26 de junho de 2013

Salerno, a porta de entrada para a Costa Amalfitana - parte 1

Salerno - Itália

Quando se fala de praias italianas, uma das primeiras imagens que surge na cabeça das pessoas são aqueles penhascos rochosos, praias de pequenas extensões lá embaixo, estradas sinuosas e casinhas incrustadas nas montanhas.
Estamos falando da Costa Amalfitana sem tirar nem pôr, talvez um dos locais mais belos do planeta, que deveria ser visitado por qualquer um passando pelo Sul da Itália. É nesta costa que estão Amalfi, Sorrento, Positano e a ilha paradasíaca e multimilionária de Capri.

Salerno - Itália

Se você estiver planejando uma viagem pela Costa Amalfitana, você provavelmente terá de passar por Nápoles ou Salerno. A primeira é uma cidade imensa, caótica e, para alguns, bastante opressiva, já Salerno é uma cidade muito menor e mais acolhedora, mas que acaba sendo negligenciada pelos turistas que vão para as praias da Costa.

Eu recomendaria pelo menos uma noite em Salerno para desfrutar desta linda cidadezinha, com um centro histórico animado e com muitas boas opções gastronômicas.

A praia de Salerno não é das mais bonitas nem das mais limpas, para isto, você terá de pegar um ônibus ou um carro para a Costa Amalfitana, mas para as comodidades urbanas, a cidade cumpre bem seu papel.

Salerno - Itália

Se você quiser ir diretamente para as praias, há pontos de ônibus na Piazza Concordia, bem próximos da estação de trem, que vão pingando por várias praias e cidades no caminho da Costa Amalfitana.
Sempre lembrando que o bilhete do ônibus deve ser adquirido previamente numa tacabaria (onde tem um sinal azul com um T branco no meio, de tabbachi).

Por outro lado, se você quiser ficar um pouco em Salerno, basta pegar o Corso Vittorio Emanuele, um agradável calçadão com vários restaurantes e lojas, e seguir em direção oeste, para o Centro Histórico da cidade.

Salerno - Itália

Uma ótima opção de hospedagem em Salerno é o Bed & Breakfast Salerno Centro, bem próximo da praça mais animada da cidade, a Piazza Sedile de Portanova.
Os preços variam de 60 a 80 euros dependendo da temporada. São quartos simples, mas com café da manhã incluído e com um ambiente bastante tranquilo, no interior do que era um antigo convento.

www.salernocentro.it

Na segunda parte desta dica, veremos algumas atrações interessantes em Salerno.


View Salerno in a larger map

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


Um comentário via BLOGGER
comente também
  1. Olá, Salerno é uma cidade perigosa? estarei passando por lá de carro e pensei em parar para almoçar, mas estarei com o carro com as malas, acha seguro?

    ResponderExcluir



guias NY .PDF