8 de agosto de 2013

Itália para Mãos de Vaca - Amalfi, a jóia da costa sul italiana

Amalfi - Itália

Se fosse para escolher um único destino na Costa Amalfitana para um turista que tenha pouco tempo, sem dúvida seria a cidade símbolo da região: Amalfi.

Uma relevante cidade costeira desde o século VI, hoje é uma cidadezinha pitoresca, tão lindinha que encanta em cada viela ou esquina.
Não há tanto para se ver, mas dedicar metade de um dia a Amalfi é uma boa pedida para poder passear, comer alguma coisa, tomar um sorvete, sentar-se nas escadarias da catedral ou à beira-mar.

Amalfi - Itália

Amalfi é um exemplo das cidades da Costa Amalfitana, pequenos povoados incrustados nas montanhas, com praias pequenas (ou inexistentes), basicamente voltadas ao turismo.
Mesmo assim, se você se embrenhar para fora das ruas principais, com certeza se deparará com os habitantes locais, num ritmo tranquilo, típico das pequenas cidades italianas.

É simplesmente fascinante!

Catedral de Amalfi

A principal atração turística de Amalfi é, sem dúvida, sua Catedral do século XI.
Ela é muito impressionante por fora, principalmente para quem vem subindo desde o porto e começa a vislumbrar sua brilhante fachada dourada.
A praça em sua frente é sempre movimentada e não se esqueça de tomar um gole de água na fonte para, quem sabe, retornar um dia a esta cidadezinha maravilhosa.

É preciso pagar para entrar na Catedral, um valor simbólico em torno de 2 euros. Não sei se vale muito a pena entrar, pois, apesar de ser bonita, com alguns afrescos interessantes, não há nada de cair o queixo.

As ruas de Amalfi
Amalfi - Itália

Se você der uma espiada no mapa de Amalfi, verâ que só há uma única rua principal, a Via Pietro Capuano. Movimentadíssima, as pessoas precisam dividir o espaço com os moradores, turistas e vespas.
É nesta rua que estão várias lojas de artesanato e produtos típicos da região, além de alguns restaurantes e cafeterias.

No entanto, eu recomendo que você também explore um pouco as galerias laterais, uma espécie de mini-labirinto de túneis e vielas, onde você encontrará outros restaurantes e lojas e, geralmente, quase não há turistas.

Também aproveite para experimentar o Lemoncelo, um liquor típico desta região e do qual eles têm muito orgulho.

Como chegar a Amalfi
Amalfi - Itália

Existem duas alternativas para chegar a Amalfi: por mar ou por terra.

Por mar, há umas três empresas que fazem este trajeto entre Salerno e Amalfi (e segue para Positano e Capri), e uma que faz entre Nápoles e Amalfi.

O valor do bilhete de barco, que leva 35 minutos entre Salerno e Amalfi, está na faixa de 8 euros, com uma meia dúzia de viagens por dia para cada empresa.
Os barcos partem do píer na Piazza Concordia de Salerno.

É uma viagem muito bonita e você poderá ver do mar todas as lindas cidadezinhas neste trecho, como Vietri sul Mare, Cetara, Maiori, Minori, e outras, até chegar a Amalfi. Uma verdadeira cena de filme romântico.

Amalfi - Itália

Já por terra você pode alugar um carro (nem um pouco recomendável! O trânsito é intenso e os motorista da região são malucos) ou pegar um ônibus da SITA de Salerno para Amalfi.

O legal do ônibus é que, além de ser mais barato. Cada trecho sai por menos de 4 euros, ou seja, com uma passagem de barco você vai e volta de ônibus.
Como sempre, os bilhetes são comprados nas tabacarias/tabbachi e precisam ser convalidados dentro do ônibus, se não houver máquina, você tem de escrever à mão que horas embarcou.
Outra coisa é que o ônibus é uma farofada só. É como os próprios italianos se locomovem, então é uma gritaria, uma brigaiada (mas sem violência) e todo o mundo acaba rindo no final.
É uma ótima oportunidade para entrar no clima da Itália, pois até para encontrar onde passa o ônibus, para onde ele vai e que horas parte é toda uma comédia. E a vista é igualmente estraordinária, com os precipícios de rochas de um lado alcançando o mar, e do outro um paredão onde carros, ônibus e motos se espremem para passar.

Na verdade, a minha recomendação é ir de barco para Amalfi, para ver a paisagem costeira, e voltar de ônibus, para viver a aventura da estrada sinuosa e ter um outro ponto de vista da costa.

Para mais informações sobre como chegar a Amalfi, confira o site de turismo da região (em inglês)
www.amalfitouristoffice.it/en/arrivare.htm


View Larger Map

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Postar um comentário



guias NY .PDF