5 de fevereiro de 2013

Buenos Aires para Mãos de Vaca - El Ateneo, cultura e requinte nesta livraria portenha

El Ateneo - Buenos Aires

Os argentinos adoram ler e não é à toa que alguns dos mais influentes escritores do século XX tenham saído de lá. Jorge Luis Borges, Cortázar, Ernesto Sabato e Manuel Puig são apenas alguns de uma longa tradição literária, que ultrapassou fronteiras e fascinou o mundo.

Há incontáveis livrarias por Buenos Aires, ao longo da Avenida Corrientes há uma grande concentração de sebos, com ótimos preços para livros usados. É comum ver pessoas lendo no metrô e no ônibus e, ainda hoje, o cenário literário portenho é efervescente.

El Ateneo - Buenos Aires

Também não é por acaso que uma das mais lindas livrarias do mundo esteja localizada em Buenos Aires. El Ateneo, localizada na movimentadíssima Avenida Santa Fe, tem uma longa história, primeiro como um importante teatro da cidade (Grand Splendid), onde se apresentaram Carlos Gardel e outras personalidades do tango, depois como esta deslumbrante livraria, que preserva muito do luxo e requinte do antigo teatro.

Obviamente, a entrada na livraria é gratuita, a não ser que você se decida a comprar algum livro. Também não há nenhuma restrição, até onde eu saiba, para tirar fotos (mas desligue o flash, somente para ser respeitoso com os clientes).

Ali dentro, é possível subir até os outros balcões, de onde se tem uma bela visão da livraria.

Uns trinta minutos é mais do que o suficiente para explorar a livraria e até dar uma folheada nos livros. Depois, pernas pra que te quero para explorar as incontáveis lojas, cafeterias e restaurantes da Santa Fe.

El Ateneo Grand Splendid
www.yenny-elateneo.com
Santa Fe, 1860
Aberto das 9 da manhã até 10 da noite, de segunda a quinta, das 9 da manhã à meia noite às sextas e sábado, e do meio dia até as 10 da noite aos domingos.


Exibir mapa ampliado

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


Um comentário via BLOGGER
comente também
  1. Uma das nossas primeiras paradas na capital portenha!!!
    O lugar é lindo, vale a visita.
    Já o estado de conservação dos livros...
    Uma lástima, parecia que tinham sido atropelados!

    ResponderExcluir



guias NY .PDF