10 novembro 2013

Compras e Tax Free na Europa - o que você precisa saber?


A Europa é mais conhecida por sua cultura milenar, seus museus e monumentos, e por sua gastronomia, com pratos e bebidas excelentes.
No entanto, alguns dos principais cenários da moda estão neste continente, como Paris e Milão, e grandes marcas são fabricadas na Europa, ou seja, sua viagem pode ser também uma grande oportunidade de compras.
Mas é preciso ficar de olho aberto, pois os preços podem variar muito de um país para outro. Por exemplo, com exceção das marcas italianas, geralmente você pagará mais caro para comprar roupas na Itália.
Se sua viagem incluir outros países europeus, a recomendação é comprar na Espanha ou em ­Portugal, que costumam ter alguns produtos bem mais em conta.
Fique atento também para as promoções de ­finais de temporada, com grandes liquidações em ­shopping centers e em lojas de rua. Basta ver os cartazes de “Sales/Saldi/Soldes/Rebajas” para estar certo que aí haverá um ­descontinho.

Tax Free

Comprar sempre é bom, mas receber dinheiro de volta é melhor ainda.

Na Europa, você tem a opção de reaver o ­imposto sobre consumo (VAT). Para isto, você tem de cumprir três requisitos básicos:

1 - Provar que reside fora da União Européia (com seu passaporte na saída);

2 - os produtos precisam deixar a Europa até 3 meses depois da compra; e

3 - ultrapassar o valor mínimo de cada país, que varia bastante.
Abaixo estão os valores mínimos de alguns países:

Alemanha, Irlanda e Reino Unido - sem mínimo
Áustria - 75,01 euros
Bélgica - 125 euros
França - 175 euros
Itália - 154,95
Holanda - 50 euros
Portugal - 49,88 euros
Espanha - 90,15 euros

Façamas a simulação com um viajante na Itália, onde o mínimo (com o VAT) é de 154,95 euros, um dos mais altos de toda a Europa.
Por isto, caso você queira receber o imposto de volta, terá fazer uma bela compra numa única loja num único dia, para acumular este valor mínimo. Não adianta gastar 10 euros aqui, 5 euros lá, e outros 15 acolá. Tem de gastar 154,95 euros de uma única tacada.
Além disto, a loja precisa participar do Tax Free. Portanto, você deve conferir na vitrine o adesivo do programa, ou perguntar para os vendedores.

Por fim, no aeroporto, quando você estiver ­partindo da Europa, seja na Itália ou em outro país da União Européia, terá de passar no guichê da ­Global Blue/Tax Free, apresentar as notas e os ­produtos ­adquiridos, e você poderá escolher se prefere receber em dinheiro ou no cartão de crédito.

No entanto, sempre há a possibilidade de ­deparar-se com uma fila na hora de receber o Tax Free no aeroporto, por isto, programe-se para chegar com certa antecedência, para não ficar na correria.
Se sua compra for grande, receber de volta os de ­imposto da Europa não é nada mal.

Mais informações no site da Global Blue (em inglês)
www.globalblue.com

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

3 comentários:

  1. Vocês sabem se para compras online é possível obter o reembolso dos impostos?

    ResponderExcluir
  2. agora para isso funcionar vc tem que declarar o q comprou ao chegar no brasil não é?

    ResponderExcluir
  3. Não funciona em compras online.
    Não precisa declaram

    ResponderExcluir