21 de julho de 2013

Madri para Mãos de Vaca - O surpreendente Museo Cerralbo

Museo Cerralbo - Madri

Há várias casas-museus na Espanha, isto é, a casa de algum milionário, geralmente alguém da nobreza, que deixou seu legado de obras de Arte que colecionou dentro da mansão onde morava.

Este é o caso do Museo Cerralbo, um palácio que pertencia ao Marquês de Cerralbo, que com a mulher viajaram por toda a Europa colecionando relíquias, porcelanas, estátuas, jóias, mobílias e tudo o mais.
O resultado é este estranho e surpreendente museu madrilenho, há poucas quadras da Plaza de España e do Templo de Debod.

Museo Cerralbo - Madri

O próprio palácio já é uma atração por si, com cômodos temáticos, sempre com uma decoração exagerada típica das famílias abastadas do século XIX.

É muito interessante caminhar por aqueles corredores e imaginar que, por ali, vivia uma família de nobres, que jantava naquelas mesas, usava aqueles banheiros, divertia-se na sala de jogos. Toda a efemeridade da riqueza agora são apenas móveis que restaram para a História.

Museo Cerralbo - Madri

Depois, há todo o acervo de estátuas, obras de arte, relíquias, jóias e adornos que estão por todos os cantos, às vezes expostos sem proteção como se alguém fosse usá-los a qualquer momento.
Há uma imensa coleção de relógios, de todas as formas e tamanhos, e também de castiçais imensos das mais variadas cores e estilos.

Museo Cerralbo - Madri

Mas, para mim, o mais impressionante mesmo foi o armeiro, com uma quantidade inacreditável de espadas, armaduras medievais, pistolas e rifles antigos.

Sem contar também o incrível salão de baile, que é sem dúvida a cereja do bolo na visitação do Museo Cerralbo (tanto que é o último cômodo a ser visitado no percurso), com uma decoração lindíssima e um tanto bizarra.

Este pequeno museu está localizado na Calle Ventura Rodríguez, 17, e é possível chegar nele desembarcando com o metrô da linha 3 (amarela) na estação Ventura Rodríguez, ou com as linhas 3 (amarela) ou 10 (azul) na Plaza de España.

O preço da entrada é baratinho, somente 3 euros, no entanto, se você for aos sábados pela tarde, nas quintas depois das 5 da tarde e aos domingos, a entrada é gratuita.

É um passeio relativamente rápido, mas que merece a atenção de qualquer um que aprecia uma boa atração cultural.

Museo Cerralbo
http://museocerralbo.mcu.es
Calle Ventura Rodríguez, 17

De terça a sábado das 9:30 a 15:00 horas
Às quintas das 17:00 a 20:00 horas
Domingos e feriados das 10:00 a 15:00 horas
Fecha às segundas-feiras

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


Um comentário via BLOGGER
comente também



guias NY .PDF