14 de fevereiro de 2013

13 programas imperdíveis em Nova York


Uma primeira viagem à Nova York implica em visitar algumas atrações óbvias. Contudo, é tanto para se ver que pode confundir sua cabeça e não saber por onde começar.

Então, simplificaremos sua vida. Abaixo estão 13 programas imperdíveis em Nova York, para ao menos começar a arranhar a superfície desta cidade complexa e incrível.

1 - Times Square

O cruzamento mais famoso de Manhattan é também sua maior atrações. As luzes dos outdoors brilhando dia e noite, a infinidade de turistas de todo o mundo, as lojas sempre lotadas e restaurantes conhecidos, encontra-se tudo e isto e muito mais na Times Square.

Nenhuma viagem é completa sem uma, ou várias, passadas por este cruzamento.


2 - Estátua da Liberdade

A Lady Liberty é outro grande símbolo de Nova York. Esta estátua, numa ilhota no sul de Manhattan, representa os sonhos de liberdade e sucesso para muita gente que vem, ou veio, a Nova York.

Se você é um mão de vaca de verdade, provavelmente optará por alguns dos passeios gratuitos, de onde se pode ver a Estátua da Liberdade relativamente de perto.


3 - Ver os arranha-céus da cidade

A paisagem urbana de Nova York é única, com seus arranha-céus e edifícios famosos.

Os dois melhores pontos para ver a cidade de cima são o observatório Top of the Rock (no Rockefeller Center) e o Empire State Building. Escolha um deles, ou os dois, e deslumbre-se com esta cidade cheia de vida, concreto e sonhos.


4 - Central Park

O coração verde de Manhattan possui vários segredos e lindos cenários, com lagos, pontes, bosques e fontes.

Perca-se no Central Park, sentando-se para fazer um piquenique ou brincar na neve.


5 - Quinta Avenida

A rua mais chique e careira da cidade é também uma atração à parte. Confira as vitrines e a decoração de algumas das lojas mais caras do mundo, além de belas igrejas e alguns edifícios conhecidos, como a Trump Tower e o Rockefeller Center.

E não se esqueça de brincar no piano gigante da loja de brinquedos FAO Schwartz.


6 - Museus

Nova York possui alguns dos mais importantes museus do planeta. O Metropolitan Museum e o Museu de História Natural disputam a preferência dos visitantes, mas os dois tem estilos e propostas muito diferentes.
Em caso de dúvida, vá nos dois, e não se esqueça que a entrada é sugerida, ou seja, paga quanto quiser.


7 - Musicais da Broadway

Os musicais da Broadway são espetáculos inesquecíveis, verdadeiras superproduções com música, dança e atuação.
Mesmo se você não for um grande fã do gênero, ponha seu preconceito de lado e compre os ingressos para um dos musicais mais animados: como Mary Poppins ou Rei Leão.


8 - Fazer compras

Poucas cidades do mundo são tão enlouquecedoras quanto Nova York quando se trata de fazer compras. Há lojas para todos os gostos, estilos e bolsos.

Mergulhe nos outlets e revire-os até encontrar os melhores preços. Eu lhe garanto que terá de comprar malas extras para trazer tudo que você comprou por lá.


9 - Grand Central


Esta estação de trens é também um dos edifícios mais bonitos de toda a cidade. Luxo e suntuosidade em seus interiores, onde você poderá tirar muitas fotos de cair o queixo.

A Grand Central é também uma importante conexão de metrô, ou seja, talvez você acabe passando por ela algumas vezes durante sua estadia em Nova York.



10 - Biblioteca Pública e Bryant Park

Outro local impressionante é a Biblioteca Pública de Nova York, com seus amplos salões e muita História.

No térreo, geralmente há exposições gratuitas, com livros raros para visitação do público.

Além disto, o Bryant Park, na parte de fundos da Biblioteca, é um parque agradável para descansar e fazer um lanche ao ar livre.


11 - Cheesecake e sanduíche de pastrami

Estas duas especialidades locais representam um pouco da diversidade gastronômica de Nova York, onde é possível encontrar restaurante de culinárias das mais distintas culturas.

Escolha um das duas delis mais cultuadas, a Carnegie Deli ou a Katz Delicatessen, e mande bala num belo sanduíche de pastrami.


12 - Chinatown

Chinatown é um bairro que reúne o exotismo da Ásia com compras e culinária.

Enverede-se por suas ruas confusas, visite seus mercados e peixarias, tente conversar com os chineses e desapareça atrás de portas falsas para conferir produtos falsificados.

Uma experiência que você jamais se esquecerá.


13 - Bolsa de Valores e o touro de Wall Street

A Wall Street é sinônimo de grana e poder. Pela bolsa de valores de Nova York passa a grana que enriquece nações e oprime povos. Não se engane: boa parte dos atos que regem o destino do mundo ocorrem dentro daquelas paredes.

Aproveite para explorar Downtown e não se esqueça de passar a mão no saco do touro em Bowling Green, para, quem sabe, atrair-lhe também boa fortuna.


