar e refletir.
O que o artista queria dizer ainda não sei, mas que é legal tentar encontrar todas as estátuas, isto lhe garanto que é (e acho que ainda não encontrei todas elas).

Você pode ver mais fotos das Estátuas no Madison Park aqui.



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário