16 de abril de 2013

O autêntico fado de Lisboa para mãos de vaca, no Clube Amigos do Fado


O fado é uma expressão musical tipicamente lisboeta e se tornou um dos grandes símbolos da cidade.

A melancolia das canções, as histórias que narram, até o timbre de voz dos cantores, transportam-nos pelas ruas sinuosas de Lisboa, em casos de amores perdidos, de morte, de angústia, sofrimento, e até de uma boemia marota.

As casas de fados mais tradicionais estão nos bairros de Alfama e Bairro Alto, e os preços podem doer no bolso do turista. A partir de 20 euros por pessoa, incluindo o jantar e o show de fado, você poderá ir a algumas das casas menos conceituadas, mas, se for para jantar nas mais badaladas, espere desembolsar 45 euros ou mais por pessoa.
Todavia, pagar mais nem sempre significa qualidade e algumas destas populares casas de fado são também conhecidas armadilhas turísticas.


Então, um amigo português residente em Lisboa nos levou para conhecer o Clube Lisboa Amigos do Fado, no bairro nada turístico de Chelas.
Este clube é, além de uma escola para cantores e guitarristas de fado, também um local onde os apreciadores do gênero musical podem se encontrar aos domingos e cantarem juntos suas canções favoritas. Sem turistas, sem preços exorbitantes, sem enganação, apenas bons amigos reunidos em torno do culto ao fado.

Inclusive, a apresentação dos artistas não custa nem um centavo. Teoricamente, você pode ir lá, escutar as canções por 4 horas e não pagar nada. Mesmo assim, há um cardápio simples de bebidas e lanches, tudo com preços razoáveis.
Para se ter uma ideia, para seis pessoas, com bebidas, alguns lanches e sobremesa, a nossa consumação saiu por 18 euros no total! Nada de 40 euros por cabeça.



As apresentações são aos domingos, das 4 da tarde até as 8 da noite.
Não espere nada muito requintado ou sofisticado. O clube é um espaço simples e bastante familiar e, pelo que entendi, a maioria dos cantores é de amadores ou estudantes, com níveis distintos de domínio sobre a arte e também de diferentes idades. No entanto, há alguns cantores realmente extraordinários, com talento e técnica profissionais. É a melhor oportunidade para ver o show deles antes que se tornem mega-famosos.

Cada um se apresenta cantando duas canções, e geralmente há a participação da plateia em alguns trechos de fados mais conhecidos. Com intervalos a cada hora.

Como foi dito, não há turistas, por isto, espere a mais autêntica experiência do fado de Lisboa, que dificilmente será encontrada em outros lugares.


Reserva é recomendada, senão poderá acabar ficando de fora.
A mesa deve ser reservada por telefone, falando com Armando Tavares, através do número 967072868.

Para chegar, você pode pegar o metrô da linha vermelha, sentido aeroporto (se estiver partindo do centro de Lisboa), desembarcando na estação Chelas.
Depois, siga pela rua Dr. José Espírito Santo até chegar na frente de uma loja da Mitsubishi, por fim, pegue à direita uma pequena trilha de terra pela lateral de um prédio e você encontrará a entrada do Clube.
Se você se perder, é só perguntar para algum dos vizinhos.

Eu lhe asseguro que foi uma das tardes mais especiais que passamos em Lisboa.

É possível também conferir a programação do Clube Lisboa Amigos do Fado no blog deles
http://clafamigosdofado.blogspot.com

Por fim, deixo-vos com a Sara Coito, uma das jovens que se apresenta regularmente no clube, com um talento de cair o queixo.



Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


3 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Chelas não é das zonas mais seguras da cidade...

    ResponderExcluir
  2. O clube é pertinho da estação de metrô, portanto, acho pouco provável que alguém tenha problemas.
    Agora, se você diz isto ("não é das zonas mais seguras da cidade") para um brasileiro, geralmente está insinuando que o sujeito poderá levar um tiro na cara por causa de uma bala perdida de conflitos entre polícia e narcotraficantes.
    Duvido que este seja o caso mesmo nos bairros mais perigosos de Lisboa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, dei uma olhada no site mencionado para ver a programação para o mês de julho/2013, mas acho que ele está desatualizado. Sabe dizer qual seria a programação para este período? Obrigada!
    Amanda

    ResponderExcluir



guias NY .PDF