Você talvez tenha estranhado o número 13, considerado um número de azar e que causa tanto horror aos americanos que muitos edifícios não tem o décimo-terceiro andar, pulando direto para andar 14.
Se você se interessar por estas curiosidades, confira a série código de ética não-verbal dos nova-iorquinos, com muitas informações sobre como se comportar nesta cidade.

E clique aqui se você estiver procurando recomendações sobre onde se hospedar em Nova York.

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


12 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Nunca me canso de visitar os clichés de cada lugar, principalmente na primeira viagem. Na segunda viagem, a busca por lugares tipicos, frequentados pelos moradores é meu vicio predileto.

    ResponderExcluir
  2. Time Square, Estátua da Liberdade e os Musicais da Brodway. Adorei conhecer. O central park também é maravilhoso. Nova york realmente
    e tudo de bom. Lindas as fotos

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Seu site é incrível, muito completo, organizado, dicas muito legais, adorei! Meus parabéns por tanta atenção e dedicação!

    ResponderExcluir
  4. Para o cheesecake minha dica é o Junior's, tem um na Grand Central. Ótimo site, ótimas dicas. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vou dar uma dica valiosa: se sua viagem é curta, NÃO perca seu tempo indo na (ilha da) estátua da liberdade!

    Você perde quase um dia inteiro, nesse programa sem graça e cansativo (são muitas filas, em vários pontos de "checagens de segurança", detectores de metal, etc). Sendo que a estátua, todo mundo tá cansado de ver pela TV...

    Quer ver a estátua de perto sem perder tempo? Faça um passeio de barco. Mas não aquele passeio "farofeiro" do Ferry. Faça um passeio de 1-2h num barco turístico, que eles chegam bem pertinho da estátua (com direito a alguns minutos pra vc tirar boas fotos) e de quebra vc ainda tem o restante do passeio, onde vc vê o "skyline" dos arranha-céus da cidade, a ponte do Brooklyn, etc

    Converse com algum amigo que já foi a estátua, e tire suas conclusões! Afinal, um dia em NYC pode ser muito mais útil que ficar HORAS numa fila, pra ver de perto uma estátua que vc já viu centenas de vezes na TV!!!

    ResponderExcluir
  6. Vou dar a minha lista de atrações, complementando a matéria. Mas a minha sugestão é MENOS turística e mais no estilo "vivendo como um nova-iorquino"...

    1- Andar de metrô em NYC;

    2- Cruzar a Brooklyn bridge a pé (sugestão: pegue o metrô até o Brooklyn, desça na estação "High St." e volte caminhando pela ponte, vendo o visual de Manhattan)

    3- Coma numa pizzaria bem tradicional da cidade. Sugestões: Joe´s Pizza (no West-Village), Tontonno´s, Lombardi, DiFara Pizza, John´s Pizzeria ou no L&B Spumoni Gardens;

    4- Observatório TOP OF THE ROCK (mto melhor que o Empire State). Vá no final da tarde (mas reserve seu ingresso c antecedencia)

    5- Litlle Italy: Sentar no Cafe Roma, tomar um Café expresso complementado com canollis ou "italian pastries"

    6- Museum of the City of New York (tem tudo a ver com a cidade)

    7- Tomar uma boa cerveja, ao anoitecer, num bar "antigão" da cidade...aqueles que funcionavam escondidos na época da Lei Seca, onde Mafiosos trocavam tiros... Sugiro o Old Town Bar, o Pete´s Tavern, ou o Mulberry Street Bar...

    8- Para a mulherada: Comer um cupcake no Magnolia Bakery (famoso lugar do seriado "Sex and the City");

    9- Tentar descobrir lugares onde foram filmadas cenas dos seus filmes (e séries) prediletos, e se fotografar nesses locais... Pesquise no Google por "NY Film Locations"... e tente chegar ao local usando só o metrô rsrsrs

    10- Pegue o metrô da Linha 7, conhecido como "International Express", vá para o Queens. Desça no bairro de Flushing e almoce num restaurante bem exótico dessa area multi-etnica: Prove uma comida Tailandesa, Ucraniana, Vietnamita ou Indiana... de acordo com seu gosto...

    11- Numa sexta ou sábado à noite, dê uma passadinha no novo bairro "cool" do agito noturno nova-iorquinho: Williamburg. Mtos barzinhos descolados;

    12- Se a sua viagem for longa o suficiente, explore o Harlem e os boroughs fora de Manhattan (sim, existe MUITA coisa boa neles). Restaurantes do Brooklyn, Park Slope, mercados Flea Markets; OBS: Mas faça isso DE DIA (pra evitar lugares desconhecidos à noite);

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Deu vontade de chorar, quando estava lendo na metade! Que saudades...

      Excluir
  8. Adorei as dicas, tanto as do site qto das pessoas que tb postam nos comentários.

    ResponderExcluir



guias NY .PDF