14 julho 2014

Portão de Brandemburgo, o cartão-postal de Berlim


O Portão de Brandemburgo é o monumento-símbolo, não apenas de Berlim, mas da própria Alemanha.
Hoje é uma importante atração turística, onde os alemães celebram grandes conquistas, como a Copa do Mundo de 2014, e o Reveillón, mas também possui muita história.

Esta é possivelmente a região mais nobre de Berlim, cheia de embaixadas e consulados, alguns museus importantes e, ao longo da Unter den Linden, algumas das principais atrações da cidade.

Um pouco da história do Portão de Brandemburgo

Durante o século XVIII, Berlim era cercada por um "Muro Aduaneiro" (nada a ver com o famoso Muro de Berlim!) e tinha 18 portões.
A função deste muro era apenas fiscal, para controlar e taxar a entrada e saída de mercadorias.
O Portão de Brandemburgo era um destes postos de controle, mas ainda não era todo bonitão assim.
O monumento atual foi projetado quase na virada para o século XIX, assim como ocorreu com alguns outros portões da cidade.

No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, o portão foi bastante danificado, apesar de permanecer em pé, e foi o único dos antigos portões de Berlim a ser restaurado.




Quando o Muro de Berlim foi erguido, separando a Alemanha Ocidental, capitalista, da Alemanha Oriental, comunista, o Portão de Brandemburgo acabou ficando do lado oriental.





Inaugurando esta tradição de celebrar grandes eventos diante do Portão, quando o Muro de Berlim foi derrubado em 1989, a população berlinense se aglomerou, subindo no muro, cantando e dançando bem na frente do monumento.



No vídeo acima, podemos ver o Portão de Brandemburgo na noite e no dia seguinte à abertura da fronteira entre as Alemanhas Orientais e Ocidentais.

Duas coisas com a qual qualquer turista logo se acostuma ao passear por Berlim são: 1 - o horror do nazismo, o seu legado de morte e destruição, e 2 - o espectro do Muro de Berlim, um dos grandes ícones da Guerra Fria, que quase conduziu o mundo a uma guerra nuclear.

O Portão de Brandemburgo Hoje


O Portão é um dos pontos de partida para muitos passeios pelo centro de Berlim, seja ao longo da Unter den Linden, seja para o Reichstag ou para a Potsdamer Platz.

Embaixo das colunas do Portão, há um centro de informações turísticas, caso você esteja perdidão ou precise de um mapa.

Nesta região, se você precisar ir ao banheiro, há um no subsolo da Academia de Arte (Akademie der Künste), no lado esquerdo do Portão.

É possível chegar ao Portão de Brandemburgo com o S-Bahn ou com o U-Bahn, desembarcando na estação Brandenburger Tor.



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Um comentário:

  1. Oláá =) Costumo seguir este blogue, pois sou louca por viagens.... baratas :P Gostaria de perguntar se por acaso já foste até Berlim, Munique e Frankfurt... Queria ir a Alemanha e estou indecisa entre estas 3 cidades =) Beijoca e boas viagens*

    ResponderExcluir