7 de maio de 2013

Madri para Mãos de Vaca - Puerta del Sol, onde tudo acontece


A Puerta del Sol não é somente a principal e mais movimentada praça de Madri, é também o ponto de encontro de moradores e turistas, palco de manifestações políticas e de muita festa. De dia ou de noite, se você estiver procurando agitação, a Puerta de Sol é onde tudo acontece.

Além de ser um importante hub de transportes de Madri, com paradas de metrô e de trens metropolitanos (Cercanias), em Puerta de Sol há o encontro de 10 importantes ruas do centro, que o conduzirão para as principais atrações turísticas da cidade.
Ao redor, há várias lojas, das mais econômicas até as mais careiras, e a imensa loja de departamentos do Corte Inglés é uma atração à parte.
Para os mãos de vaca, as redes de fast food como McDonald's, Burguer King, Pans & Company, KFC, quebram um galho, apesar de estarem quase sempre lotadas.
Durante seu passeio por Madri, você certamente passará uma ou várias vezes pela Puerta del Sol.


Mesmo numa rápida passada, você verá de tudo, de estátuas vivas a africanos vendendo bolsas falsificadas, de gente comprando ouro a outros fantasiados de Bob Esponja ou de personagens da Disney.
Sentar-se um pouco para descansar nesta praça é vivenciar o vibrante ritmo de Madri.

Um local de protestos

Tradicionalmente, a Puerta de Sol é também um ponto de protestos pacíficos, quando cidadãos se reúnem para reinvidações e movimentos sociais.
Em 2011, a praça foi tomada pelos indignados, que por meses acamparam por ali.

É muito interessante ver o grau de consciência social dos madrilenhos, que vão com a família inteira para as ruas lutarem por seus direitos e para preservarem todos os benefícios já conquistados.

Um local de celebrações

Por outro lado, esta praça é também o ponto onde algumas das principais festividades são celebradas. No Natal, é montada uma árvores imensa de luzes e, no Ano Novo, milhares se reúnem na Puerta del Sol para a contagem regressiva, que é televisionada para todo o país, uma espécie de mini-Times Square.

Se você for passar a virada do ano em Madri e não quiser se enfiar na multidão, uma boa opção é ir no ensaio da virada, ao meio-dia do dia 31, quando os locais vão para a praça e celebram antecipadamente o Ano Novo.

O que você deve ver na Plaza del Sol

Apesar de ser uma praça repleta de histórias e segredos, duas particularidades que você deve prestar atenção é a estátua de um urso, que é desde a Idade Média o símbolo de Madri.
Ele está localizado no lado leste da praça, entre as ruas de Alcalá e Carrera de San Gerónimo.

E, na frente da Real Casa de Correos (o edifício grande com um relógio), há uma placa no chão indicando o quilômetro zero das rodovias espanholas, ou seja, várias das estradas que você pegar na Espanha terão como referência a Puerta del Sol.
Tirar uma foto com seu pezinho ali é uma obrigação!

A Puerta del Sol poderá ser seu ponto de partida para muitos dos passeios pelo setor histórico de Madri, além de ser uma das praças mais animadas e fascinantes de toda a cidade.


Ver mapa maior

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

Postar um comentário



guias NY .PDF