13 de janeiro de 2014

Lisboa para Mãos de Vaca - os verdadeiros e únicos pastéis de Belém



Esqueça tudo que você sabe sobre pastéis de Belém (e isto inclui o do Habib's!), se você ainda não experimentou os da Confeitaria Pastéis de Belém, você não tem ideia do que é isto.

A massa folheada é de uma crocância ímpar e o recheio é cremoso sem ser enjoativo. O segredo da receita é muitíssimo bem guardado na famosa "Oficina do Segredo", que só é acessada pelos poucos mestres pasteleiros.

Na verdade, se formos rigorosos - como quase todo português é -, pastel de Belém só existe mesmo na região de Belém, todos os demais pastéis de Lisboa ou de Portugal são pastéis de nata, ou seja, não vá pedir pastel de Belém em outros bairros para não passar carão.

Cada pastelzinho custa aproximadamente 1 euro, e dois ou três pastéis devem ser suficientes para saciar a vontade. Aproveite e experimente também os pastéis de bacalhau, que não são tão famosos, mas igualmente deliciosos.


A Confeitaria de Pastel Belém abre todos os dias do ano, das 8 da manhã a meia-noite, porém no inverno fecha uma hora mais cedo.

Muito bem localizada nas proximidades do Mosteiro dos Jerônimos, é uma parada obrigatória (de verdade!) em qualquer viagem a Lisboa. Almoce em Belém, depois passe para comer a sobremesa na confeitaria, ou deixe para fazer o lanche da tarde por lá.
O local é imenso e possui muitas salas internas, ou você simplesmente pode apanhar uns pastéis e sentar para comer na praça.

Depois é só caminhar ao longo da margem do Rio Tejo, visitando o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

Confeitaria Pastéis de Belém
www.pasteisdebelem.pt
Rua de Belém, 84 a 92


Ver mapa maior
Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


2 comentários via BLOGGER
comente também
  1. ... e para ser mais rigoroso ainda acrescento que os Pastéis de Belém, são uma variedade de pastéis de nata. Unicamente fabricados nessa confeitaria à quase 200 anos. Nesta zona magnifica de Lisboa junto ao rio Tejo, poderão desfrutar de diversas atrações turísticas: o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o museu dos Coches, o museu da Marinha, um Planetário, o Centro Cultural de Belém (com diversas coleções de arte moderna) e diversos jardins e espaços verde, junto ao fantástico rio Tejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente.
      Sinto até raiva quando vejo aqui no Brasil alguém dizer que vende os Pastéis de Belém. Acredito eu que estes nunca experimentaramo origina (e único) Pastel de Belém.

      Excluir



guias NY .PDF