21 de abril de 2013

Explorando os museus de Nova York


Nova York não é somente uma das grande capitais mundiais das compras e do consumo, mas também é uma das principais metrópoles da cultura.

Nesta cidade, estão alguns dos mais importantes museus do planeta e uma viagem que não inclua no roteiro pelo menos um deles não é completa, na minha opinião.

Os três museus fundamentais são: Metropolitan Museum of Arts, Museu de História Natural e o Museum of Modern Art - MoMA.

Os dois primeiros são extramamente recomendáveis, e o terceiro se você for um apreciador de Arte Moderna.

Metropolitan Musem of Arts

Talvez este seja um dos museus mais extraordinários e completos que você visitará em sua vida. Ao lado do British Museum, do Louvre e do Prado, é um dos quatro grandes museus do mundo.

Já lhe adianto que uma única visita geralmente não é o suficiente. Só para explorar a gigantesca ala egípcia seria suficiente um ou dois dias e, cada vez que você retornar, acabará descobrindo algo novo.

Minhas alas favoritas, além da egípcia, são as de armas e armaduras, a americana e de instrumentos musicais. De qualquer modo, há artefatos de todas as épocas e para todos os interesses.

O ingresso para o Metropolitan Museum custa 25 dólares, mas a entrada é sugerida, ou seja, você paga quanto quiser.

www.metmuseum.org
1000 Quinta Avenida - Upper East Side


Museu de História Natural

O Museu de História Natural (American Museum of Natural History) ficou ultraconhecido por aí depois do sucesso do filme "Uma Noite no Museu", com Ben Stiller.

Não é difícil compreender o fascínio que este museu exerce, especialmente sobre as crianças, além de ser enorme, seu acervo traz criaturas dos quatro cantos do planeta e de várias épocas: de dinossauros a tigre, de mamutes a baleias-azuis.

Este é outro museu que exigiria duas ou três visitas para aproveitar bem todas suas alas, ainda mais se você resolver também visitar as exposições temporárias, o planetário ou o IMAX.

A entrada para a coleção permanente custa 25 dólares, mas, novamente, a entrada é sugerida, ou seja, paga-se quanto quiser.

www.amnh.org
200 Central Park West - Upper West Side


Museum of Modern Art - MoMA

O Museu de Arte Moderna - MoMa tem uma das coleções mais completas e importantes em seu gênero, com obras de Picasso, Monet, Dalí, Kandinsky, Gauguin, e por aí vai.
Se é um assunto que o interessa, está aí uma parada obrigatória em Nova York.

A visitação custa 25 dólares, por isto, deixe para ir numa sexta-feira (entre 4 da tarde e 8 da noite), quando o museu abre suas portas gratuitamente para todos os visitantes. É sempre lotado, mas é de graça!

www.moma.org
11 WEST 53 St. - Midtown

Outros museus que merecem atenção

Além destes três mais importantes, há incontáveis outros museus espalhados por Manhattan e também pelos outros boroughs de Nova York. Alguns deles custam os olhos da cara, outros já são um pouco fora de mão, e há também aqueles pequenos, que merecem uma visita se você tiver tempo livre.

Guggenheim Museum

Outro importante museu de arte moderna, com uma das maiores coleções de obras de Kandinsky.

A entrada custa 22 dólares, mas aos sábados a entrada é sugerida, você paga quanto quiser das 17:45 às 19:45.

http://www.guggenheim.org/
1071 Quinta Avenida - Upper East Side

The Cloisters

Um dos museus mais fascinantes de Nova York, ao meu ver. Um claustro medieval que foi trazido da Europa e reconstruído às margens do rio Hudson.

Custa 25 dólares (na verdade, você pode visitar o Metropolitan e o Cloisters com o mesmo bilhete num único dia), mas a entrada é sugerida, paga-se quanto quiser.

www.metmuseum.org/visit/visit-the-cloisters/
99 Margaret Corbin Dr - Morning Side Heights

Museu de Cera Madame Tussauds

Neste megafamoso museu de cera você poderá tirar fotos com estátuas tão perfeitas de celebridades que você ficará na dúvida se são reais ou não.

O problema é que a entrada custa a facada de 36 dólares, mas é possível encontrar alguns descontos para compra online.

www.madametussauds.com/NewYork/
234 W 42nd St - Times Square


Whitney Museum of American Art

Com uma fantástica coleção de obras de artes de artistas americanos, num edifício belíssimo, o Whitney Museum é uma alternativa para os grandes museus de Nova York.

Custa 18 dólares, mas com entrada sugerida às sextas das 6 da tarde às 9 da noite.

whitney.org
945 Madison Ave - Upper East Side

Frick Collection

Uma das jóias escondidas de Manhattan, com preciosas obras de Belas-Artes, em salões com decoração clássica.

Custa 16 euros, mas aos domingos a entrada é sugerida das 11 da manhã à 1 da tarde.

www.frick.org
1 E 70th St - Upper East Side

Ripley's Believe it or not!

Este bizarro museu tem uma coleção de artigos dos mais inacreditáveis, como cabeças encolhidas da Polinésia, cabras que sofreram mutação, pessoas gigantes, truques da mágica e você acredita nisto se quiser (ou não).

Custa 32,61 dólares, mas tem descontos para compras pela internet.

http://www.ripleysnewyork.com/
234 W 42nd St - Times Square

Intrepid Air and Space Museum

Não é todo o dia que se pode visitar um museu porta-avião, com caças, helicópteros e até um ônibus espacial em seu interior.

A má notícia é que o ingresso custa a cacetada de 22 dólares, sendo possível encontrar alguns cupons de desconto online.

www.intrepidmuseum.org
One Intrepid Square, 12th Avenue e 46th Street - Hell's Kitchen

New Museum

Só a arquitetura desde museu de arte contemporânea, com a vanguarda dos artistas mundias, já valeria pelo menos uma passada pela frente.

Custa 14 dólares, mas nas quintas à noite, das 7 às 9, a entrada é gratuita.

www.newmuseum.org
235 Bowery - Lower East Side

Além destes...
Jamais esgotaríamos todos os museus legais de Nova York, mas caso você já tenha conferido os melhores e ainda tiver tempo e grana, confira também o Brooklyn Museum of Art, Cooper-Hewitt (museu de design), Museu de Imigração de Ellis Island, Lower East Side Tenement Museum, Asia Society, Neue Galerie, Discovery Times Square e o Museum of City of New York.

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


Um comentário via BLOGGER
comente também
  1. Ir a New York e não visitar o American Museum of Natural History é um pecado, fiquei fascinado com o lugar, o que me valeu 3 visitas para poder apreciar tudo e se pudesse visitava mais vezes. O museu de história natural do Smithsonia em Washington DC não me atraiu tanto quanto o de NY. O MET também vale muito a pena, no meu caso a minha seção favorita é a medieval, uma pena eu não ter conseguido boas fotos com o as suas. Na época em que estive na cidade o Cloisters passava por uma espécie de manutenção, então não pude conferir.

    Pra mim o Guggenheim e o MoMA não valeram a pena, questão de gosto, não fizeram meu estilo. Tem o Museum of Science no Queens que é bem legal, se não me falha a memória a entrada custa 8 dólares. Típico passeio NERD.

    ResponderExcluir



guias NY .PDF