9 de fevereiro de 2010

O Fantasma da Ópera - Broadway (resenha)


O Enredo
"O Fantasma da Ópera" é um dos maiores clássicos ainda em cartaz na Broadway.

O musical é a história de um triângulo amoroso entre Raoul, Christine e o Fantasma da Ópera, um sujeito que vive nos subterrâneos de um teatro e esconde-se atrás de uma máscara.
Por causa de seu ciúme por Christine, o Fantasma é capaz de ir até as últimas consequências.

A Produção

É impressionante os efeitos que a equipe de "O Fantasma da Ópera" consegue obter, com recursos criativos e belos, dignos de uma megaprodução.
Logo na primeira cena, quando o candelabro que está sendo leiloado, num flashback, retorna a seu lugar no teto do teatro, já dá para sentir que estamos de um espetáculo de primeira grandeza.
Outra cena de cair o queixo é quando o Fantasma da Ópera conduz, em seu barco, Christine pelos canais subterrâneos do teatro.
O cuidado na produção é uma ótima explicação para o musical estar tantos anos em cartaz.

A Trilha Sonora
Poucos musicais possuem tantas canções conhecidas como "O Fantasma da Ópera". O mérito é de Andrew Lloyd-Weber, provavelmente um dos maiores compositores que a Broadway já conheceu, responsável pelas trilhas sonoras de "Cats", "Evita" e "Jesus Superstar".

Canções como "The Phantom of Opera", "Angel of Music", "Masquerade" e, principalmente, "The Music of the Night" e "All I ask of you" (que tem uma versão em português na voz de Emílio Santiago) são do tipo que não saem da cabeça, mesmo após meses.

Por outro lado, ao contrário de vários outros musicais, que alternam entre canções lentas e outras mais animadas, o tom geral de "O Fantasma da Ópera" é de uma trilha sonora lírica e um tanto tediosa depois de uma hora sentado.

Dá até para "pescar" na poltrona em algumas cenas...

O Teatro
O Majestic Theatre não é dos mais confortáveis do mundo. As poltronas são relativamente apertadas, portanto, nem pensar em esticar as pernuchas.
Os ingressos variam de U$ 26,50 a U$ 121,50.

Nível de inglês
É preciso ter um bom domínio de inglês para compreender todas as falas dos personagens. Em alguns instantes, o áudio não é dos melhores e, como praticamente todos os diálogos são cantados, a compreensão é ainda mais difícil.

Para piorar, é em inglês britânico. Por isto, ter uma noção do que se trata a história - assistir ao filme antes ajuda - é uma boa alternativa para quem não entende o idioma muito bem.

Qual foi a barbada?
Nós compramos ingressos nas últimas poltronas, ou seja, 26,50 dólares para cada um. Foi o mais barato que conseguimos.

Visão Geral
Desde 1986, "O Fantasma da Ópera" encanta plateias do mundo inteiro, já que a produção também pode ser assistida, além de Nova York, em Londres, Las Vegas, Budapeste e Varsóvia.

Como disse anteriormente, é o maior clássico em cartaz hoje em dia na Broadway e sua reputação o precede.
Apesar de ser um musical um pouco arrastado, extremamente operístico e erudito em alguns trechos, a trilha sonora, a produção e o elenco são impecáveis.

Talvez seja um dos musicais mais belos, mas não tenho certeza se é para todos os gostos.

Site oficial de The Phantom of Opera
http://www.thephantomoftheopera.com/new_york/

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


2 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Assisti ao "Fantasma" em setembro do ano passado. Eu e uma amiga compramos ingressos a tarde, no quiosque da TKTS, na Times Square e pagamos U$80,00. Até q os lugares eram bons, apesar de como já disse o Henry o teatro ser msm apertado. A história é liiiiinda e a produção, nossa!! Só msm assitindo! Claro q não entendemos td q se falava, mas msm assim recomendo pra tds q estiverem em NY assitir!

    ResponderExcluir
  2. Sabe informar se tem áudio com tradução para alugar como em outros teatros?

    ResponderExcluir



guias NY .PDF