15 outubro 2010

Foto (e vídeo) da semana - Resgate dos mineiros ao vivo em Santiago do Chile


O resgate dos mineiros chilenos, que ficaram soterrados por mais de 2 meses após o desmoronamento de uma mina, foi a notícia do momento esta semana.
Curiosamente, estávamos no Chile e pudemos acompanhar em primeira mão a reação dos chilenos e a cobertura da imprensa local. Praticamente todos os canais abertas transmitiram ao vivo o resgate, 24 por dia, até que a última pessoa deixasse a mina. Nas lojas, havia bandeiras homenageando os mineiros e, no dia do resgate, o país parou, todos ligados no desfecho desta história.


No telão do Paseo Ahumada, um dos mais importantes dos calçadões de pedestres do Centro de Santiago, também transmitia ao vivo o trabalho dos resgatistas, para uma multidão que se emocionava todas as vezes que um mineiro era retirado das profundezas da mina.


Estivemos no local duas vezes no decorrer do dia e notamos que algumas pessoas permaneceram lá durante todo o resgate, como um rapazinho de Copiapó, da mesma cidade dos mineiros.


O número de espectadores aumentou bastante no cair da noite, muitos com bandeiras chilenas, com fotos dos mineiros, chorando e aplaudindo.


A despeito do fato extraordinário de os mineiros terem sobrevivido tanto tempo debaixo da terra, para muita gente pode parecer exagerada a comoção dos chilenos. No entanto, a mineração é a base da economia do Chile e eles tem muito orgulho de quem trabalha neste setor.
E não havia como não ser contagiado pela aura de expectativa. Nós acabamos ficando boa parte do tempo assistindo ao resgate de quase todos os 33 mineiros.


No vídeo abaixo, você pode vislumbrar a alegria e a comoção dos chilenos reunidos em Paseo Ahumada, quando do resgate de mais um mineiro.
É muito bom ver tanta gente reunida, com os olhares cheios de esperança, e tendo a oportunidade de assistir a uma boa notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário